Início Notícias Consumidor Procon-SP notifica Google e Facebook sobre falsas transmissões online com pedidos de...

Procon-SP notifica Google e Facebook sobre falsas transmissões online com pedidos de doações para vítimas do Coronavírus

Empresas deverão esclarecer sobre transmissões não oficiais que pediam doações aos fãs de cantores sertanejos para vítimas da Covid-19

0

O Procon/SP notificou o Facebook Serviços Online do Brasil, responsável pelo Instagram, e o Google Brasil Internet Ltda., responsável pelo Youtube, com a finalidade de obter informações sobre falsas transmissões de cantores sertanejos, que pediam doações supostamente destinadas a famílias afetadas pela pandemia da Covid-19.

De acordo com notícia veiculada pela imprensa, nas lives falsas foram divulgados QR codes e contas para que as pessoas fizessem as doações. As transmissões falsas reproduzem o sinal ao vivo da live oficial em outra plataforma.

As empresas deverão esclarecer se o canal é responsável pelo fornecimento do QR code para a doação de valores e a quem estes precisam estar atrelados (ao canal ou a quem efetua a transmissão do vídeo); de que forma o consumidor-usuário pode identificar que a transmissão é falsa e não devidamente autorizada pelo canal; e quais políticas de segurança são aplicadas para evitar o acesso a uma transmissão irregular.

Terão ainda que informar quais mecanismos são utilizados para retirar do ar a transmissão irregular; como o consumidor-usuário é informado da irregularidade; e, após a constatação da irregularidade das transmissões, que providências foram adotadas, especialmente em relação aos responsáveis pela retransmissão.

As respostas aos questionamentos devem ser encaminhadas ao @proconsp em 48 horas a contar de 27 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui