Início Notícias Renault leva estratégias de sustentabilidade socioambiental ao Salão do Automóvel de São...

Renault leva estratégias de sustentabilidade socioambiental ao Salão do Automóvel de São Paulo

0
Divulgação

Educação para segurança no trânsito para crianças, itens automotivos e de vestuário produzidos por negócios sociais, inovações de startups e um encontro sobre o empoderamento feminino são destaques do Instituto Renault no Salão do Automóvel de São Paulo, garantindo ampla visibilidade a alguns dos principais programas de sustentabilidade socioambiental promovidos pela Renault no Brasil. “Mobilidade Sustentável e Inclusão são eixos do Instituto Renault e partes essenciais do nosso negócio, de forma que procuramos inserir os programas que apoiamos ou desenvolvemos em eventos como o Salão do Automóvel, a Fórmula 1 e lançamentos automotivos, levando as iniciativas ao alcance de um grande público”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

Conheça mais sobre as atrações do Instituto Renault no Salão do Automóvel de São Paulo.

O Trânsito e Eu

O Instituto Renault leva até o Salão do Automóvel de São Paulo mais uma edição itinerante do programa de educação para segurança no trânsito “O Trânsito e Eu”.  O programa faz parte do estande oficial da marca, com jogos digitais educativos (serious games) e uma minicidade onde os conceitos de convivência harmoniosa entre todos aqueles que fazem parte do trânsito são praticados.

Além de estar aberto ao público do salão, o programa também recebeu alunos da rede municipal de ensino de São Paulo e das ONGs Arca do Saber e Casa do Zezinho, que atendem crianças de regiões de vulnerabilidade social em São Paulo.

Além de ações itinerantes como a realizada no Salão do Automóvel e em shoppings, eventos e parques de várias cidades, o programa “O Trânsito e Eu”, faz parte de um programa mundial do Grupo Renault e está presente no Brasil desde 2012. Hoje, atua de forma permanente em oito municípios: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital – neste último caso, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Somando as atividades permanentes e itinerantes, cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pelo programa no Brasil.

Boutique Renault

O espaço Boutique Renault, no estande da marca no Salão do Automóvel, reúne uma série de itens oficiais de vestuário da montadora. Mas, além disso, o local dedica 50% do seu espaço a dois negócios sociais apoiados pelo Instituto Renault: a Associação Borda Viva, com o projeto Casa de Costura, e a Supera. Ambas as iniciativas trabalham com foco na geração de renda, possibilitando a criação de oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social, através da oportunidade de trabalho e formação na costura.

Na Boutique, o visitante pode encontrar itens como bolsas, carteiras e nécessaires produzidas com itens da linha de montagem da Renault – como cintos de segurança e forração de bancos –, de autoria das mulheres assistidas pela Associação Borda Viva, além de acessórios para carros e camisetas confeccionados pela Supera. O valor arrecadado com a venda dos produtos é inteiramente destinado a essas entidades.

Startups

Na área de New Mobility, além de atrações em mobilidade zero emissão, a Renault apresenta algumas das startups aceleradas nas últimas edições do programa Renault Experience. A iniciativa, promovida pelo Instituto Renault, foi criada em 2008 e já alcançou mais de 40 mil estudantes universitários. Em 2016, o programa foi reformulado para o atual formato, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação por meio do modelo de startups.

Saiba mais sobre as startups presentes no estande da Renault:

Senscar: Desenvolvido por estudantes da Uninter (PR), é um dispositivo que capta o álcool automaticamente por meio da respiração do motorista, desliga o veículo e informa outra pessoa por um aplicativo.

iDeliver: Sistema de delivery compartilhado, que conecta quem deseja entregar uma mercadoria a quem esteja disponível para fazê-lo. Desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Arquimedes: Criado por alunos da USP, é um aplicativo que usa a gamificação para aumentar a concentração do motorista no trânsito e evitar acidentes.

SmartSecurity: Permite a notificação e suporte a ocorrências, como batidas, arrombamentos e movimento no interior do veículo, via smartphone ou dispositivos conectados à internet. Foi desenvolvido por estudantes da Universidade Federal da Bahia.

A edição 2018 do Renault Experience trouxe ainda mais novidades. Entre elas, a categoria Desafio Twizy, que tem como base a POM – sigla para Platform Open Mind, apresentada pela marca na edição 2017 do Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas. Trata-se de uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy, permitindo o uso livre dos dados do compacto elétrico para o desenvolvimento de soluções de mobilidade. A plataforma, exposta no estande, está disponível para que os participantes do Renault Experience copiem e modifiquem o hardware existente permitindo a criação de um veículo elétrico totalmente personalizado.

Empoderamento feminino

Magdalena López, presidente da Renault no México desde agosto deste ano, compartilhou suas experiências profissionais, dicas de gestão, carreira e empoderamento feminino a cerca de 100 colaboradoras da Renault e convidadas em mais um encontro do grupo Women@Renault, no último dia 12. A iniciativa integra as ações do Instituto Renault no país e foi criada pela marca em 2010 com o objetivo de melhorar a representatividade das mulheres em todos os níveis da empresa.

López tem mais de 25 anos de experiência na indústria. Chegou à Renault em 2010, onde ele exerceu o cargo de CFO do México, Colômbia e diretora Vendas e Rede, antes de se tornar CEO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui