Início Notícias e-Volksbus: Volkswagen aposta em ônibus elétrico em 2024

e-Volksbus: Volkswagen aposta em ônibus elétrico em 2024

e-Volkbus está em exposição pela primeira vez em fórum de eletromobilidade no Rio de Janeiro

0
Foto: Roberto Marinho

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está pronta para dar um importante passo rumo à eletromobilidade urbana: a produção de seu ônibus elétrico, o e-Volksbus, a partir do segundo semestre de 2024. Esse anúncio confirma o compromisso da empresa com a inovação e sustentabilidade, trazendo soluções de transporte mais limpas e eficientes para as cidades brasileiras.


Desenvolvido no centro mundial de engenharia da VWCO, em Resende (RJ), o e-Volksbus aproveita todo o conhecimento acumulado pela empresa ao longo de cinco anos de experiência com o e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico feito 100% no Brasil. Com tecnologias e componentes compartilhados, esses veículos estão preparados para enfrentar as condições severas de operação no país.

A confirmação desse marco na eletromobilidade aconteceu durante o fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transporte Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”, promovido pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).

Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destacou a importância desse avanço: “Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção.”

O e-Volksbus, que iniciou seus primeiros testes em maio do ano passado, oferece uma série de vantagens para o transporte de passageiros. Com capacidade de 22 toneladas e autonomia de até 250 km, o modelo conta com sistema de carregamento noturno para maximizar a produtividade. Além disso, possui sistema de frenagem regenerativa, Eco-Drive Mode para ajustar o consumo de energia, proteção contra inundação e sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros.

O uso de uma solução exclusiva de arquitetura modular na fase protótipo permite a construção de diferentes modelos de ônibus elétricos, desde micro-ônibus até superarticulados, facilitando a adaptação para diferentes necessidades de transporte urbano.

Com o início da produção do e-Volksbus, a Volkswagen Caminhões e Ônibus reafirma seu compromisso com a inovação e sustentabilidade, contribuindo para um futuro mais limpo e eficiente nas cidades brasileiras.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui