Início Notícias Entenda ação da Anvisa na identificação de passageiros com suspeita de Coronavírus

Entenda ação da Anvisa na identificação de passageiros com suspeita de Coronavírus

0
Aeroporto de Guarulhos/SP - Foto: Thales Brandão

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (26/2), o primeiro caso de infecção causada pelo coronavírus (Covid-19) no país. Trata-se de um brasileiro com 61 anos de idade, que chegou ao Brasil no dia 21 de fevereiro, procedente da Itália. O paciente encontra-se no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP).

Diante dessa confirmação, entenda o papel da Anvisa no caso. A vigilância sanitária é a primeira autoridade de saúde a ser informada sobre a existência de algum caso suspeito a bordo de aeronaves ou embarcações, sendo, portanto, responsável pelas primeiras medidas preventivas.

Neste caso específico, de acordo com o protocolo estabelecido no plano de contingência, a Anvisa já solicitou à companhia aérea a lista de passageiros que estavam no mesmo voo do passageiro com resultado positivo para coronavírus. O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Ministério da Saúde, para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito. Essa ação faz parte do protocolo já adotado pela Anvisa desde o início da doença em janeiro.

Além disso, aumentou a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença. A lista foi atualizada na segunda-feira (24/2) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Casos suspeitos em aeronaves

A Anvisa tem várias orientações que devem ser seguidas por órgãos e trabalhadores que atuam em aeroportos e em aviões, no caso de detecção de algum caso suspeito do novo coronavírus. Uma delas é a de que o comandante da aeronave comunique à autoridade sanitária se houver suspeita da doença no voo. Também é responsabilidade do comandante a adoção de medidas para isolar a pessoa dos demais viajantes.

Orientação Anvisa sobre o Coronavírus

Confira aqui todas as informações referentes à detecção de casos suspeitos de coronavírus em aeroportos.

A Infraero está em permanente contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e demais órgãos competentes nas esferas federal, estaduais e municipais, para alinhar as práticas de prevenção à transmissão do coronavírus.

Assim, a utilização de máscaras e outros equipamentos configuram uma dessas medidas de proteção a funcionários que trabalham nos aeroportos diretamente com fluxo migratório, bem como passageiros que venham de outros países.

Além disso, os aeroportos da Infraero estão veiculando, desde o dia 24 de janeiro, o aviso sonoro da Anvisa sobre o coronavírus. A mensagem, de um minuto e em quatro idiomas, alerta sobre os sintomas da doença e informa sobre medidas para evitar a transmissão da virose.

CidadeMarketing com informações da Infraero e Anvisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui