Início Notícias Petrobras estuda proposta da Mubadala para parceria estratégica na Bahia

Petrobras estuda proposta da Mubadala para parceria estratégica na Bahia

Modelo de negócio a ser estudado levará em conta investimentos

0
foto: Agência Petrobras

Nesta sexta-feira (22), a Petrobras anunciou que recebeu uma comunicação da Mubadala Capital, empresa internacional de investimentos, propondo a formalização de discussões para uma potencial parceria estratégica no desenvolvimento do downstream no Brasil. Essa iniciativa visa fortalecer o setor de pós-produção, abrangendo atividades como refino, transporte e comercialização de produtos petrolíferos. A proposta, que surge como continuidade ao memorando de entendimentos divulgado em 4 de setembro de 2023, abrange negócios no refino tradicional e o desenvolvimento de uma biorrefinaria na Bahia.


O objetivo principal da parceria é enriquecer o ambiente de negócios no setor, além de impulsionar o fornecimento de combustíveis de matriz renovável no Brasil. O modelo de negócio em análise contemplará investimentos futuros e o desenvolvimento de novas tecnologias em colaboração com a Mubadala Capital.

A Mubadala, que controla a Refinaria de Mataripe (RefMat) e a Acelen Energia Renovável S.A. (Biorrefinaria) por meio da Acelen, delineou os principais termos e condições da possível parceria em sua comunicação. A Petrobras agora avaliará a aquisição de participação acionária nesses ativos.

A proposta passará por uma avaliação interna pela Petrobras, sendo submetida aos processos de planejamento e aprovação previstos em sua governança. Qualquer decisão de investimento seguirá as sistemáticas aplicáveis, garantindo que a viabilidade técnica e econômica esteja alinhada com o Plano Estratégico 2024-2028+ da empresa.

RefMat e Biorrefinaria: Pilares da Parceria

A Refinaria de Mataripe, localizada em São Francisco do Conde, Bahia, possui uma capacidade de processamento de 333 mil barris por dia. Seus ativos incluem quatro terminais de armazenamento e um conjunto de oleodutos com 669 km de extensão, conectando a refinaria aos terminais.

O projeto de biorrefino integrado abrange a produção de diesel renovável e querosene de aviação sustentável a partir de óleo vegetal de culturas nativas. Com operações planejadas na Bahia e Minas Gerais, a iniciativa está alinhada aos esforços da Petrobras para explorar fontes de energia mais sustentáveis.

 

A análise da proposta da Mubadala Capital reflete o compromisso contínuo da Petrobras em impulsionar o setor de downstream no Brasil, promovendo a inovação e a transição para fontes de energia mais limpas. A decisão que surgirá desse processo moldará o futuro das operações da Petrobras e sua contribuição para o cenário energético nacional.

CidadeMarketing com informações da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui