Início Notícias Digital Seleção Brasileira se destaca no mercado digital, aponta IBOPE Repucom

Seleção Brasileira se destaca no mercado digital, aponta IBOPE Repucom

0
Reprodução

O IBOPE Repucom atualiza seu levantamento semestral sobre o alcance digital das seleções de futebol e destaca o crescimento das bases digitais de França, Brasil, Inglaterra, Portugal e Argentina.

O ânimo e entusiasmo com o título mundial dos franceses na última Copa do Mundo segue mantendo o interesse pela seleção nas redes sociais: os “Les Bleus” novamente foram os que mais registraram novos seguidores em suas contas oficiais. Desde novembro/18, data do último ranking digital de seleções, a F.F.F. (Fédération Française de Football) somou mais de um milhão de novos inscritos, ultrapassando os 17 milhões de seguidores e com uma variação de crescimento de 7%. A seleção francesa liderou o crescimento no Twitter e no Instagram, plataformas que concentram 91% dos novos inscritos nas contas oficiais da seleção francesa de futebol.

Com a iminência da Copa América deste ano, que voltará a ser realizada no Brasil após 30 anos, a Seleção Brasileira de Futebol segue em alta no interesse nas mídias sociais e registra marcas importantes. A seleção canarinho ultrapassou os 22 milhões de inscritos em todas as suas plataformas e ampliou sua vantagem para a seleção mexicana, vice-líder do ranking, para 1,8 milhão de inscritos. A Seleção foi a segunda que mais cresceu em volume com 640 mil novos inscritos e 3% de variação de crescimento em relação ao levantamento anterior.

Inglaterra, Portugal e Argentina permaneceram entre os cinco maiores crescimentos nas mídias sociais no último semestre. Juntas, somaram mais de 175 mil inscritos. A Inglaterra liderou o crescimento no YouTube e a seleção portuguesa, por sua vez, bateu a marca dos 8 milhões de inscritos e conquistou a oitava posição, ultrapassando a seleção espanhola.

O desempenho da Alemanha no último mundial pode ter refletido no baixo interesse em acompanhar a seleção tetracampeã mundial. Os perfis oficiais da D.F.B. (Deutscher Fußball-Bund) somaram 72 mil novos inscritos no último trimestre, volume inferior às seleções da Holanda (122 mil novas inscrições), Peru (89 mil) e Japão (79 mil).

De maneira geral, chama a atenção a alta participação do Instagram no desenvolvimento das bases digitais das seleções de futebol ao redor do mundo. Considerando todas as 40 seleções monitoradas, o Instagram representou 77% de todas as novas inscrições no último semestre, classificando-o atualmente como o principal motor do interesse dos fãs de esporte por conteúdo das seleções de futebol do planeta.

José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom complementa: “segundo nossa pesquisa SPONSORLINK, que mapeia os hábitos e consumo de mídia dos fãs de esporte, 66% dos ‘superfãs de futebol’ (parcela da população que manifesta alto interesse pela modalidade) afirmam sempre usar as redes sociais para se manterem informados sobre futebol. Portanto, hoje não há como pensar na execução de um trabalho de construção de imagem das federações de futebol sem a aproximação com os fãs e torcedores via mídias sociais. Levando em consideração a oferta menor de jogos de seleções, o relacionamento das federações de futebol com os fãs é fundamental para manter o interesse e engajamento dos torcedores durante toda a temporada”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui