Início Notícias BC lança moeda comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição do Brasil...

BC lança moeda comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição do Brasil no valor de R$ 5,00

Com uma tiragem inicial de três mil unidades.

0
Divulgação

O Banco Central (BC) celebra os 200 anos da primeira Constituição do Brasil com o lançamento de uma moeda comemorativa de prata. Em uma cerimônia realizada na sede do Poder Legislativo, em Brasília, a moeda foi apresentada pela primeira vez ao público.

A moeda, que traz detalhes históricos marcantes, é uma homenagem ao Poder Legislativo e à relevância da primeira Constituição do país, outorgada em 1824 por D. Pedro I. Pela primeira vez, uma moeda de prata no Brasil recebeu a aplicação de cor, um marco que ressalta a importância desse evento histórico.

O anverso da moeda destaca o livro da primeira Constituição brasileira, aberto com suas páginas retratadas em cor sépia, simbolizando a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito remetem à forma como o documento foi redigido há dois séculos, evocando a história e a tradição que permeiam a legislação do país.

Já o reverso da moeda apresenta o icônico prédio do Congresso Nacional, representando o Poder Legislativo. Com suas duas cúpulas, uma voltada para cima e outra para baixo, o conjunto arquitetônico simboliza o modelo bicameral proposto na primeira Constituição do Brasil, refletindo as duas câmaras que compunham a Assembleia Geral.

Com uma tiragem inicial de três mil unidades, a moeda possui valor de face de R$ 5,00. Seu material é de prata 999/1.000, com um diâmetro de 40mm e peso de 28g. O acabamento proof e o bordo serrilhado conferem um aspecto único e especial à peça.

A venda da moeda será realizada pelo Clube da Medalha, mantido pela Casa da Moeda do Brasil, proporcionando aos colecionadores e interessados a oportunidade de adquirir essa peça histórica e comemorativa.

Ao marcar os 200 anos da primeira Constituição do Brasil, o Banco Central reforça o compromisso em celebrar e preservar a história e os valores que moldaram a nação brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui