Início Notícias Morre o Empreendedor Abilio Diniz em São Paulo aos 87 anos

Morre o Empreendedor Abilio Diniz em São Paulo aos 87 anos

Seu exemplo continua inspirando futuras gerações de empreendedores.

0
Reprodução/Instagram

No domingo (18/2), o Brasil lamentou a perda de Abilio Diniz, aos 87 anos, uma das figuras mais proeminentes do mundo empresarial no país. Internado no hospital Albert Einstein em São Paulo por mais de duas semanas devido a complicações respiratórias decorrentes de uma pneumonia, Diniz faleceu deixando um legado marcante.

O fundador e ex-sócio do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Abilio Diniz, deixa um legado significativo no mundo dos negócios. Com um patrimônio estimado em R$ 12 bilhões, ele era vice-presidente do conselho administrativo do Carrefour no Brasil e sócio majoritário das Casas Bahia, sendo um dos empresários mais reconhecidos do país.

Carreira Empresarial e Engajamento Social

Conselheiro político de presidentes e ex-presidente da BRF, Diniz também era um entusiasta do esporte, sendo torcedor fanático do São Paulo e membro do Conselho Consultivo do clube. Além disso, fundou o Audax, mostrando seu envolvimento desde a infância.

Pai de seis filhos, Diniz enfrentou a dor da perda em 2022 com a morte de seu filho João Paulo. Sua trajetória no mundo dos negócios começou nos anos 60, quando assumiu a liderança do Grupo Pão de Açúcar até junho de 2012.

Assine a Newsletter do CidadeMarketing

Em 2006, fundou a Península Participações, focada em investimentos privados e líquidos, e, mais tarde, presidiu o Conselho de Administração da BRF, adentrando o segmento industrial. Durante a pandemia de COVID-19, contribuiu com doações de cinquenta milhões de reais para o combate à doença.

Atuação na Mídia e Literatura

Abilio Diniz também marcou presença na mídia como apresentador do programa de entrevistas “Olhares Brasileiros” na CNN Brasil. Como escritor, lançou livros como “Caminhos e Escolhas”, abordando momentos decisivos de sua vida, e “Novos Caminhos, Novas Escolhas”, que destaca suas reinvenções pessoais e profissionais.

Sua história detalhada na obra “Abilio – Determinado, Ambicioso, Polêmico”, escrita pela jornalista Cristiane Correa, retrata desde sua infância até os bastidores da saída do Grupo Pão de Açúcar.

O Brasil perde um visionário, mas Abilio Diniz deixa um legado que transcende o universo empresarial, impactando também áreas como esporte, literatura e mídia. Seu exemplo continua inspirando futuras gerações de empreendedores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui