Início Notícias Digital Dados preliminares indicam retração na Black Friday 2023, aponta NIELSENIQ EBIT

Dados preliminares indicam retração na Black Friday 2023, aponta NIELSENIQ EBIT

O resultado ocorre por conta do desempenho das categorias de Telefonia, Eletrodomésticos e Informática.

0
Navegando pelas ofertas da Black Friday 2023 com segurança

Dados preliminares recebidos pela NielsenIQ Ebit, líder em informações e insights sobre o comércio eletrônico no Brasil, sobre as vendas da Black Friday 2023 apontam para um cenário de retração no e-commerce como um todo, mas três categorias ganharam destaques positivos: Alimentos e Bebidas, Moda e Acessórios e Perfumaria e Cosméticos.

Números prévios recebidos neste sábado (25/11) mostram que a sexta e a quinta-feira registraram faturamento negativo de dois dígitos na média do mercado, puxados para baixo pelo desempenho negativo das categorias de Telefonia, Eletrodomésticos e Informática.

Os números indicam que o resultado de sexta-feira foi mais negativo que o de quinta. “A avaliação do desempenho preliminar da Black Friday 2023 até o momento revela um cenário desafiador. A antecipação das compras na quinta-feira emergiu como um ponto importante, onde consumidores que possuíam alguma folga orçamentária optaram por realizar suas compras antes do evento principal”, afirmou o executivo responsável pela NielsenIQ Ebit, Marcelo Osanai.

Para ele, a manutenção das taxas de juros em patamares
elevados e o endividamento das famílias são elementos-chave nesse cenário. “O consumidor adotou uma postura mais cautelosa. Ainda assim, ele demonstrou que está cada vez mais confortável em fazer suas compras online, o que se reflete no crescimento, por exemplo, da categoria Alimentos e Bebidas, que é algo que tem ganhado tração durante todo ano”, ponderou.

CATEGORIAS

A categoria de Perfumaria e Cosméticos se consolidou como a protagonista de ganhos para o mês de novembro, mesmo apresentando desaceleração no curto prazo.

A categoria apresentou alta de 26,7% de crescimento durante os dias 23 e 24 de novembro de 2023. De primeiro a 15 de novembro houve alta de 68,7% nas vendas na comparação com o ano passado.

 

Já a categoria de Alimentos e Bebidas, que apresentava estabilidade (0,8% de alta) nos três dias que antecedem a Black Friday, durante o período promocional de quinta e sexta-feira apresentou crescimento de aproximadamente 6% e foi a segunda categoria que mais contribuiu para os ganhos da data.

Moda e Acessórios também se destacou e apresentou crescimento de 7% comparado ao período anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui