Início Notícias Ibama multa pela sexta vez a Vale por falhas no plano de...

Ibama multa pela sexta vez a Vale por falhas no plano de salvamento da fauna silvestre e doméstica

0
Divulgação/Ibama

 O Ibama aplicou o sexto auto de infração à mineradora Vale, responsável pela catástrofe socioambiental provocada pelo rompimento de barragem de rejeitos em Brumadinho (MG). A empresa deverá pagar multa diária de R$ 100 mil até que seja executado de forma integral e satisfatória o plano de salvamento de fauna silvestre e doméstica, que exige, entre outras medidas, a instalação de hospital de campanha para reabilitação dos animais resgatados e centro para triagem e abrigo.

O Ibama havia determinado por meio de notificação, em 26 de janeiro, que a mineradora iniciasse em até 24 horas a execução do plano de salvamento de fauna e entregasse relatórios diários com informações sobre os animais resgatados.

Em vistorias, agentes ambientais constataram atraso na realização das obras. Os relatórios enviados pela empresa não atendem integralmente as exigências estabelecidas na notificação.

A multa diária, que foi aplicada a partir desta sexta-feira (08/02), exige o cumprimento imediato das determinações com o objetivo de cessar a degradação ambiental. O valor é o máximo previsto para a infração no Decreto n.º 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais (n.º 9.605/1998).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui