Início Notícias Oi apresenta soluções de tecnologia voltadas para o Agronegócio na Agrishow

Oi apresenta soluções de tecnologia voltadas para o Agronegócio na Agrishow

0

A Oi marca presença na Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do Brasil, que ocorre de 29 de abril à 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). A companhia passa a atuar de forma estratégica no agronegócio e apresenta no evento soluções digitais de conectividade, IoT (internet of things) e comunicação para clientes corporativos com foco no aumento da produtividade no campo. A companhia estará presente com estande, localizado na Rua D do evento, e realizará palestra sobre o tema “Conectividade e IoT: o presente-futuro do Agronegócio”, com Eduardo Takeshi, gestor de Negócios de Segurança da Informação e Tecnologia da Informação da Oi.

As soluções de conectividade e IoT da companhia para o agronegócio possibilitam o acesso e o envio de informações online da fazenda à sede, remotamente, através da emissão de sinal via antena ou satélite para os implementos agrícolas plugados à rede, permitindo o monitoramento do comportamento e produção da plantação e colheita. A atuação mais ágil e proativa na prevenção de falhas e sobreposições das operações, evitando desperdícios dos recursos, o combate de pragas, a correção da acidez do solo e a manutenção de maquinários são alguns dos fatores que passam a ter visibilidade com tecnologias ofertadas pela Oi. Ao longo das safras, com uso de software para a análise de dados, o cliente que adquire essas tecnologias conta com uma massa crítica de informações para as tomadas de decisão.

Para as demandas de comunicação no segmento agrícola, a operadora apresenta solução de telepresença que integra videoconferência, telepresença e salas virtuais na nuvem através de multidispositivos. Com a plataforma, empresas do agronegócio passam a dispor de uma tecnologia desenvolvida para realizar comunicação entre as sedes espalhadas por diversas regiões. A solução viabiliza realizar encontros de forma virtual, sem perda de qualidade, gerando economia de gastos de deslocamento e tempo dos colaboradores.

A Oi é provedora de soluções digitais integradas de TI e Telecom para o mercado corporativo. A companhia atende a 5 mil grupos entre empresas públicas e privadas, distribuídas pelo país, com soluções de Segurança, IoT, Big Data, Cloud e Data Center e Serviços Gerenciados, e serviços de dados e mobilidade.

AMAGGI como cliente Oi

Em fevereiro deste ano, as soluções digitais da Oi para o agronegócio tiveram eficiência atestada pela AMAGGI, uma das empresas líderes do setor na América Latina, com atuação em sete países através da produção e comercialização agrícola, em logística e energia. Ambas as empresas celebraram contrato, sendo a Oi responsável por fornecer e gerenciar a conectividade e os dispositivos encarregados de transmitir os dados do campo à sede da fazenda Tucunaré, uma propriedade AMAGGI de 87,6 mil hectares, localizada a cerca de 500 km de Cuiabá, oferecendo cobertura de aproximadamente 35 quilômetros de raio na área de plantio. Nesse caso, foi utilizado a frequência 450 MHz que a Oi tem direito de uso exclusivo no MT, MS, GO, DF e RS. Como benefícios, a AMAGGI adquire melhor gestão dos ativos espalhados em campo e a possibilidade de criar uma rede integrada de sensores e dispositivos remotos.

Soluções digitais da Oi para o agronegócio

Conectividade via antena

Com única antena instalada no meio do plantio, a Oi provê conectividade à atividade agrícola via direito ao uso exclusivo da frequência 450 MHz, oferecendo cobertura em um raio de 35 quilômetros sem interferência e possibilitando a comunicação em áreas remotas (sede fazenda x área de plantio) através de chamadas telefônicas ou do acesso e o envio de informações online.

Conectividade via satélite

A solução de conectividade via satélite da Oi para o agronegócio atua em banda KA, faixa de frequência utilizada na transmissão de dados. Com a tecnologia, a companhia disponibiliza ao setor conexão de alta velocidade, provendo celeridade de até 25 Mbps sem a necessidade de investimento em rede terrestre para levar internet a regiões não servidas por cabos, fibras ou sinal de rádio.

IoT

Através da implantação de transmissores nos implementos agrícolas, a Oi desenvolve projetos customizados de IoT para o segmento permitindo o monitoramento do comportamento e produção da plantação e colheita. Entre os benefícios estão: a atuação mais ágil e proativa na prevenção de falhas e sobreposições das operações, redução de desperdícios dos recursos, o combate de pragas, a correção da acidez do solo e a manutenção de maquinários.

Telepresença

A Telepresença Oi é uma solução de software de sala virtual hospedada na nuvem. Permite o acesso seguro à sala virtual pessoal, a qualquer hora, sem precisar agendar antecipadamente a reserva de recursos de vídeo. Com a solução, é possível realizar chamadas de terminais de videoconferência, sem a necessidade de mobilizar recursos financeiros para a aquisição de equipamentos de infraestrutura e nem de licenças de atualização. A otimização do tempo para as tomadas de decisão e a redução de custos com viagens corporativas são umas das principais vantagens da tecnologia para o agronegócio.

Agenda Oi na Agrishow

Arena do Conhecimento, 30/04, 13h

Palestra “Conectividade e IoT: o presente-futuro do Agronegócio”, com Eduardo Takeshi, gestor de Negócios de Segurança da Informação e Tecnologia da Informação da Oi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui