Início Livros Último volume da trilogia ‘A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura’...

Último volume da trilogia ‘A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura’ chega às livrarias

781
0
Divulgação

Resultado de 12 anos de pesquisas chega às livrarias pela Editora Paz e Terra o Fim de Milênio, último volume da trilogia A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura, do sociólogo espanhol Manuel Castells. A obra, considerada referência nos estudos sobre as transformações sociais da segunda metade do século XX, analisa o colapso da União Soviética, remetendo sua extinção à incapacidade demonstrada pelo estatismo industrial de conduzir a transição do país para a era da informação.

O volume mostra ainda o crescimento da desigualdade, da polarização e da exclusão social em todo o mundo, tomando como exemplo a África, a pobreza urbana e as diversas formas de exploração de menores. Além disso, Manuel Castells analisa a globalização do crime organizado, que afeta profundamente a economia e a política de diversos países. Avalia os fundamentos políticos e culturais da emergência do Pacífico Asiático como a região mais dinâmica da economia global e reflete sobre as contradições da unificação europeia, propondo o conceito de Estado em rede.

Nesta edição revista e ampliada, foi incluído novo prefácio, escrito anos depois da publicação original da obra, onde o autor reflete sobre as transformações sociais e avalia a teoria apresentada na conclusão geral da trilogia, também presente neste volume. Já nesta última parte, Castells reúne seus argumentos e descobertas, apresentando para o leitor uma interpretação sistemática do nosso mundo na virada do milênio.

SOBRE O AUTOR

Manuel Castells nasceu em Hellín, Espanha, em 1942. É professor emérito na California University, em Berkeley, Estados Unidos, onde lecionou por 24 anos. Publicou mais de 20 livros, entre os quais a trilogia A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura (Paz & Terra). Atualmente é professor de Comunicação na University of Southern California, em Los Angeles, Estados Unidos.

Artigo anterior55% dos restaurantes estão trabalhando só com delivery, aponta Abrasel
Próximo artigoGuaraná Antarctica doa 500 kits de atividades lúdicas para crianças do Complexo do Alemão fazerem seus próprios brinquedos
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui