Início Notícias Marcas Rádio MEC AM do Rio de Janeiro celebra 95 anos com novidades

Rádio MEC AM do Rio de Janeiro celebra 95 anos com novidades

0
Divulgação

A Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 kHz) completa 95 anos e lança selo comemorativo nesta sexta-feira, dia 7 de setembro de 2018. Para comemorar a data, a emissora pública idealizada por Edgard Roquette-Pinto também apresenta nova identidade visual e sonora com o slogan “A Primeira do Brasil”.

Neste dia, a MEC apresenta ainda programação especial em todos as produções da grade. A festa será completa com a realização da final do Festival de Música Rádio MEC prevista para 25 de setembro, dia do aniversário de Roquette-Pinto, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

A iniciativa busca revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas de cantores, compositores e instrumentistas. A proposta do concurso é valorizar a produção de artistas do estado do Rio de Janeiro.

 

 

Edgard_Roquette Pinto – década de 1920 – Credito: Acervo EBC

 

Trajetória

Considerada a mais antiga do país, a MEC AM começou sua história de pioneirismo como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A emissora foi criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto, um ano após a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil. O evento que ocorreu em 7 de setembro de 1922 na Praia Vermelha, comemorava o Centenário da Independência do Brasil.

 

Foi também em um 7 de setembro, mas de 1936, que a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro passou a se chamar Rádio Ministério da Educação e, depois, Rádio MEC. Roquette-Pinto ainda a dirigiu até 1937, quando foi substituído por Fernando Tude de Sousa.

Com cerca de 50 mil registros e produções, a Rádio MEC possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira.

A programação da emissora é totalmente voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla toda a diversidade da música brasileira, de gêneros como o choro, a música regional, a música instrumental e de concerto. Tem ainda programas dedicados a literatura, cinema, dramaturgia e as artes como um todo.

Hoje, a Rádio MEC é parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão de veículos públicos de comunicação como a TV Brasil, a Agência Brasil, a Rádio Nacional, a

Rádio MEC FM 99,3 Mhz e a Rádio MEC AM 800kHz.

Faixas de programação:

Conhecimento – Todos os dias, de 6h55 às 10h: Ginastica!, Todas as Vozes, Bate-Papo.com, Viva Maria, Multidiversidade UFRJ , Na Trilha da História e Natureza Viva;

Cultura – Todos os dias, às 12h – Arte Clube, Conversa com o Autor, Marca Página e Trilha de Letras;

Música brasileira – Todos os dias, às 14h e às 18h – Armazém Cultural, Rádio Batuta, Vozes do Brasil, Playlist do Zuza, Cena Musical, Ao Vivo entre Amigos.

Equipe:

Produção: Marcos Leite, David Isidoro e Jose Freitas

Programação Musical: Demarie Henriques e Cacá Santiago

Apresentadores: Marcus Aurélio de Carvalho, Cadu Freitas, Felipe Rangel, Jansem Campos e Tiago Alves

Coordenação de Produção: Rodrigo Soprana

Coordenação de Programação: Cacá Santiago

Gerente Rádio MEC: Thiago Regotto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui