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Consumidor.gov.br: 96% dos consumidores recomendam o uso da plataforma

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A plataforma Consumidor.gov.br foi bem avaliada por 96% dos seus usuários. É o que aponta a pesquisa de satisfação publicada nesta segunda-feira (04), no site do Ministério da Justiça e Segurança e Segurança Pública. 

Realizada a cada ano pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) com objetivo de aperfeiçoar a qualidade dos serviços oferecidos pela plataforma, 88% –  das mais de duas mil pessoas que responderam a pesquisa – avaliaram como positiva a experiência no Consumidor.gov.br. 

O secretário Nacional do Consumidor, Luciano Timm, ressalta a presença do consumidor na plataforma “Queremos a participação dos usuários do consumidor.gov.br para melhorar nossos serviços e tornar mais eficiente a defesa do consumidor. Conhecendo melhor o consumidor podemos desenhar a política pública baseada em evidências”. 

Consumidores relatam que não tem o hábito de registrar reclamações quando enfrentam problemas de consumo. E a maior parte informa que conheceu o Consumidor.gov.br por meio de pesquisa/notícia via internet (36%) ou indicação de amigos, colegas ou familiares (29%).

Apesar do alto índice de satisfação com o serviço, muitas pessoas não conhecem a ferramenta.  75% dos entrevistados defenderam  a ampliação da  divulgação da plataforma. Além disso, 59%  desconheciam  o serviço  na versão mobile.

Com bases nessas informações, Timm garantiu que vai  intensificar as ações nas redes sociais. “Vamos considerar as sugestões dos Nosso foco será nas  redes sociais, uma vez que 86% dos entrevistados reforçando ainda que os usuários podem ter acesso a outros serviços que vão além do registro de reclamação”, afirma.

No site Consumidor.gov, os usuários podem realizar buscas sobre  empresas, comparar os serviços e, dessa forma,  tomar decisões relativas à contratação de produtos e serviços. Também é possível acessar o ranking das melhores empresas e acessar o conteúdo das reclamações dos usuários. 

Consumidor.gov.br

A plataforma Consumidor.gov.br é o serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O monitoramento é realizado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Senacon. São mais de 2 milhões de reclamações registradas e 580 empresas participantes. Atualmente, 80% das reclamações registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.

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