Início Notícias Como a EVEO CLOUD ajudou no sucesso do Hospital da Criança de...

Como a EVEO CLOUD ajudou no sucesso do Hospital da Criança de Brasília

42
0

A parceria entre o Hospital da Criança de Brasília e EVEO tem se mostrado de grande importância para o sucesso do instituto, que conta com as soluções EVEO CLOUD para tornar os seus processos mais ágeis e dinâmicos e, assim, oferecer os melhores serviços para aqueles que são assistidos pela instituição. Em entrevista concedida recentemente, o supervisor de TI do hospital, Alexandre Campos, destaca pontos relevantes da história dessa parceria.

Tudo começou a partir da verificação das necessidades do instituto. Logo em seguida, aconteceu a apresentação das soluções pela EVEO e, posteriormente, vieram a implementação e o relacionamento cultivado desde então. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre o desenrolar dessa trajetória.

Saberemos como os serviços e os diferenciais oferecidos pela EVEO contribuem para o trabalho do Hospital da Criança e como a sua empresa também pode ter acesso a serviços de alto nível semelhantes. Acompanhe.

Qual o trabalho realizado pelo Hospital da Criança de Brasília?

O Hospital da Criança é o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada. A missão do hospital é o tratamento de hemopatias e doenças correlacionadas, bem como o ensino e a pesquisa de novas doenças. Como uma OS, o hospital tem um contrato com o governo do DF, do qual também recebe fundos, e no qual são estipuladas as metas, SLAs e diversas outras tarefas.

Foi originado da DAF, uma associação sem fins lucrativos de pais que perceberam dificuldades do governo para um tratamento diferenciado de crianças com câncer em hospitais públicos. A partir dessa associação, foi construído um hospital ambulatorial que foi doado para o governo do Distrito Federal, o qual o manteve fechado por 1 ano até abri-lo. Para a sua viabilização, foi criado o ICIPE, uma organização de saúde sem fins lucrativos que administra, hoje, o Hospital da Criança.

O hospital tinha 7 mil m² em sua concepção inicial, sendo destinado somente ao atendimento ambulatorial com a internação das crianças. As crianças realizavam o tratamento, como uma quimioterapia, e depois, retornavam para suas casas. Em seguida, houve a ampliação do hospital, já na segunda fase do projeto, financiada pelo próprio governo do Distrito Federal, passando de 7 mil m² para 29 mil m².

Hoje, com 202 leitos, o hospital tem, em seu quadro de funcionários, os principais especialistas de infanto-juvenil do DF. O ICIPE é 100% do SUS e, dentro da sua estrutura, há um hospital terciário na parte infanto-juvenil e, por isso, não atende a emergências. Para o atendimento, é necessário o encaminhamento pela Secretaria de Saúde.

Com o intuito de dar mais eficiência e velocidade à contratação de fornecedores e serviços, existe um decreto distrital que libera a instituição de licitações, realizando um chamamento público em seu lugar. Esse chamamento é um processo parecido com a licitação, porém menos burocrático, permitindo aquisições em, aproximadamente, 80 dias.

O que levou o Hospital da Criança até a EVEO?

O hospital foi criado em 2011 e o primeiro contrato com a EVEO data de junho de 2017, no qual estavam previstas a prestação de serviços de e-mail e a hospedagem de página web. No primeiro chamamento realizado pelo instituto, o ganhador foi uma empresa incubada na Universidade de Brasília. Porém, após a incubação, a empresa ganhadora não resistiu ao mercado, sendo necessária a realização de um novo chamamento público, com o reforço de alguns pontos.

A parceria com o Hospital da Criança teve início por meio dessa nova concorrência pública aberta. A competição foi vitoriosa graças a um conjunto de fatores, tanto em termos de valores quanto em termos técnicos, que levaram o hospital a optar pelo projeto apresentado pela EVEO. Desde então, é ela quem tem fornecido todo o suporte de recursos web e outros serviços cloud ao instituto.

Em todo esse período, a EVEO tem buscado inovar no mercado, adequando suas ofertas e garantindo a implementação das soluções demandadas pelo instituto. As duas renovações de contrato subsequentes demonstram a satisfação do contratante com esses serviços.

Quais os serviços prestados pela EVEO para o Hospital da Criança de Brasília?

Hoje, a EVEO presta serviços de web site com hospedagem, segurança, outros sistemas web, e-mail com Microsoft Exchange e EVEO CLOUD. Esses recursos representam um braço importante no desempenho das atividades do hospital, como o site em que são divulgados todos os chamamentos públicos por meio da publicação dos editais, a descrição das fases de seleção e todas as demais informações e alterações pertinentes para consulta e publicidade.

O Hospital da Criança também realiza a contratação de pessoal por meio da CLT e, por isso, é exigido um processo público de seleção. Todas as fases do processo de seleção geram grandes demandas e enormes picos de mais de 100 acessos por minuto. Tais números são resultados da credibilidade do hospital em âmbito nacional, que funciona como referência de busca por vagas para profissionais de todo o país. Apenas no último relatório do mês de junho, foram contabilizados mais de 16 mil acessos.

O site também é utilizado para ações de transparência. Nele, são colocados à disposição da população e dos demais órgãos de controle e fiscalização os relatórios que evidenciam onde está sendo aplicado o dinheiro público. Além disso, existe a parte institucional do hospital, em que ficam disponíveis diversas publicações de ensino e pesquisa, informações técnico-científicas, eventos e outros.

São as soluções da EVEO que tornam essas ações possíveis por meio do fornecimento da infraestrutura e do suporte necessários. A gestão do hospital conta com um servidor interno simples, a hospedagem da plataforma do site, o gerenciamento do ambiente e a plataforma de e-mails corporativos em Microsoft Exchange, com mais de 1.500 caixas postais ativas.

Qual a importância da parceria EVEO/Hospital da Criança?

A parceria entre EVEO e o Hospital da Criança de Brasília é muito importante e complexa, pois a gestão da informação em um hospital é decisiva nas questões de saúde. A velocidade da informação influencia diretamente no tratamento de pessoas e também na percepção de diferencial e qualidade dos serviços, revelando muito sobre o hospital.

Da mesma maneira acontece para a EVEO que, ao ser reconhecida como a principal fornecedora de TI para uma instituição de renome, como o Hospital da Criança, tem os seus serviços validados concomitantemente no mercado. Além disso, a tecnologia e a estrutura fornecidas pela EVEO são fundamentais para a manutenção do hospital. É por meio delas que são mantidas a estrutura do site e sua quantidade de visualizações.

Também é por meio dessa tecnologia que as ações de transparência do funcionamento do hospital alcançam a sua eficácia final mostrando 100% do que é comprado e contratado, e a comunicação por e-mail, tanto para o público interno quanto para o externo ao hospital, é facilitada.

O CEO da EVEO CLOUD, Vicente Neto, também pontua a importância do projeto:

“Trata-se de uma infraestrutura fundamental no atendimento a pessoas com dificuldades de saúde. Nos orgulha muito poder fazer a diferença na vida da população provendo qualidade na prestação do serviço”.

O executivo completa citando o que considera primordial no sucesso: “A operação corporativa da EVEO é estruturada para missões críticas de qualquer segmento, por mais delicado que seja. Os resultados obtidos no atendimento ao Hospital da Criança evidenciam essa competência” – conclui.

Quais os diferenciais da EVEO que contribuíram para o sucesso?

Os diferenciais da EVEO que contribuíram para o sucesso do hospital, conforme o próprio supervisor de TI, Alexandre Campos, são a confiança, a confiabilidade do ambiente e a agilidade em infortúnios e incidentes.

Isso quer dizer que sempre que existiram problemas de cunho tecnológico, a velocidade com que as ações de correção foram executadas evitou problemas maiores, como a quebra de acesso ao site ou aos e-mails corporativos. A resiliência também é outro diferencial da EVEO em seu trabalho junto ao instituto.

Como uma empresa sem fins lucrativos e que lida com dinheiro público, nem sempre há a facilidade de fazer algumas contratações. Sendo assim, o hospital acaba por apresentar demandas difíceis de serem atendidas, e, nesses momentos, a EVEO também tem dado o suporte. Em resumo, a confiança no parceiro e na qualidade do serviço é o grande diferencial.

Como podemos observar, parcerias de sucesso são aquelas em que é possível contar com soluções tecnológicas avançadas e gerenciadas por profissionais competentes e experientes. A EVEO, oferece soluções de infraestrutura mais inovadoras em data center multiplataformas, agregando valor e sendo reconhecida, pelos nossos parceiros e clientes, por nossa excelência e proximidade.

Os diferenciais da EVEO CLOUD contribuíram para o êxito do trabalho desenvolvido pelo Hospital da Criança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here