Início Notícias Prefeitura de Ouro Preto traz o Carnaval Patrimônio 2020

Prefeitura de Ouro Preto traz o Carnaval Patrimônio 2020

Evento é uma realização da Prefeitura Municipal e Pulsar Brasil, com o patrocínio oficial da cerveja Skol, marca do grupo Ambev.

872
0
Divulgação

De 20 a 25 de fevereiro acontece o Carnaval Patrimônio 2020, de Ouro Preto, com lançamento do pré-carnaval já agendado para o sábado, dia 8 de fevereiro. Neste ano, a festa integra as comemorações dos 40 anos do título de Patrimônio Mundial da cidade e terá como tema um antigo e curioso conto da região. A homenagem será em torno dos “Jacubas e Mocotós”, uma disputa que começou há séculos e que hoje se tornou uma memória carinhosa entre os moradores do município. Para o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni Moreira, a história é uma boa oportunidade para enaltecer as raízes culturais durante a folia, pois resgata desde os tempos da exploração de ouro uma antiga intriga que é contada de geração em geração por algumas famílias, mas nem sempre conhecida por todos.

Jacubas e os Mocotós era como eram chamados os habitantes de Ouro Preto de acordo com a região em que moravam. Conta-se que desde o século XVIII há uma rivalidade entre os moradores dos bairros Antônio Dias e Pilar, tendo começado com a disputa entre as Irmandades das referidas paróquias na construção das igrejas e capelas mais suntuosas para seus santos de devoção. A contenda ficou estabelecida, então, com os dois lados bem demarcados: de um, a Paróquia de N. S. do Pilar, posterior reduto dos Mocotós, de outro, a Paróquia N. S. da Conceição, futuro reduto dos Jacubas.

No século XIX, com o declínio da exploração de ouro, a constante diminuição da oferta de alimentos na região da antiga Vila Rica e a mudança da capital para Belo Horizonte, os moradores precisaram inventar forma de sobrevivência sem o capital das épocas passadas. Foi assim que os moradores do Bairro Antônio Dias preparavam um caldo ralo, salgado ou doce, engrossado com fubá. Essa pasta era chamada de Jacuba. Como consequência, os moradores pobres do bairro carregaram o apelido do alimento produzido. Do lado do Pilar, havia um matadouro que servia como subsistência para o mais pobres do bairro. Os moradores usavam as partes desprezadas desses animais, como as canelas e os pés, extraíam o mocotó e faziam dele um caldo. Assim, os habitantes do bairro Antônio Dias os apelidaram de Mocotós. Essa rivalidade por vezes foi levada a sério, sendo, por exemplo, proibida amizades e namoros entre os Jacubas e os Mocotós.

A GRANDE SEMANA: UM ESPETÁCULO DEMOCRÁTICO

No ano passado, o carnaval de Ouro Preto prestou homenagens às “Damas do Samba”. Neste ano, homens ilustres da cidade serão homenageados pelas escolas de samba da região. Cada escola criou um samba-enredo que conta a história da personalidade escolhida. Nove escolas de samba e as suas baterias vão abrilhantar os dias de folia pelas ruas da cidade, trazendo originalidade e uma nova experiência ao público. Os desfiles vão acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro, domingo e segunda-feira de carnaval. Saiba, a seguir, quem são as escolas e os nomes dos homenageados:

Escola de Samba Unidos do Padre Faria homenageia Edson Gerônimo (Bigode);

Escola de Samba Acadêmicos do São Cristóvão homenageia José Ângelo (in memóriam);

Escola de Samba Império do Morro Santana homenageia Antônio Borges;

Escola de Samba Inconfidência Mineira homenageia Antônio Sergio Ribeiro (Dodô) (in memóriam);

Escola de Samba União Recreativa de Cachoeira do Campo homenageia Marcio Sávio Bretas, fundador da escola;

Escola de Samba Imperial homenageia Vicente Gomes;

Escola de Samba União Recreativa do Santa Cruz homenageia Fernando Marques;

Escola de Samba Princesa Isabel homenageia José Sérvulo dos Santos;

Escola de Samba Aliança da Piedade homenageia Felipe Vecchia Guerra.

MUSICALIDADE PELAS LADEIRAS

Cada canto de Ouro Preto guarda a sua tradição, a sua cultura. Com estandartes e baterias incríveis, fantasias criativas e experiências inesquecíveis tanto para o turista internacional e nacional, como também para o povo ouro-pretano, que vem dos diversos bairros da cidade, os blocos caricatos são uma das atrações mais prestigiadas da festa. Alguns são recentes, outros ostentam mais de 150 anos de tradição. Mas de uma coisa é certa, todos oferecem alegria ao nível máximo com atrações para todos os gostos, sempre com muita segurança e organização. Confira, abaixo, o calendário de concentração dos blocos:

DIA 20 DE FEVEREIRO (Quinta) – BLOCO “Os Conspirados”

Horário: 17h – Local: Praça Tiradentes (Centro)

Descrição: Bloco do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Em 2020, o bloco comemora seus 20 anos.

DIA 20 DE FEVEREIRO (Quinta) – BLOCO “Vermelho i Branco”

Horário: 20h \ Local: Bairro Rosário

Descrição: Bloco conhecido por sua história no bairro Rosário. Atualmente, reúne cerca de 5 mil foliões vestidos de vermelho e branco. O bloco sai pelas ruas ouro-pretanas ao som de marchinhas.

DIAS 21, 22 E 25 DE FEVEREIRO (Sexta, Sábado e Terça) – BLOCO “Zé Pereira do Club dos Lacaios”

Horário: 21h – Local: Praça Tiradentes (Centro)

Descrição: Agremiação carnavalesca em funcionamento mais antiga do país. Em 2020, o bloco completa seus 153 anos de história.

DIA 22 DE FEVEREIRO (Sábado) – BLOCO “Sanatório Geral”

Horário: 15h

Descrição: O bloco presta uma homenagem aos ilustres ouro-pretanos. Cidadãos que com suas ideias e posições marcaram a vida na cidade e passaram a fazer parte do imaginário de seus habitantes.

DIA 24 DE FEVEREIRO (Segunda) – BLOCO “Balanço da Cobra”

Horário: 17h

Descrição: Com sátiras bem humoradas alusivas aos fatos ocorridos durante o ano, o bloco sai às ruas com muita criatividade. Os acessórios incluem cartazes, faixas e fantasias.

PROGRAMAÇÃO EXTRA PARA TODA A FAMÍLIA

Para quem pensou que a programação oficial do carnaval de Ouro Preto se restringe somente aos desfiles de escolas de samba e blocos de rua, enganou-se! A prefeitura reserva ainda muitas novidades para a edição deste ano, com atrações para todos os públicos; Saiba mais:

BAILE DE MÁSCARAS – SHOW BAIANAS OZADAS

Dia 20 de Fevereiro (Quinta)

Local: Largo do Cinema \ Horário: 23h

Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.

ABERTURA OFICIAL DO CARNAVAL 2020 – SHOW BANDA MIKARETEIROS

Dia 21 de Fevereiro (Sexta)

Local: Tiradentes \ Horário: 23h

Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.

SHOW DO GRUPO JPG – Formado pelo filho de Zé Ramalho e Amelinha.

Dia 21 de Fevereiro (Sexta)

Local: Largo da Alegria

Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.

PROJETO TARDEZINHA – ADULTOS e CRIANÇAS (Espaço Kids)

De 21 a 25 de Fevereiro (De Sexta à Terça)

Horário: 18h

Classificação: Infantil \ Entrada: Gratuita.

SHOW BANDA TIANASTÁCIA e CABROBLOCO

Dia 22 de Fevereiro (Sábado)

Local: Praça Tiradentes \ Horário: 23h

Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.

DOM PEDRO (Espaço Kids)

Dia 22 de Fevereiro (Sábado)

Classificação: Infantil \ Entrada: Gratuita.

DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA

Dias 23 e 24 de Fevereiro (Domingo e Segunda)

Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.

SHOW BARTUCADA

Dia 25 de Fevereiro (Terça)

Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.

O Carnaval Patrimônio 2020 é uma realização da Prefeitura Municipal e Pulsar Brasil, com o patrocínio oficial da cerveja Skol, marca do grupo Ambev.

CidadeMarketing com informações da Prefeitura de Ouro Preto (Nízea Coelho).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui