Início Notícias Projeto leva moda criada por detentos para 47ª edição do SPFW

Projeto leva moda criada por detentos para 47ª edição do SPFW

0
Ponto Firme Circulo - Foto: Danilo Sorrino

Mais uma vez os alunos do projeto Ponto Firme estarão sob os holofotes do São Paulo Fashion Week. Esta é a segunda vez que os detentos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP), produzem peças em crochê que formarão uma coleção apresentada exclusivamente para o maior evento de moda da América Latina. Sob a supervisão criativa do artesão e designer Gustavo Silvestre, embaixador da marca Círculo S/A, especialista em crochê criativo experimental e moda sustentável, os alunos confeccionaram 31 looks que darão forma à coleção intitulada “Oportunidade”, confeccionada em pouco mais de dois meses pelos 30 alunos.

Nesta edição, os detentos e o idealizador do Ponto Firme, Gustavo Silvestre, buscam dar visibilidade e propor uma reflexão sobre a importância do processo de ressocialização, criando e permitindo novas possibilidades profissionais. Os alunos querem mostrar para o SPFW a busca por novos espaços e narrativas que ecoem o desejo de mudar o mundo. “Os aprendizados com crochê dentro do presídio oferecem uma nova perspectiva aos alunos. Aqueles que ganham liberdade têm oportunidades de reinserção na sociedade através também do desenvolvimento da técnica manual. Temos exemplos concretos de alunos que ganharam a liberdade e tiveram notoriedade por desenvolver peças e participar de importantes eventos de moda”, avalia Gustavo Silvestre.

Para esta coleção, que será apresentada no dia de encerramento do SPFW (27/4), às 19h30min, no ARCA, várias novidades serão exibidas. Uma delas é o uso de muita franja nos looks para dar movimento e um acabamento diferenciado às peças, produzidas com o fios específicos para moda e também outros que originalmente são voltados para decoração, todos doados pela Círculo S/A, maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina. Foram pouco mais de dois meses, tempo recorde, trabalhando no desenvolvimento das peças dos 31 looks, compostos por vestidos, bodys, kaftans, abrigos, calças, e outros. Uma equipe de voluntários fora do presídio, liderada pelo Gustavo Silvestre, auxiliou nos acabamentos das peças.

Na edição anterior do SPFW, os detentos do Projeto Ponto Firme apresentaram a coleção com o tema “Cotidiano dentro da cadeia”, que teve um desfile com uma cela da penitenciária feita de crochê por onde saiam as modelos e até o uniforme usado dentro do presídio reproduzido 100% em crochê. O desfile no evento de moda foi logo na abertura, que emocionou e resgatou a autoestima e sentimento de orgulho e satisfação de todos os envolvidos. “Para este ano, nossa proposta vem de encontro com o tema do SPFW N47, que é “Qual a sua utopia?”. A nossa é acreditar em novas chances de poder ser melhor, de transformar e ser a mudança que queremos ver no mundo. E que a arte, o fazer manual, estão aí para mostrar este caminho”, pontua Gustavo Silvestre.

Ponto Firme

O Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo com mais de 700 mil detentos, segundo dados de 2018 do Banco Nacional de Monitoramento de Presos. A situação se torna ainda mais alarmante, pois um a cada quatro condenados reincide no crime, de acordo com dados do IPEA.

Dentro deste contexto, o projeto Ponto Firme entra no quarto ano de existência oferecendo formação técnica em crochê para sentenciados da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP). Desde as primeiras aulas contou com o apoio da Círculo S/A, que doa materiais para que os alunos possam aprender e se desenvolver. Eles confeccionam tapeçarias, toalhas, redes, almofadas, amigurumi, roupas, acessórios, jóias e o que mais a criatividade permitir. Ao final de cada módulo, com duração de seis meses, os alunos recebem um certificado de conclusão.

Hoje, além dos 30 alunos que participam semanalmente das aulas dentro do presídio, quatro deles já ganharam liberdade e continuam desenvolvendo, junto com Gustavo Silvestre, peças e obras de crochê para as mais variadas finalidades. Toda essa equipe será responsável pela coleção de roupas que será apresentada na 47ª edição do SPFW.

“O Projeto Ponto Firme beneficia cada integrante, aflorando a sua arte, sua profissionalização, se tornando uma nova alternativa de renda e uma perspectiva de vida nova quando o sentenciado estiver em liberdade. A cada 12 horas no projeto, o encarcerado se beneficia com a remição de um dia”, comenta o diretor técnico do Centro de Trabalho e Educação da penitenciária, Valdinei Freitas

*Fotos: Danilo Sorrino

Serviço:

O quê: Desfile Ponto Firme  SPFW N47

Quando: 27/4 às 19h30min

Onde: Espaço ARCA, Vila Leopoldina, São Paulo (SP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui