Início Notícias Bradesco e o Cidade Matarazzo anunciam parceria para o lançamento da Casa...

Bradesco e o Cidade Matarazzo anunciam parceria para o lançamento da Casa Bradesco da Criatividade

0

O complexo cultural será instalado em um dos mais majestosos prédios históricos que compõem o Cidade Matarazzo. Ele englobará a maior sala de exposição privada de São Paulo, um espaço multidisciplinar, um lab para crianças e outro para eventos.

Com curadoria de Marcello Dantas, organizador de algumas das principais exposições artísticas do País nos últimos anos, e do empreendedor Alex Allard, fundador do Cidade Matarazzo e ativista das artes e da criatividade, a Casa Bradesco da Criatividade traz a São Paulo uma nova abordagem da cultura, que busca enfatizar originalidade, singularidade e diversidade. O projeto do complexo é assinado pelo renomado arquiteto francês Rudy Ricciotti, responsável pela concepção do Departamento de Arte Islâmica no Museu do Louvre em Paris, do MUCEM em Marselha, entre outros.

O conceito para as grandes exposições internacionais é trazer artistas e criativos renomados do mundo todo para se inspirarem e desenvolverem sua pesquisa e suas obras no Brasil, deixando um legado para as equipes locais e também revelando a cultura brasileira ao mundo. O primeiro de grandes artistas já selecionados a participar desse processo criativo será o escultor inglês de origem indiana Anish Kapoor.

“O Bradesco é um tradicional apoiador da cultura brasileira, por acreditar no seu poder de transformação. O Banco busca projetos que beneficiem a todos os públicos e que gerem conversas sobre temas relevantes, como diversidade, igualdade, sustentabilidade e inclusão. Temos convicção que a Casa Bradesco da Criatividade reflete esse nosso compromisso e estamos confiantes nas entregas deste espaço para a sociedade”, diz Glaucimar Peticov, diretora executiva do Bradesco.

A Casa Bradesco da Criatividade será inaugurada em meados de 2021, compondo o cada vez mais rico e diversificado corredor cultural da Avenida Paulista. Instalada num dos prédios do antigo Hospital Matarazzo, construído em 1918, ela reunirá os seguintes espaços culturais:

Bradesco Aqui
Com 1.980 metros quadrados, será uma das maiores salas de exibição do Brasil. Com curadoria e direção criativa de Marcello Dantas, responsável por exposições como a premiada mostra do artista chinês Ai Weiwei na OCA, o Bradesco Aqui será um campo laboratorial multidisciplinar para fusão e interação entre os maiores pensadores e produtores de arte, design, ciência e novas tecnologias do mundo e a criatividade e a vibração brasileiras, reconhecidas mundialmente. Não serão meras exposições das obras de artistas de outros países – o objetivo é que eles mergulhem fundo no Brasil, por isso o “Aqui” no nome do espaço. Com tempo e condições adequados, os convidados virão conhecer, aprender e trocar com os artistas e a população local e produzirão intensamente durante suas estadas no país. Algo que pretende ser uma experiência que mudará suas visões de mundo e sua produção e, ao mesmo tempo, mudará a visão que o mundo tem sobre o Brasil.

O primeiro convidado, com o patrocínio do Bradesco, será o artista inglês de origem indiana Anish Kapoor, que terá à sua disposição um ateliê de 20 mil metros quadrados nas proximidades de São Paulo, especialmente montado para que possa produzir seus trabalhos durante o período de imersão no Brasil.

Bradesco Sala 22
Numa referência direta à ideia da antropofagia enunciada na Semana de Arte Moderna de 1922, a Bradesco Sala 22 funcionará 22 horas por dia com uma dinâmica inédita no Brasil. Um mesmo espaço abrigará as mais diversas formas de eventos e atrações, como shows de música, espetáculos multimídia, teatro, dança, aulas de culinária, entre outros. Assim, uma mesma poltrona nessa plateia poderá custar 10 reais para o espectador interessado na leitura de uma peça de teatro ou em uma aula de filosofia às 10h da manhã, ou 300 reais para o recital de um pianista às 20h. Um espaço tão democrático social e culturalmente quanto multifacetado, no qual os denominadores comuns são a diversidade, a alta criatividade e a qualidade. Com 2.990 metros quadrados, a Bradesco Sala 22 terá 540 lugares sentados e capacidade para até 1.500 pessoas em pé.

Clube Bradesco da Criatividade
Espaço dedicado a ajudar as pessoas a digerirem o contemporâneo, onde o novo possa ser discutido e entendido num mundo em acelerada transformação. Mais de 300 metros quadrados dedicados a novas ideias, a novas formas de comportamento e à inovação real e aplicada. Como inspiração, os conceitos de economia circular, a sustentabilidade em seus melhores significados e a reciclagem não apenas de objetos, mas principalmente de crenças e ideias. O Clube receberá palestras, debates, encontros e oficinas.

Creative Kids Lab Bradesco
Espaço com a proposta de ser mais encantador do que a tela de um celular ou game, será voltado a construir essências e significados inspiradores na mente das crianças. Seus 253 metros quadrados serão dedicados a educar os pequenos sobre o mundo contemporâneo, usando a tecnologia para aprofundar descobertas e estimular a criatividade e a sensibilidade. Teremos 8 programas, pensados para que as crianças cresçam como agentes transformadores da sociedade.

Para Alex Allard, idealizador e fundador do Cidade Matarazzo, a parceria com o Bradesco será fundamental para colocar definitivamente São Paulo no mapa da arte mundial e reverberar toda a criatividade e a diversidade que pulsam na cidade e no Brasil. “A Casa Bradesco da Criatividade quer reacender o fogo da criatividade brasileira. Traremos ao país os maiores artistas do mundo, em todas as frentes, para que se inspirem com a força dos criativos e da gente brasileira, para que produzam e aprendam aqui, e compartilhem seu talento, suas visões, suas inquietações e seus desejos com todos os brasileiros”, afirma Allard.

Em 2014, Allard organizou a exposição de arte contemporânea “Invasão Criativa”, celebrando a criatividade de São Paulo no Cidade Matarazzo. Cerca de 100 artistas e 120 mil visitantes contribuíram para trazer de volta à vida o hospital abandonado por mais de duas décadas.

Já Marcello Dantas acredita que a Casa Bradesco da Criatividade terá alto impacto no cenário artístico e no mercado de arte nacionais. “A ideia é que com essa iniciativa o Brasil se transforme em um polo gerador de uma iconografia original que misture traços de nossa identidade com métodos contemporâneos de ponta”, diz Dantas.

Bradesco Cultura
Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo.

Cidade Matarazzo
Cidade Matarazzo é hoje o maior projeto de reciclagem urbana na história de São Paulo, que até 2021 transformará o antigo complexo do Hospital Umberto I em um empreendimento multiuso sem precedentes. Segundo Alexandre Allard, “Cidade Matarazzo será um lugar de encontros e descobertas, um lugar gerador de emoções”.

Popularmente conhecido como Hospital Matarazzo, o conjunto de edifícios históricos inclui o Hospital Umberto I (1904), a Maternidade Condessa Filomena Matarazzo (1943) e a Capela Santa Luzia (1922). O terreno ocupa uma área de cerca de 30 mil metros quadrados na região da Paulista, coração da cidade de São Paulo, e foi adquirido por Allard em 2011. A transformação do Hospital Matarazzo no novo símbolo da cidade está sendo feita com todo respeito à memória do local. As três construções, tombadas pelo patrimônio histórico, que compõem o conjunto, terão suas fachadas e estruturas integralmente preservadas. E nesse sentido, os desafios da engenharia do projeto foram tão impressionantes quanto a sua proposta de valor.

Algumas das mentes mais criativas do mundo colaboram na concepção do Cidade Matarazzo, que inclui um hotel de luxo, uma área comercial, um espaço cultural, o maior parque privado da cidade, e muito mais.

No final de 2020 o edifício da maternidade, onde nasceram mais de 500.000 paulistanos, passará a abrigar o Hotel Rosewood São Paulo, primeiro empreendimento da rede hoteleira mais luxuosa do mundo na América Latina. A torre Mata Atlântica, concebida pelo renomado arquiteto Jean Nouvel (Pritzker Prize), complementará o hotel Rosewood, com um total de 150 quartos e 122 suítes particulares com serviço do hotel. Os interiores são assinados pelo designer francês Philippe Starck, que teve como desafio utilizar somente materiais e fornecedores brasileiros no projeto.

O conjunto do antigo hospital abrigará um espaço comercial que reúne 70 marcas estrangeiras inéditas, cerca de 30 pontos de gastronomia, a Casa Bradesco da Criatividade e 69 casas de artesãos instaladas no jardim, com curadoria de artesanato proveniente dos quatro cantos do Brasil.

Cidade Matarazzo é um projeto revolucionário que deverá se tornar o novo símbolo da cidade de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui