Início Notícias Tirolez ensina como utilizar diferentes queijos nos preparos diários

Tirolez ensina como utilizar diferentes queijos nos preparos diários

0
Divulgação

O queijo que conhecemos hoje foi descoberto acidentalmente, ao que tudo indica no ano de 2800 a.C., quando o leite ficou armazenado no fogo ou guardado em um saco feito do estomago de um animal. O resultado surpreendeu, já que a bebida se separou em um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida, o queijo.

Considerado uma iguaria na culinária, o queijo é um alimento presente nos preparos do dia a dia. Em suas diversas formas, cores, texturas e origens, o ingrediente dá um toque especial nas receitas. A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de queijos do País, dá algumas dicas de como esse produto é tão versátil e saboroso. Veja abaixo:

Queijo mussarela: um dos mais utilizados nas receitas do dia a dia, tem um sabor suave e derrete com facilidade. Está presente nos preparos quentes como pizzas, tortas e lanches ou até mesmo em saladas.

Queijo parmesão: tem sabor mais acentuado e textura dura, sendo mais utilizado ralado sobre massas e molhos para realçar os pratos. É uma ótima opção para gratinar ou para compor uma tábua com diferentes tipos de queijos.

Queijo gorgonzola: o queijo tem um sabor intenso e picante com textura cremosa. Por ser picante e de sabor mais acentuado, é utilizado para incorporar molhos, massas e sopas. É uma boa opção para uma tábua de frios, acompanhando  uvas verdes, geleias doces e até mesmo mel. O sabor é surpreendente.  

Queijo reino: Firme, porém cremoso, o queijo do Reino é levemente picante e salgado. Muito comum no nordeste do país, ele pode ser usado em lanches, recheios de tortas, massas e pode até mesmo ser fatiado nos lanches.

Queijo Gruyère: é um dos queijos que compõe a tradicional fondue suíça e os deliciosos croque monsieur e madame. Tem um sabor suave e adocicado, além de derreter sem dificuldades, sendo uma ótima escolha no preparo de quiches, recheio de sanduíches e pães. Fica delicioso e tem seu sabor realçado quando acompanhado de figos secos, nozes e presunto defumado ou di parma.

Queijo Gouda: semi-duro ou duro, dependendo do tempo de maturação, o queijo Gouda tem sabor levemente adocicado e que se intensifica conforme vai envelhecendo. Presente nas tábuas de queijo, o Gouda permite combinações com frutas, vinhos e cerveja. Pela sua textura e fácil derretimento, é uma boa alternativa para recheios.

Queijo Brie: seu consumo pode ser puro, acompanhado de geleias doces, amêndoas e frutas.

Outros queijos como a ricota, usada para rechear, ou o queijo minas frescal, acompanhando sobremesas, são bem versáteis. Basta usar a imaginação. Para inspirar, duas receitas saborosas: Sanduiche Gratinado do Reino e Quiche Lorraine.

Sanduiche Gratinado do Reino

Ingredientes

4 fatias de pão de forma
150 g de creme de leite
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
4 fatias de presunto cozido
80 g de Queijo Reino Lanche Abre Fácil Tirolez ralado grosso
30 g de Queijo Reino Lanche Abre Fácil Tirolez ralado fino

Modo de Preparo

– Toste o pão de forma na frigideira até dourar e reserve.

– Tempere o creme de leite com sal, pimenta e noz moscada e reserve.

– Separe cada fatia do pão e espalhe 1 colher (chá) de creme de leite, coloque 2 fatias de presunto metade do queijo ralado grosso e finalize com a outra fatia do pão. Repita a montagem com as outras duas fatias.

– Coloque em um refratário os sanduiches, cubra com o creme de leite restante e polvilhe o queijo ralado fino. Leve ao forno aquecido a 180 °C por 10 minutos ou até que esteja gratinado.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Quiche Lorraine

Ingredientes:

Para a massa:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
1 colher (chá) de sal (5 g)
½ embalagem de Manteiga Tirolez sem Sal (100 g)

Para o recheio:

100 g de bacon em fatias
150 g de Gruyère Tirolez2 ovos
1 xícara (chá) de leite (200 ml)
1 xícara (chá) de Creme de Leite Fresco Tirolez (200 g)
Sal
Pimenta-do-reino recém-moída
Noz-moscada

Modo de Preparo:

Prepare a massa:

– Coloque a farinha e o sal em uma tigela, acrescente a manteiga gelada cortada em pequenos pedaços e, com as pontas dos dedos, amasse ligeiramente, formando uma farofa.

– Adicione aos poucos até 3 colheres (sopa) de água e, ainda com as pontas dos dedos, amasse o mínimo possível, até que as partículas se aglutinem, formando uma massa.

– Cubra e deixe na geladeira descansando por 15 minutos.

– Coloque a massa entre dois sacos plásticos e abra-a com um rolo. Retire um dos sacos plásticos e vire a massa sobre uma forma de fundo removível própria para quiche (25 cm de diâmetro x 3 cm de altura).

– Retire o segundo saco plástico e acomode a massa na forma, forrando o fundo e as laterais.

– Com um garfo, faça furinhos no fundo. Cubra com filme plástico e leve de volta para a geladeira por mais 15 minutos ou até ficar gelada.

– Enquanto isso, preaqueça o forno regulado em temperatura de 180 °C.

– Leve a massa ao forno para pré-assar por 15 a 20 minutos (até que fique levemente dourada). Retire do forno e reserve.

Faça o recheio

– Em fogo médio, frite as fatias de bacon em uma frigideira antiaderente sem óleo. – Quando estiverem douradas, retire-as e deixe-as secando em papel-toalha.

– Depois de frias, corte-as em pequenos pedaços.

– Rale o queijo tipo gruyère no ralo fino e coloque-o sobre a massa pré-assada, pressionando delicadamente para que fique bem distribuído.

– Polvilhe os pedacinhos de bacon por cima.

– Em uma tigela, misture os ovos, o leite e o creme de leite até ficar homogêneo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada na hora.

– Distribua essa mistura sobre o recheio de queijo tipo gruyère e bacon.

– Asse a quiche em forno preaquecido, a 160 °C, por 20 a 25 minutos ou até que a superfície esteja dourada.

– Sirva em seguida

Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 1 porção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui