Início Notícias Friboi inaugura laboratório de análises para garantia de qualidade

Friboi inaugura laboratório de análises para garantia de qualidade

Companhia inaugura seu 11º laboratório de análises, o primeiro no Pará, e reforça foco na qualidade e na segurança dos alimentos;

0
Divulgação

A Friboi acaba de inaugurar o seu primeiro laboratório de qualidade no estado do Pará. Localizada no município de Redenção, a unidade será responsável por realizar análises microbiológicas e físico-químicas para apoiar três plantas da Companhia no estado (Redenção, Marabá e Santana do Araguaia) e outra no Tocantins (Araguaína). Em média, serão 3,5 mil análises por mês.

“Essa inauguração reforça o compromisso da Friboi com a segurança e a qualidade dos alimentos”, afirma Emilia Raucci, diretora de Garantia da Qualidade da Friboi. “O investimento em qualidade é uma prática muito trabalhada na empresa e atende aos avanços de tecnologias disruptivas na pecuária, além de aprimorar ainda mais os nossos padrões internos”, complementa.

O novo laboratório conta com o suporte de automação e tecnologia digital, o que amplia as condições de análise de toda produção por meio de diagnósticos de visibilidade preditiva, conferindo ainda mais segurança e agilidade na detecção de qualquer não conformidade nos produtos.

Além disso, o laboratório possibilita a realização de análises de biologia molecular para algumas espécies de microrganismos (testes de DNA) em amostras de carne bovina e de ambiente, com o objetivo de identificar esses elementos por meio da técnica PCR, ou seja, em tempo real. “Esta análise tem caráter preventivo aos controles de processo e contribuem para mitigar possíveis contaminações. Dessa forma, asseguramos ao consumidor um produto de alta qualidade”, explica Emilia.

Investimentos constantes

O laboratório de análise de Redenção é o primeiro inaugurado pela Companhia em 2019. No primeiro semestre do ano passado, a Friboi inaugurou unidade similar em Campo Grande (MS). A empresa também está modernizando outros seis laboratórios no país, além de certificar na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 (certificação de laboratórios) todas essas unidades. Ao todo, nos últimos dois anos, foram investidos cerca de R$ 5 milhões em reforma, construção e compra de equipamentos.

Atualmente, a Companhia conta com onze laboratórios internos que são responsáveis por realizar análises microbiológicas, físico-químicas e de resíduos químicos necessárias para atender às rotinas da operação, assim como as exigências de clientes e governo (autocontroles). As unidades laboratoriais estão localizadas estrategicamente, de forma a atender às demandas das plantas da Companhia em todo o país. Anualmente, são investidos cerca R$ 65 milhões na área de garantia de qualidade somente na divisão de carnes da JBS.

No ano passado, a área deQualidade da Friboi ampliou em 19,7% a média mensal de análises realizadas em seus laboratórios próprios. No ano anterior, 52,9 mil amostras eram analisadas por mês, enquanto no consolidado de 2018 a média saltou para 63,3 mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui