Início Notícias Prefeitura de São Paulo realiza operação de limpeza com foco em reciclagem...

Prefeitura de São Paulo realiza operação de limpeza com foco em reciclagem no Sambódromo do Anhembi

0

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), realizará a limpeza do Sambódromo do Anhembi durante os cinco dias de desfiles das escolas de samba. A operação contará com 229 agentes de limpeza, sendo 169 varredores e 60 cooperados, 45 equipamentos e 35 veículos. Assim como ano passado, a operação de limpeza contará com a participação de cooperativas para coletar os resíduos nas arquibancadas, camarote e quiosques dentro do Sambódromo.

As cooperativas que irão atuar no Sambódromo serão a Central Tietê e Rainha da Reciclagem, ambas habilitadas no programa Socioambiental da Prefeitura. Todos os materiais coletados serão triados e comercializados pelas cooperativas, que ficam com 100% do lucro. Os resíduos de varrição, coletados na avenida e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) serão destinados para as Centrais Mecanizadas de Triagem, afim de reciclar o máximo possível.

Para o descarte correto dos recicláveis, a Amlurb instalou 15 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) com frases educativas inspiradas em famosas marchinhas de carnaval. Os equipamentos serão distribuídos por diversos pontos do sambódromo e estarão com três mensagens educativas: “Eí, você aí, joga o seu reciclável aqui!”, “Ó abre alas, que minha latinha vou reciclar!” e “Alô Folião! Embalagem no chão, não!”.

Com o objetivo de conscientizar o público a separar o lixo em dois, comum e reciclável, e aumentar a adesão aos PEV’s instalados no sambódromo, durante a operação de limpeza os varredores levarão uma faixa do Recicla Sampa, movimento que visa aumentar a coleta seletiva na capital, lançado em 2019. O projeto consiste em disseminar vídeos, tutoriais, documentários e informação por meio de uma plataforma digital (www.reciclasampa.com.br).  Como resultado, mais de 4,7 milhões de pessoas foram impactadas pelos conteúdos.

Operação de limpeza carnaval de rua

A operação de limpeza do Carnaval de Rua de São Paulo contará com 2.778 funcionários, 285 veículos, 495 contêineres, e 1.120 cestos aramados. Para o descarte dos resíduos recicláveis, estarão distribuídos pela cidade 232 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), com mensagens educativas sobre o descarte correto, inspiradas em famosas marchinhas de carnaval.

Assim como no Sambódromo, todos os resíduos coletados durante a varrição serão enviados para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem da Prefeitura para reciclar o máximo dos materiais.

Sobre a AMLURB

Em 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo.  A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Subprefeituras e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo.  Dentre os serviços públicos prestados estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil – RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui