Início Artigos Thales Brandão Black Friday 2023: Planejamento e estratégias para o sucesso do seu negócio

Black Friday 2023: Planejamento e estratégias para o sucesso do seu negócio

A Black Friday acontecerá no dia 24 de novembro.

1
Fonte: Criador de Imagens Bing

A Black Friday é uma data muito aguardada tanto por consumidores quanto por comerciantes, pois oferece oportunidades de negócios e descontos significativos. No entanto, para garantir que sua empresa aproveite ao máximo essa ocasião, é fundamental fazer um planejamento sólido e entregar uma venda justa, incluindo uma excelente experiência de compra e atendimento pós-venda. Neste artigo, vamos explorar dicas e estratégias para preparar o seu negócio físico ou digital para a Black Friday.


Origem da Black Friday

A Black Friday tem suas raízes nos Estados Unidos e está relacionada à celebração do Dia de Ação de Graças. Inicialmente, os colonos ingleses e americanos nativos se reuniam para celebrar essa data de agradecimento, o que também impulsionava as atividades comerciais. Os balanços contábeis eram feitos manualmente, usando tinta preta para indicar lucros, originando o termo “Black Friday.”

Na década de 1980, as grandes lojas começaram a oferecer descontos e promoções nesse dia, consolidando a Black Friday como uma oportunidade para adquirir produtos a preços significativamente mais baixos. No Brasil, a Black Friday foi introduzida em 2010, inicialmente envolvendo apenas lojas de e-commerce. Com o tempo, as lojas físicas aderiram à celebração, tornando-a uma das datas comerciais mais importantes no país.

Data da Black Friday em 2023

A Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, imediatamente após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Em 2023, a Black Friday será no dia 24 de novembro.

Essa data tem um impacto significativo nos negócios e levou ao surgimento de outras datas comemorativas relacionadas às compras, incluindo a Cyber Monday e o Small Business Saturday.

Cyber Monday

A Cyber Monday é realizada na segunda-feira após a Black Friday e foi criada por lojas virtuais nos EUA em 2005 para estimular as vendas online. Em 2023, a Cyber Monday acontecerá no dia 27 de novembro.

Small Business Saturday

O Small Business Saturday, ou “Sábado dos Pequenos Negócios”, surgiu cinco anos após a Cyber Monday. Essa data promove descontos e promoções oferecidos por empresas de menor porte. Embora ainda não seja tão popular no Brasil, o Small Business Saturday é celebrado no dia seguinte à Black Friday, em 2023, caindo no dia 25 de novembro.

Dicas para o Sucesso na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade valiosa para os comerciantes. No entanto, para garantir que seu negócio se destaque e ofereça uma experiência positiva aos clientes, considere as seguintes dicas:

Planeje com Antecedência: Comece a planejar suas promoções com bastante antecedência para garantir que tudo esteja pronto no dia.

Estoque Adequado: Certifique-se de ter um estoque suficiente para atender à demanda. Nada frustra mais os clientes do que produtos esgotados.

Ofertas Atraentes: Crie promoções e descontos significativos para atrair os consumidores.

Experiência de Compra: Garanta que o processo de compra seja simples e eficiente, tanto em lojas físicas quanto online.

Atendimento ao Cliente: Esteja preparado para lidar com um aumento no volume de consultas e pedidos de suporte pós-venda.

Divulgação Antecipada: Anuncie suas promoções com antecedência para criar expectativa entre os clientes.

Acompanhamento: Avalie o desempenho de suas vendas na Black Friday e utilize essas informações para planejar futuras campanhas.

Atendimento Pós-Venda: Garanta que o atendimento ao cliente continue sendo de alta qualidade após a compra, incluindo suporte e solução de problemas.

A Black Friday oferece uma excelente oportunidade para impulsionar seus negócios, mas o sucesso depende de um planejamento cuidadoso e da entrega de uma experiência de compra justa e satisfatória. Portanto, prepare-se com antecedência, mantenha o foco no cliente e aproveite ao máximo essa data comercial.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui