Início Notícias Digital Com WiFi gratuita, Oi registra tráfego de 34 terabytes ao final do...

Com WiFi gratuita, Oi registra tráfego de 34 terabytes ao final do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2019

Pela primeira vez na história do festival, o público contou com rede de internet gratuita via wifi fornecida pela Oi em todas as áreas do evento, disponível para clientes de qualquer operadora

0
Divulgação/Foto: Cristina Lacerda

A Cidade do Rock abriu suas portas no último fim de semana para a 20ª edição do Rock in Rio, tornando-se a primeira cidade 5G do país, graças a uma rede implantada pela Oi em parceria com a Huawei para testes e experiências de uso da nova tecnologia,. Foi a primeira vez que o público do Rock in Rio – estimado em 100 mil pessoas por dia – pôde estar conectado por uma rede de WiFi gratuita, disponível para clientes de qualquer operadora.

Apenas nos três primeiros dias do festival o consumo de dados alcançou 34,28 Terabytes, volume que equivale a mais de 28 milhões de fotos em alta definição. Foram registradas mais de 14,7 mil conexões simultâneas no Oi Wifi no domingo, terceiro dia do Rock in Rio. A Oi conta com uma infraestrutura robusta, sustentada pelos mais de 360 mil km de fibra ótica da companhia no Brasil, e instalou mais de 56 quilômetros de fibra para atender exclusivamente o evento.

Cidade do Rock virou Cidade 5G

Quinta geração da conexão móvel, ainda não disponível no Brasil, o 5G foi usado pela equipe de conteúdo do evento para a cobertura em suas redes sociais, com lives diárias e posts na sessão “Por trás das Câmeras”. As postagens mostraram os bastidores do que aconteceu durante as 14 horas diárias de festa no maior festival de música e entretenimento do mundo, com mais de 250 atrações espalhadas por nove palcos. O 5G tem uma performance até 10 vezes superior à da rede 4G, possibilitando altíssima velocidade no envio e recebimento do conteúdo trabalhado pela equipe do Rock in Rio durante o festival.

“Estamos bastante satisfeitos com o primeiro fim de semana de Rock in Rio, onde implantamos com sucesso a rede 5G e transformamos o evento na primeira cidade conectada pela nova tecnologia, com aparelhos operando nessa rede em alta velocidade e baixíssima latência. O WiFi liberado também atendeu todo o público presente, que pôde compartilhar facilmente fotos e vídeos nas suas redes ”, diz José Claudio Moreira Gonçalves, diretor de Operações da Oi.

Público usou aparelhos 5G para jogar a mais nova versão de Call of Duty

Outra ação foi o lançamento da versão mobile do jogo Call of Duty, que foi criado no início dos anos 2000 para PCs e depois ganhou versões para diversos tipos consoles. O game foi lançado no espaço Freeplay, na Oi GamePlay Arena by GameXP, onde o público pode jogar online em smartphones 5G conectados pela Oi. A ação é resultado de uma parceria entre a Game XP e a Oi, primeira operadora brasileira a fazer testes com a quinta geração de telefonia móvel em demonstrações abertas ao público no Brasil.

Já a cobertura do Oi Wifi se estendeu por 345 mil m² do evento – quase a totalidade do parque –, incluindo o Palco Mundo, com 550 hotspots. Para manter a alta conectividade do local e a disponibilidade de todos os serviços (Internet, Oi WiFi e celular), foram instaladas também sete antenas para reforço da cobertura móvel 3G e 4G.

O som dos palcos Mundo e Sunset foi transmitido pela fibra da Oi, assegurando a amplificação dos shows para toda a Cidade do Rock com baixíssima latência, o que eliminou a possibilidade de delay entre a imagem do artista no telão e o som que chegava nas caixas distantes do palco. O sistema de iluminação dos dois palcos também utilizou a fibra da Oi.

Responsável por fornecer toda a infraestrutura de internet e conectividade do Rock in Rio 2019, a Oi está fornecendo links de dados de altíssima capacidade, totalizando 30 GB para garantir a conexão do evento. Para assegurar a disponibilidade dos serviços de internet na Cidade do Rock, que está totalmente conectada pela fibra da Oi, a companhia montou o NOC (Network Operation Center), o Centro de Monitoração Integrado que controla toda a operação na Cidade do Rock. Outros três centros de apoio técnico deram o suporte de campo para a operação do evento. O objetivo é que a melhor conexão estivesse à disposição de todos: públicos, parceiros, infraestrutura e logística.

Na frente e na área externa do NOC, telas de LED exibiram diversas informações, como tráfego de dados online e o número de pessoas conectadas. A estrutura futurista de dois andares que funcionou na Game XP, em julho, foi reativada para o Rock in Rio no dia 26 de agosto. A cidade inteligente funciona a partir da infraestrutura de telecom e TI implantada pela Oi pelo menos um mês antes de o evento começar. Para tanto, foram mobilizados colaboradores de diversas áreas no planejamento e operação dos serviços, com o objetivo de garantir a alta disponibilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui