Início Notícias Prefeitura de São Paulo realiza operação de limpeza com foco em reciclagem...

Prefeitura de São Paulo realiza operação de limpeza com foco em reciclagem no Sambódromo do Anhembi

292
0

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), realizará a limpeza do Sambódromo do Anhembi durante os cinco dias de desfiles das escolas de samba. A operação contará com 229 agentes de limpeza, sendo 169 varredores e 60 cooperados, 45 equipamentos e 35 veículos. Assim como ano passado, a operação de limpeza contará com a participação de cooperativas para coletar os resíduos nas arquibancadas, camarote e quiosques dentro do Sambódromo.

As cooperativas que irão atuar no Sambódromo serão a Central Tietê e Rainha da Reciclagem, ambas habilitadas no programa Socioambiental da Prefeitura. Todos os materiais coletados serão triados e comercializados pelas cooperativas, que ficam com 100% do lucro. Os resíduos de varrição, coletados na avenida e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) serão destinados para as Centrais Mecanizadas de Triagem, afim de reciclar o máximo possível.

Para o descarte correto dos recicláveis, a Amlurb instalou 15 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) com frases educativas inspiradas em famosas marchinhas de carnaval. Os equipamentos serão distribuídos por diversos pontos do sambódromo e estarão com três mensagens educativas: “Eí, você aí, joga o seu reciclável aqui!”, “Ó abre alas, que minha latinha vou reciclar!” e “Alô Folião! Embalagem no chão, não!”.

Com o objetivo de conscientizar o público a separar o lixo em dois, comum e reciclável, e aumentar a adesão aos PEV’s instalados no sambódromo, durante a operação de limpeza os varredores levarão uma faixa do Recicla Sampa, movimento que visa aumentar a coleta seletiva na capital, lançado em 2019. O projeto consiste em disseminar vídeos, tutoriais, documentários e informação por meio de uma plataforma digital (www.reciclasampa.com.br).  Como resultado, mais de 4,7 milhões de pessoas foram impactadas pelos conteúdos.

Operação de limpeza carnaval de rua

A operação de limpeza do Carnaval de Rua de São Paulo contará com 2.778 funcionários, 285 veículos, 495 contêineres, e 1.120 cestos aramados. Para o descarte dos resíduos recicláveis, estarão distribuídos pela cidade 232 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), com mensagens educativas sobre o descarte correto, inspiradas em famosas marchinhas de carnaval.

Assim como no Sambódromo, todos os resíduos coletados durante a varrição serão enviados para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem da Prefeitura para reciclar o máximo dos materiais.

Sobre a AMLURB

Em 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo.  A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Subprefeituras e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo.  Dentre os serviços públicos prestados estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil – RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui