Início Livros Último volume da trilogia ‘A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura’...

Último volume da trilogia ‘A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura’ chega às livrarias

0
Divulgação

Resultado de 12 anos de pesquisas chega às livrarias pela Editora Paz e Terra o Fim de Milênio, último volume da trilogia A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura, do sociólogo espanhol Manuel Castells. A obra, considerada referência nos estudos sobre as transformações sociais da segunda metade do século XX, analisa o colapso da União Soviética, remetendo sua extinção à incapacidade demonstrada pelo estatismo industrial de conduzir a transição do país para a era da informação.

O volume mostra ainda o crescimento da desigualdade, da polarização e da exclusão social em todo o mundo, tomando como exemplo a África, a pobreza urbana e as diversas formas de exploração de menores. Além disso, Manuel Castells analisa a globalização do crime organizado, que afeta profundamente a economia e a política de diversos países. Avalia os fundamentos políticos e culturais da emergência do Pacífico Asiático como a região mais dinâmica da economia global e reflete sobre as contradições da unificação europeia, propondo o conceito de Estado em rede.

Nesta edição revista e ampliada, foi incluído novo prefácio, escrito anos depois da publicação original da obra, onde o autor reflete sobre as transformações sociais e avalia a teoria apresentada na conclusão geral da trilogia, também presente neste volume. Já nesta última parte, Castells reúne seus argumentos e descobertas, apresentando para o leitor uma interpretação sistemática do nosso mundo na virada do milênio.

SOBRE O AUTOR

Manuel Castells nasceu em Hellín, Espanha, em 1942. É professor emérito na California University, em Berkeley, Estados Unidos, onde lecionou por 24 anos. Publicou mais de 20 livros, entre os quais a trilogia A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura (Paz & Terra). Atualmente é professor de Comunicação na University of Southern California, em Los Angeles, Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui