Início Notícias Pesquisa de Mercado No Twitter as marcas têm mais ressonância do que em outras formas...

No Twitter as marcas têm mais ressonância do que em outras formas de publicidade no ambiente digital, aponta pesquisa

Levantamento em parceria com a Pointlogic/Nielsen mostra resultados da plataforma acima da média do digital em diferentes etapas do funil de conversão

0
Divulgação

Os usuários do Twitter veem a plataforma como um lugar para se conectar a assuntos do seu interesse. Isso faz com que a audiência do Twitter seja mais aberta e receptiva aos conteúdos publicados na plataforma, inclusive por marcas, e disposta a engajar de forma legítima com eles. Essa é uma das conclusões de um estudo conduzido pelo Twitter em parceria com a Pointlogic/Nielsen no mercado brasileiro, que mostra também que a plataforma garante aos anunciantes uma baixa dispersão de mídia e uma entrega mais assertiva em seu público-alvo.

“A partir de uma combinação de resultados de campanhas reais com informações da ferramenta de planejamento de mídia da Pointlogic/Nielsen, foi possível comprovar que o Twitter tem a audiência mais valiosa no momento em que ela está mais receptiva, o que gera mais resultado para as marcas. Isso porque a eficiência de uma campanha de comunicação não pode ser medida apenas com base em alcance e afinidade no target, mas também deve levar em conta a relevância daquela mensagem para o público”, afirma Marcela Doria, diretora de pesquisa do Twitter na América Latina.

Segundo o estudo, em comparação com outros meios e plataformas, o Twitter apresenta o maior percentual de usuários com um nível de interesse alto ou muito alto por temas específicos. “Isso quer dizer que a nossa audiência é mais conectada aos assuntos que a interessa, e o estudo nos permite verificar também o grau deste interesse”, explica Marcela.

De acordo com o levantamento, quando comparado com portais de vídeo e com a média do ecossistema digital, o Twitter tem uma maior efetividade na entrega, que é feita 80% no target – enquanto a média do mercado é de 59%. “Essa análise mostra que somos uma plataforma de mídia com baixa dispersão”, afirma Marcela.

O estudo pontua também que, no Twitter, as marcas têm mais ressonância do que em outras formas de publicidade no ambiente digital. “Na prática, a mensagem do anunciante é compreendida a ponto de construir ou alterar a percepção do público em relação à marca, assim como a de seus produtos ou serviços”, diz Marcela. Os dados indicam que o Twitter apresenta resultados acima de outros agentes do mercado digital em diferentes fases do funil de conversão, nas métricas relacionadas a reconhecimento e lembrança de marca, reforço e fixação de atributos e preferência.

Em linha com os achados do estudo, que mostram que a ressonância entrega mais resultado para as marcas quando considerada no planejamento de mídia, Twitter e Pointlogic/Nielsen desenvolveram um otimizador de campanha que tem como intuito auxiliar a realização de um planejamento com base em ressonância, e não apenas em alcance. A ferramenta está em fase de testes com alguns parceiros do Twitter.

Perfil da audiência – descoberta, interesse e influência

O Twitter também conduziu, em parceria com a Kantar Media, um estudo global sobre o perfil de sua audiência em 23 mercados, incluindo o Brasil. O intuito da análise era entender o que leva as pessoas a usarem a plataforma, qual é o valor que o Twitter traz aos seus usuários em seu dia a dia e o que as pessoas que utilizam a plataforma ao redor do mundo têm em comum em termos de comportamento.

Considerando o recorte do estudo referente ao Brasil, foi possível constatar que o usuário de Twitter entra na plataforma com uma mentalidade aberta à descoberta, é o primeiro a querer conhecer e experimentar novos produtos e tem poder de influência sobre amigos e familiares, inclusive em relação a decisões de compra. Seguem alguns dados em detalhe:

90% dos usuários mensais de Twitter no Brasil gostam de descobrir coisas novas, versus 87% da população online no Brasil
72% gostam de ser os primeiros a testar coisas novas (versus 63% da população online)
92% dizem que adoram descobrir conteúdos interessantes online (versus 89% da população online)
80% são procurados como referência por amigos e familiares interessados em dicas de compra (versus 72% da população online)
75% querem ser informados sobre as últimas tendências quando o assunto são compras (versus 67% da população online)
72% costumam compartilhar semanalmente coisas vistas no Twitter com outras pessoas offline (mostrando a tela do telefone)
91% procuram por opiniões sobre produtos, marcas e serviços no Twitter
85% publicam opiniões sobre produtos, serviços e marcas no Twitter
No Brasil, a pesquisa foi conduzida com 1.502 usuários de internet, incluindo 629 usuários de Twitter no país, com base em uma amostra representativa da população online em gênero, idade, geografia, classe social e frequência de uso. O levantamento ocorreu em dezembro de 2017 e as conclusões foram publicadas em junho de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui