Início Notícias Bolsas de Estudo: Resultados do Prouni 2024 serão divulgados nesta terça, (6);...

Bolsas de Estudo: Resultados do Prouni 2024 serão divulgados nesta terça, (6); Confira como acessar

A lista de aprovados será divulgada pelo Ministério da Educação (MEC)

0
Reprodução: Instagram/Ministério da Educação

Assine a Newsletter do CidadeMarketing

O Programa Universidade para Todos (Prouni) está prestes a divulgar os resultados para os participantes do processo seletivo de 2024 nesta terça-feira, 6 de fevereiro. Os resultados estarão disponíveis no site https://acessounico.mec.gov.br/prouni e nas páginas das instituições de ensino parceiras. Os candidatos deverão acessar utilizando o login da conta “gov.br” com CPF e senha.


O que é o Prouni?
Por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Prouni oferece a oportunidade para alunos de baixa renda pleitearem bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas.

Prazo de inscrição adiado
O período de inscrição, que inicialmente terminaria em 1º de fevereiro, foi prorrogado em um dia. O adiamento ocorreu devido a problemas no sistema de inscrição e ao atraso nos resultados do Sisu 2024.

O que significa ser “Pré-selecionado”?
O sistema do Prouni usa a nomenclatura “pré-selecionado”. Após essa fase, ainda há etapas de verificação de documentos para comprovar as informações fornecidas no momento da inscrição, realização de provas adicionais (em algumas universidades), e formação de turmas, garantindo um número mínimo de matriculados no curso.

Chances para não pré-selecionados
Aqueles que não foram pré-selecionados terão uma segunda chance com a publicação da segunda chamada em 27 de fevereiro. Caso o candidato não seja aprovado novamente, poderá manifestar interesse na lista de espera, onde instituições convocam candidatos para preencher bolsas não ocupadas.

Datas importantes do Prouni 2024:

Inscrições: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
Resultado da Primeira Chamada: 6 de fevereiro
Resultado da Segunda Chamada: 27 de fevereiro
Manifestação de Interesse na Lista de Espera: 14 e 15 de março
Resultado da Lista de Espera: 18 de março
Quem Pôde se Inscrever
Puderam se inscrever candidatos que realizaram o Enem 2022 ou 2023, obtendo média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. Além disso, era necessário atender a pelo menos um dos critérios abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou privada, sem diploma de educação superior;
  • Ser uma pessoa com deficiência, sem graduação;
  • Exercer a função de professor da rede pública de ensino (exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia)

Renda
Para concorrer a bolsas integrais, o estudante deveria ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). Já para bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita era de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).

Como calcular a renda familiar por pessoa?
O cálculo envolve somar os salários de todos os membros da família e dividir pelo número total de componentes. Este critério é crucial para determinar a elegibilidade do candidato.

O Prouni continua a ser uma oportunidade valiosa para milhares de estudantes em busca de ensino superior acessível e de qualidade. O programa, ao facilitar o acesso à educação, contribui significativamente para a inclusão social e o desenvolvimento educacional do país.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui