Início Notícias Pesquisa de Mercado Flamengo alcança com 4,8 milhões de novos seguidores com crescimento anual de...

Flamengo alcança com 4,8 milhões de novos seguidores com crescimento anual de 9% em suas redes sociais

Ao todo, os 50 clubes monitorados contabilizaram 31,8 milhões de novas inscrições em suas redes sociais em 2023, maior resultado de toda a série histórica

0
Divulgação

Na primeira edição do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros de 2024, o IBOPE Repucom destaca o desempenho anual de novos inscritos nas redes sociais dos 50 clubes monitorados durante o ano de 2023. No acumulado anual, os cinco clubes que mais se destacaram na aquisição de novas inscrições foram: Flamengo (4,8 milhões de inscrições), Corinthians (3,7 milhões), Fluminense (3,3 milhões), Palmeiras (2,9 milhões) e Santos (2,3 milhões).

Destaques de 2023
O Flamengo liderou pelo sétimo ano consecutivo, desde o início do estudo, o ganho anual de novos seguidores. Ao todo, o clube somou 4,8 milhões de inscrições, uma evolução anual de 9%.
O Corinthians obteve segundo maior crescimento com 3,7 milhões de novas inscrições e uma evolução de 12% no ano.
Fluminense foi o clube com a maior evolução de sua audiência digital. Graças à conquista inédita da Copa Libertadores da América, o clube registrou um crescimento total de 62% apenas em 2023, o maior entre todos os 50 clubes do estudo.
O Palmeiras, campeão do Brasileirão, teve uma evolução de 17% de sua audiência digital ao somar 2,9 milhões ao longo de 2023.
O São Paulo, campeão da Copa do Brasil 2023, registrou seu melhor ano no ganho de novas inscrições. Ao todo, foram 2,3 milhões, um crescimento anual de 12%.
O Botafogo, um dos destaques de 2023, também contabilizou resultados positivos, com um aumento de 28% de sua base de inscritos, a segunda maior entre os 10 clubes que mais somaram seguidores no ano.
Mesmo com o rebaixamento inédito, o Santos esteve entre os 5 maiores crescimentos absolutos e a terceira maior taxa de crescimento (+21%). Parte deste resultado se deu graças à visita de Neymar ao clube no primeiro semestre de 2023.
O Fortaleza foi a equipe nordestina com o melhor desempenho digital em 2023. Com um crescimento de 17% e cerca de 550 mil novas inscrições, o clube, que atualmente está na 18ª posição no ranking geral, obteve o 11º melhor resultado entre todas as equipes nas redes sociais.
Confira o desempenho anual dos clubes monitorados em 2023

Divulgação

 

As plataformas que mais contribuíram no ganho de novos inscritos
O Instagram liderou o ganho de novas inscrições com mais da metade (52%) das novas adesões em 2023. O TikTok foi o segundo motor de crescimento para os clubes com 37%. Portanto, Instagram e TikTok representaram 9 em cada 10 novas inscrições em 2023. YouTube e X (antigo Twitter) contribuíram cada um com 5% das novas inscrições, enquanto o Facebook não apresentou evolução significativa, com participação de apenas 0,3% do total de novas inscrições nas páginas dos maiores clubes brasileiros.

 

Destaques de Dezembro
Sobre o desempenho mensal em dezembro de 2023, os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 2,1 milhões de seguidores durante o período. Os cinco clubes que mais se destacaram no crescimento mensal de dezembro foram: Palmeiras, Fluminense, Santos, Corinthians e Flamengo. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1,4 milhão de novas inscrições, ou 65% do total entre todos os 50 clubes no período.
Palmeiras – o bicampeonato do Campeonato Brasileiro levou o clube ao melhor resultado entre os times nacionais no último mês de 2023, ao acumular cerca de 454 mil novas inscrições no combinado de suas redes. Mais de 90% do crescimento do clube foi praticamente dividido entre Instagram (50%) e TikTok (44%).
O Fluminense, devido à sua participação no Mundial de Clubes FIFA, conquistou o segundo melhor desempenho de dezembro ao somar cerca de 361 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas, 55% concentrados em seu perfil no TikTok.
O Santos ficou com o terceiro melhor desempenho de dezembro ao somar 283 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas, o que culminou com a marca dos 13 milhões de inscritos em suas redes sociais. O clube também atingiu marcas importantes como os 4 milhões em sua Fan Page no Facebook e os 2 milhões no TikTok.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui