Início Notícias Petrobras reinventa a icônica jaqueta laranja usada pelos petroleiros sob a perspectiva...

Petrobras reinventa a icônica jaqueta laranja usada pelos petroleiros sob a perspectiva de cinco estilistas

A ação surge como uma oportunidade para a empresa se aproximar das novas gerações, principalmente da geração Z, ressaltando seu posicionamento em direção a uma transição energética justa

0

Recentemente, a Petrobras completou 70 anos e, para celebrar a data no país, diversas ações foram estruturadas em torno do conceito “O Brasil é a Nossa Energia”, tema da campanha que lançou o novo posicionamento em direção a uma transição energética justa.

Como parte do projeto Petrobras 70 anos, a empresa apresenta o Petrohype, uma das ações criadas pela Ogilvy Brasil junto à marca. Nela, cinco estilistas foram convidados com o objetivo de fazer uma releitura da icônica jaqueta laranja da empresa, uniforme dos petroleiros. A intenção principal, com essa iniciativa, é celebrar a diversidade regional e cultural, valorizando a economia criativa através do trabalho de jovens estilistas que representam as cinco regiões do Brasil e aproximando a marca dos jovens a partir da moda.

As peças criadas pelos cinco estilistas serão apresentadas por eles em suas redes sociais, e postagens feitas por diferentes criadores de conteúdo também farão parte da ação, como forma de engajar o público. O formato escolhido para as postagens foi o da trend do TikTok “GRWM” (Get Ready With Me). Elas serão feitas semanalmente, com uma peça nova a cada publicação. Com essa estratégia, a Petrobras pretende explorar em cada peça o valor central da empresa, isto é, a brasilidade e a cultura do país, além de relembrar a sociedade que apoia projetos ambientais, culturais, esportivos e sociais.

 

Na região Norte, a convidada foi We’e’ena TIKUNA, estilista indígena. Será Eliziane Berberian a representante escolhida para mostrar a roupa via redes sociais. Já na região Nordeste, Meninos Rei desenharão a peça, que será apresentada pelo modelo Noah Alef. Na região Centro-Oeste, a estilista Naya Violeta ressignificou a peça e Nilly Añez mostrará o resultado. No Sudeste, Pedro Andrade comandará a modificação e a peça será apresentada por Luca Scarpelli. E, finalmente, na região Sul, Jéssica Lopes dará à luz a peça criada por Rafael Chaouiche.

A primeira semana de postagem trará o estilista Pedro Andrade e contará com o influenciador Luca Scarpelli, da região Sudeste.

Saiba mais sobre cada estilista da ação Petrohype:

Região Norte − We’e’ena TIKUNA: Artista indígena do Amazonas, nasceu na Terra Indígena Tikuna Umariaçu, onde passou toda a sua infância. Filha de Nutchametü rü Metchitücü, cresceu falando a língua nativa Tikuna. Além de designer de moda, é ativista dos direitos indígenas, youtuber, artista plástica e palestrante. Destaca-se como a primeira criadora de uma grife de moda indígena contemporânea, projetada inteiramente por uma indígena nativa, sem intermediários. A marca utiliza exclusivamente tecido de algodão e misturas de fibras de tururi, com grafismos pintados manualmente por We’e’e’na TIKUNA. As peças são produzidas individualmente, com tingimentos naturais, como jenipapo e urucum, e estamparia com grafismos nativos. A escolha do algodão orgânico reflete o compromisso com a sustentabilidade.

Região Nordeste − Céu Rocha e Júnior Rocha: A Meninos Rei, marca baiana fundada pelos irmãos Céu Rocha e Júnior Rocha, tem oito anos de destaque na moda, combinando reverência à ancestralidade e contemporaneidade. Utilizando principalmente tecidos africanos, a marca cria moda afrourbana moderna com técnicas como o patchwork e modelagens ousadas. Com clientes notáveis como Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Ivete Sangalo, a estreia digital em 2021 foi elogiada pela crítica. O desfile físico “Salve o Povo de Rua” na SPFW de novembro de 2021, durante o mês da consciência negra, destacou a diversidade na moda, aplaudida pela representatividade de homens e mulheres negras, corpos gordos, pessoas maduras e da comunidade LGBTQIA+.

Região Centro-Oeste − Naya Violeta: A marca Naya Violeta, criada em 2007 pela designer homônima, destaca-se por suas coleções em pequena escala que incorporam manifestações afro-brasileiras. Com um foco constante na representatividade para pessoas negras e modelagens não convencionais adaptáveis a diversos tipos de corpos, Naya Violeta desenvolve uma moda autêntica e única. Influenciada por suas experiências de crescer em meio a costureiras, a designer percebeu a autonomia expressa no ato de criar roupas. Sua abordagem amorosa e cuidadosa na produção, baseada no garimpo de tecidos e em pesquisas místicas, busca preencher a lacuna de representatividade no mercado, incorporando a potência da ancestralidade, a estética e manifestações culturais afro-brasileiras em seu processo criativo.

Região Sudeste − Pedro Andrade: Fundador e designer da PIET desde 2012, ganhou destaque na moda ao integrar o streetstyle com elegância, sendo reconhecido na SPFW. No entanto, percebendo que nem todas as suas ideias se encaixavam na PIET, Pedro lançou a P_Andrade, uma expressão mais pessoal que reflete suas atuais aspirações em moda, design, inovação, sustentabilidade e tecnologia. Reconhecendo a importância da sustentabilidade, Pedro destaca que se tornou fundamental, nas empresas atuais, pensar de maneira sustentável, e ele acredita que sua marca pode ser porta-voz dessa abordagem consciente.

Região Sul − Rafael Chaouiche: Nascido em um sítio no interior do Paraná, conquistou o apoio de sua família para seguir sua carreira na moda. Aos 28 anos, mudou-se para Curitiba para estudar moda e trabalhar como figurinista, alcançando destaque ao ficar em segundo lugar no reality show “Como Manda o Figurino”, da Rede Globo. A visibilidade na TV abriu portas para o estilista, levando-o a criar sua marca homônima. Suas criações vibrantes e fluidas já vestiram personalidades como Grazi Massafera, Thai de Melo e Silvia Braz. Recentemente, Rafael Chaouiche participou da terceira temporada do programa “Making the Cut”, sendo o primeiro designer brasileiro no elenco.

As peças da Petrohype não são um novo uniforme dos petroleiros e visam apenas representar a ação. O uniforme não sofre alteração alguma, e permanece da mesma forma que conhecemos. Além disso, as peças da campanha não serão comercializadas, e o uso será apenas para divulgação nas redes sociais.

Ficha técnica
Agência: Ogilvy Brasil
Campanha: Petrohype
Cliente: Petrobras
Produto: Institucional
CCO: Sergio Mugnaini
Head de Conteúdo: Indra Sestini
Diretor Executivo de Criação: Samir Mesquita e Mathias Almeida
Direção de Criação: Alexandre Parme e Eduardo Doss
Direção de Arte: Guilherme Pereira
Redação: Rodrigo Verissimo
Diretor de Estratégia e Conteúdo: Ton Oliveira
Diretor de Operações: Luis Velloso
Estrategista Sênior de Conteúdo: Felipe Casas
Estrategista de Creators: Dandara Lima
Estagiária de Conteúdo: Barbara Santos
Atendimento: Denise Caruso, Luis Carlos Franco, Fernanda Gorgatti, Gabriela Curry, Luiz Pires, Ricardo Vogel, Marcos Zapater
Diretora de Produção: Fabíola Thomal,
Produtora: Stephanie Chaya
Planejamento: Thais Frazão, Roberto Vianello, Fabio Rio
Data: Viviane Sbrana, Michelle Lins, Fabiana Dalla, Lucas Parlato, Andreza Alcantara
Mídia: Thiago Ferraz, Patricia Monteiro, Renata Vasconcelos, Rafaella Morselli, Isadora Alduini, Tamires Andrade, Camila Rodrigues, Vinicius Bicudo
PR Ogilvy: Raphaela Brito

Aprovação Petrobras:
Luís Fernando Nery, Ana Cláudia Esteves, Mariana Bieler, Fabricio Gomes, Pedro Zamberlan, Rodrigo Horta, Marcos Vailan, Thiago Lopes e Souza.

PRODUÇÃO IMAGEM
Produtora de Imagem: Play9
CPO: Tato Bono
Produtor executivo: Rodrigo Moreira
Diretora de Produção: Maura Lima
Direção: Eduardo Resnik e Phillipe Rios
AD: Fernando Tiezzi
Diretor de Fotografia: Felipe Hermini
Direção de arte: Eduardo Kissajikian
Produção: Camila Santana
Logger: Allan Lessa
Atendimento: Júlia Motta
Coordenadora de pós: Vanessa Arruda
Pós-Produção: Zefini
Estilistas: Rafael Chaouiche, Pedro Andrade, Naya Violeta, Meninos Rei, W’e’ena Tikuna

PRODUÇÃO ÁUDIO
Produtora de Áudio: A-Gandaia
Direção: Pedro Turra & Samira Tortelli
Produção Executiva: Pedro Turra
Atendimento: Samira Tortelli
Coordenação: Kika Forjaz
Direção Musical: Emerson Ribeiro & Fabio Mancuso
Produção Musical: Emerson Ribeiro & Fábio Mancuso
Finalização: Fernando Aragaki

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui