Início Notícias Fórum Mundial Niemeyer

Fórum Mundial Niemeyer

Um evento em prol de uma sociedade e cidades mais justas, inclusivas, sustentáveis, eficientes e democráticas

353
0
Divulgação

A primeira edição do Fórum Mundial Niemeyer, realizado entre os dias 16 e 19 de outubro – no Rio de Janeiro, reuniu 31 palestrantes do Brasil e do exterior. Durante o evento, os participantes abordaram temas muito além da arquitetura e o legado deixado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que abrange Políticas Urbanas, Científicas e Culturais. Foram 04 dias intensos de reflexão e debates sobre o rumo e futuro da importância da arquitetura, como interventor no desenvolvimento das cidades de modo a torná-las mais inclusivas e humanas.

Na ocasião foram anunciadas três novos movimentos do Instituto Niemeyer: o Prêmio Global Niemeyer, a Escola Niemeyer e a Carta Niemeyer.

“O Prêmio Global Niemeyer é uma premiação de âmbito internacional que tem como objetivo promover e laurear a excelência de ações e projetos de políticas urbanas, culturais e científicas, pretendendo honrar o legado humanístico do meu bisavô, que sempre manteve um claro discurso político em favor de um mundo mais solidário. E ao homenagear práticas bem-sucedidas no âmbito da arquitetura, urbanismo e outras categorias, daremos voz a projetos de cunho social, técnico e artístico-cultural democráticos que precisam de atenção para maior visibilidade e apoio”, declara Paulo Sérgio Niemeyer – presidente do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais.

O Prêmio Global Niemeyer contemplará oito categorias:

 

Arquitetura e Humanismo;

Soluções Urbanas e Responsabilidade Social Artes de Cunho Social;

Ciência e Tecnologia à Serviço da Sociedade;

Esporte Solidário;

Acessibilidade;

Personalidade do Ano;

Sustentabilidade.

A ação contou apoio do Green Building Council Brasil, que premiará ações em conformidade com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. E a pretensão é o Prêmio Global Niemeyer é ser uma espécie de Nobel de políticas urbanas sustentáveis, que será auferido a cada ano, tendo como corpo de Júri, pessoas de notório conhecimento em cada área contemplada, sob a curadoria do Instituto Niemeyer. E para sua primeira edição, em outubro de 2020, o Prêmio estará aberto para inscrições a partir de 15 de dezembro de 2018, data comemorativa de nascimento de Oscar Niemeyer e assim seguirá a cada ano.

Já a Escola Niemeyer tem o propósito difundir esta herança, não apenas arquitetônica, mas humanística. Para isso, o Instituto Niemeyer abrirá, em fevereiro de 2019, as inscrições para o seu primeiro curso: “Arquitetura e Humanidades” – com aulas com profissionais de atuação destacada em diversas áreas, de forma que o conjunto de diálogos dará acesso à formação mais ampla do profissional, estabelecendo-se como um espaço de excelência.

E a Carta Niemeyer, elaborada por um grupo de estudos, irá compilar todas as ideias, informações e participações geridas no 1º Fórum Mundial Niemeyer. Para a criação da primeira etapa, um documento redigido da sociedade civil e das entidades de classe e profissionais, visa de uma sociedade e cidades mais justas, inclusivas, sustentáveis, eficientes e democráticas.

Resumo dos debates

O primeiro dia do Fórum teve temas voltados às cidades e humanidades, com foco na diversidade. Metrópoles mais inclusivas, tendo o design e a arquitetura como ferramentas de interação com a população, sem as barreiras que a sociedade impõe.

No segundo, as palestras foram direcionadas à arquitetura e a sustentabilidade. Quais os rumos para cidades mais sustentáveis e ecológicas? Como a arquitetura pode contribuir?

Já terceiro, os debates abordaram sobre cidade e planejamento urbano e regional. O assunto levantou questões para reflexão da iniciativa pública e privada. Entre eles: temas habitacionais, socioambientais, urbanos e mobilidade realizada sem planejamento e conhecimento causando o “exílio na periferia”.

E seu encerramento trouxe a mobilidade, acessibilidade e as cidades inteligentes, com a participação dos arquitetos internacionais Francesc Aragall e Victor Pineda.

Importante

O II Fórum Mundial Niemeyer foi anunciado e acontecerá de 7 a 11 de outubro de 2019.

Já a exposição da Casa França-Brasil culminará com a comemoração dia do arquiteto e aniversário de Oscar Niemeyer no dia 15 de dezembro 2018.

Sobre O Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Cientificas e Culturais:

Criado em 02 de junho de 2010, pelo seu Presidente de Honra Oscar Niemeyer e seu bisneto e atual presidente Paulo Sérgio Niemeyer, o Instituto tem como objetivo principal preservar o legado deixado por Oscar Niemeyer e ampliar o impacto das soluções que fazem parte da agenda urbana e social, que sempre fizeram parte de suas criações arquitetônicas e princípios humanos. O instituto tem ainda como meta o resgate das imensas comunidades carentes que ocupam mais de 60% das grandes cidades do País e o futuro sustentável dos recursos naturais do planeta.

É ainda intuito do Instituto, fomentar plataformas que estejam comprometidas com o bem público e ações que possam solucionar a complexidade urbana do país, além da abordagem dos  problemas urbanísticos, que envolvem o que mais atinge o dia-a-dia das pessoas – mobilidade, saneamento, segurança, estrutura  educacional  prioritária,  equipamentos culturais, zoneamentos econômicos, ampliação do IDH e ações que façam todo o tecido urbano ter parâmetros de  sustentabilidade responsável e ativo, numa profícua sinestesia entre campo, áreas industriais, de comércio e principalmente suas periferias, reais e simbólicas.

Artigo anteriorAccenture fecha acordo para aquisição da New Content, agência brasileira de content marketing
Próximo artigoJeep estreia com oito modelos de seus carros no São Paulo Fashion Week
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui