Início Eventos Sebrae Rio promove Encontro de Afroempreendedorismo

Sebrae Rio promove Encontro de Afroempreendedorismo

O Aquilombar será na Praça Mauá

0
Divulgação

Com foco no empreendedorismo no segmento afro-brasileiro, o Sebrae Rio promoverá, o evento Aquilombar, nos dias 25 e 26/11, das 10h às 18h, na Praça Mauá. No mês dedicado ao movimento negro, com homenagens ao Dia de Zumbi e da Consciência Negra, a Praça Mauá foi escolhida por ser um território marcado pela de herança africana. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/evento-aquilombar

Um levantamento feito pelo Sebrae Rio, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2023, revela que 51,5% dos empreendedores do estado do Rio de Janeiro são negros, no total, 75% dos negros possuem negócios na informalidade. Além disso, no Brasil, o rendimento médio dos negros donos dos negócios é 32% inferior ao de empreendedores brancos. Segundo dados da pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, os negros movimentam mais de R$ 1,7 trilhão por ano no Brasil.

Para o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, “o Aquilombar é mais um exemplo do compromisso do Sebrae com o empreendedorismo dos afrodescendentes, na busca de uma sociedade mais igualitária, inclusiva e antirracista”.

O diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, destaca que “o Sebrae acredita que só com apoio à diversidade, teremos uma economia mais criativa e inovadora. O evento Aquilombar tem o intuito de divulgar a cultura afro, através de seus produtos, comidas e serviços, além do desenvolvimento dos empreendedores, oferecendo oficinas e palestras”.

A programação do Aquilombar também inclui rodas de conversa e até atrações musicais. Haverá uma feira com produtos de moda, beleza e artesanato, além de gastronomia típica, de afroempreendedores. No espaço interativo haverá barbeiro e trancista. Entre as atrações culturais estão o Baile Charme do Viaduto de Madureira, o Jongo Caxambú do Salgueiro e a roda de samba Só Damas.

O público poderá participar de oficinas sobre como fazer bom uso das mídias digitais, como aumentar as vendas, como se tornar um microempreendedor individual (MEI) e como ter acesso ao crédito.

O roteiro Raízes Cariocas, lançado recentemente pelo Sebrae e parceiros, será apresentado na roda de conversa sobre História e Cultura. A rota é um convite para conhecer as origens da cidade maravilhosa com sabor e música: do samba ao blues, da feijoada aos petiscos, de bar a casa de show, mostrando a diversidade cultural, gastronômica e musical no Rio.

Aquilombar está associado à criação de espaços coletivos de pertencimento, afetividade, acolhimento, sociabilidade, fortalecimento de laços, de memórias e de identidade cultural para a população negra.

O Gerente de Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão do Sebrae Rio, Walcyr Borges, aposta que o empreendedorismo negro é um movimento poderoso de transformação social, econômica e cultural.

Serviço:
· Aquilombar – Encontro de Afroempreendedorismo
· Inscrições: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/evento-aquilombar
· Data: 25 e 26 de novembro, sábado e domingo
· Horário: Das 10h às 18h
· Endereço: Praça Mauá – Centro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui