Início Notícias Espaço de exposições do Instituto Antônio Carlos Jobim é reaberto ao público

Espaço de exposições do Instituto Antônio Carlos Jobim é reaberto ao público

0
Divulgação

Nesta quarta-feira (26/06), às 17h, o Instituto Antônio Carlos Jobim (IACJ) realizou a reabertura da mostra sobre a vida e a obra do maestro Tom Jobim. Depois de quatro meses fechado para obras de readequação, o espaço voltará a abrir as portas para visitantes, pesquisadores da Música Popular Brasileira e fãs de um dos maiores compositores brasileiros.

Com as melhorias, o espaço de exposições do IACJ foi transformado em uma espécie de lounge, onde o visitante pode realizar pesquisas no acervo do compositor, assistir a vídeos temáticos, além de acessar o portal do Instituto (http://www.jobim.org/acervodigital). Através do endereço eletrônico, é possível acessar o acervo virtual do maestro Tom Jobim e de outros importantes compositores da MPB, como Dorival Caymmi, Chico Buarque, Gilberto Gil e Paulo Moura. O IACJ também é responsável pela assessoria técnica para manutenção do acervo físico destes artistas.

– No Brasil, ainda temos ações muito tímidas de preservação de acervos, por isso iniciativas como esta, do Instituto Antônio Carlos Jobim, são sempre muito bem-vindas – explica Georgina Staneck, gestora do IACJ.

As obras de readequação do espaço foram patrocinadas pelo RIOgaleão – Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim e pela Icatu Seguros, através da Lei do ISS (Imposto Sobre Serviços).

O que é a Lei do ISS

A Prefeitura do Rio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura,  determina que podem investir em projetos culturais quaisquer empresas contribuintes do ISS no Município do Rio de Janeiro, deduzindo até 20% do devido desse tributo. Para que isso aconteça, no entanto, os projetos precisam estar aprovados pela CCPC (Comissão Carioca de Promoção Cultural) e as empresas que desejam patrocinar precisam se cadastrar anualmente como contribuintes incentivadores junto à Secretaria Municipal de Cultura.

Desde 2015, o Aeroporto Internacional Tom Jobim seleciona iniciativas para patrocinar, incentivando a cultura carioca e brasileira e engajando a marca RIOgaleão em projetos que estejam de acordo com o propósito da empresa, de apostar no protagonismo do Rio de Janeiro.

Serviço

O IACJ funciona no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A mostra estará aberta ao público a partir de 27/06, de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, e às segundas-feiras, das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui