Início Notícias TV Brasil estreia neste domingo, dia 7, a série documental “Poetas e...

TV Brasil estreia neste domingo, dia 7, a série documental “Poetas e Prosadores Pernambucanos”

0
Reprodução

Produção da TVU Recife dirigida por Valdir Oliveira acompanha grandes nomes da literatura

Novidade na programação da TV Brasil, a série documental “Poetas e Prosadores Pernambucanos” traça um panorama sobre a vida e a obra de personalidades da literatura nordestina a partir deste domingo (7), às 20h30.

Em episódios semanais de 26 minutos, a produção exibida originalmente pela TVU Recife acompanha o trabalho de seis escritores pernambucanos ou radicados no estado: Raimundo Carrero, Marcus Accioly, Luzilá Gonçalves, Lourdes Sarmento, Ronaldo Correia de Brito e Liêdo Maranhão

Com direção e roteiro do jornalista Valdir Oliveira, a série entrevista os renomados autores que explicam o seu processo criativo. Os convidados também expõem as percepções sobre temas que pautam suas obras.

Inédita em rede nacional, a atração exibida pela TV Brasil ainda combina documentário e dramaturgia ao intercalar leituras e relatos sobre os livros dos homenageados com trechos em que atores interpretam sequências das publicações mencionadas na conversa.

Para abordar essa vasta produção literária, a equipe da produção percorreu, na companhia dos escritores, sete cidades de Pernambuco que remetem às tramas ou às trajetórias de vida desses autores: Recife, Olinda, Paulista, Aliança, Cabo, Taquaritinga do Norte, Garanhuns e Salgueiro.

Episódio de estreia

O documentário “Liêdo do Povo”, sobre o saudoso pesquisador Liêdo Maranhão, que faleceu aos 89 anos em 2014, abre a série “Poetas e Prosadores Pernambucanos“. Especialista na literatura de Cordel e estudioso sobre o Mercado de São José, ele publicou “O mercado, sua praça e a cultura popular do Nordeste”, com fotos autorais. Liêdo era um colecionador de objetos ligados à cultura nordestina, como esculturas, livros e cartões postais.

Na primeira edição da série, Liêdo Maranhão ri com tudo o que é engraçado e quando falta graça a alguma coisa, ele introduz. Assim, o convidado percorreu diversos pontos de Olinda e principalmente do bairro de São José, no centro do Recife, durante as filmagens de “Liêdo do Povo”.

No documentário, o homenageado declama até poema em francês, lembrando do tempo em que morou em Paris. Mas o seu negócio mesmo é o popular, com dose de sabedoria e de safadeza, como costumava frisar.

Dramatização das obras

Além da perspectiva documental, “Poetas e Prosadores Pernambucanos” ilustra as histórias contadas nos livros com a participação de artistas que interpretam cenas e passagens marcantes dos principais títulos redigidos pelos escritores destacados na série.

Em alguns momentos, os próprios autores leem ou recitam trechos de suas obras. Em outros, seus textos são interpretados pelos atores Adriano Cabral, Arílson Lopes, Marília Mendes, Renata Phaelante e Valdir Oliveira.

A atração reúne seis documentários: Mundo Raimundo (Raimundo Carrero), A Luz de uma Mulher (Luzilá Gonçalves Ferreira), Bandeira de Ronaldo (Ronaldo Correia de Brito), Jornada de Sarmento (Lourdes Sarmento), Liêdo do Povo (Liêdo Maranhão) e Castelo de Accioly (Marcus Accioly).

Para Valdir Oliveira, roteirista e diretor da série, o público vai ter a oportunidade de mergulhar no universo encantador e envolvente de alguns dos mais importantes escritores do estado. Natural de Alagoas, o jornalista também é radicado em Pernambuco.

“A literatura precisa ter mais visibilidade, não apenas entre os que consomem livros, mas também entre os que consomem cinema, televisão e outras formas de manifestação artística. O conceito trabalhado foi o da expressão do pensamento pelo próprio autor, em torno dos aspectos que contextualizam suas obras”, comenta o idealizador do projeto.

Locações e trilha sonora

Em 2008, a equipe de “Poetas e Prosadores Pernambucanos” viajou cerca de três mil quilômetros por diversas regiões do estado para contar a história dos autores homenageados na série.

Entre as locações escolhidas para a gravação das cenas, estão as casas dos escritores, o Mercado de São José, o Poço da Panela, o Rio Capibaribe, Calhetas, além de ambientes rurais e urbanos das cidades do interior.

A trilha sonora original foi composta por Henrique Macedo especialmente para a série. Músicos convidados executam as canções em instrumentos como violino, violão, sax, flauta, sanfona e piano. Toda a composição foi inspirada e reproduz aspectos do trabalho de cada um dos escritores.

A série documental foi realizada a partir de projeto aprovado em edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe).

Além da janela aos domingos, às 20h30, na TV Brasil, “Poetas e Prosadores Pernambucanos” também tem horário alternativo na programação da emissora pública que exibe a produção na madrugada de domingo para segunda-feira, à 0h30.

Confira a ordem de exibição dos episódios da série

07/07 – Liêdo do Povo – Liêdo Maranhão

14/07 – Mundo Raimundo – Raimundo Carrero

21/07 – Jornada de Sarmento – Lourdes Sarmento

28/07 – Bandeira de Ronaldo – Ronaldo Correia de Brito

04/08 – Castelo de Accioly – Marcus Accioly

11/08 – A Luz de uma Mulher – Luzilá Gonçalves Ferreira

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Valdir Oliveira

Produção Alba Azevedo e Ilana Oliveira

Fotografia e Câmera: Maria Pessoa

Trilha Sonora Original: Henrique Macedo

Elenco: Adriano Cabral, Renata Phaelante, Marília Mendes e Valdir Oliveira

Serviço

Poetas e Prosadores Pernambucanos – domingo, às 20h30, na TV Brasil

Poetas e Prosadores Pernambucanos – domingo para segunda-feira, à 0h30, na TV Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui