Início Notícias Pomarola lança campanha “Do tomate a gente cuida”

Pomarola lança campanha “Do tomate a gente cuida”

A comunicação enfatiza atenção aos detalhes em todas as etapas produtivas na linha de molhos

0

Alinhada à sua missão de alimentar o mundo de forma segura, responsável e sustentável, a Cargill ressalta a importância da rastreabilidade no portfólio de tomates da companhia. Reforçando sua responsabilidade com o alimento desde o seu cultivo até chegar ao lar dos brasileiros, a empresa destaca os diferenciais de sua linha de atomatados.

A safra anual de tomates no Brasil produz entre 1,4 milhão e 1,7 milhão de toneladas do fruto. Para esse ano, a expectativa é que os produtores alcancem crescimento médio de 20% em relação a 2022, mesmo com os desafios climáticos e nível de chuvas acima da média. Processando cerca de 390 mil toneladas de tomate por ano, a Cargill criou um conceito que traduz o cuidado com a matéria-prima de ponta a ponta, trazendo para o consumidor informações sobre o processo produtivo do tomate desde o plantio até o envase.

Com a rastreabilidade, é possível conhecer a origem, a trajetória e todos os cuidados envolvidos até a finalização do produto. Tudo começa com a seleção de sementes, escolhidas por meio de pesquisa agrícola, com a implementação da etapa de viveiro de mudas, com foco em melhor eficiência na utilização dessas sementes. A análise do solo de cada fazenda que receberá as plantas também faz parte do processo. Nessa etapa, a Cargill consegue fazer a correção necessária do solo utilizando a quantidade exata de nutrientes (adubação), buscando atingir o maior potencial produtivo em cada época de plantio.

Para manter o cuidado ao longo do crescimento do fruto, a empresa utiliza tecnologia que possibilita melhorar a eficiência das irrigações, aplicando a água no momento e na quantidade certos. Em relação ao controle biológico, a Cargill adota o manejo integrado de pragas nas lavouras, visando usar de forma eficiente os controles químicos e biológicos.

A companhia também trabalha com técnicos de segurança responsáveis por acompanhar de perto o trabalho nas fazendas de tomates. Esses profissionais fornecem orientação e treinamentos necessários para garantir a segurança e as condições adequadas de trabalho no campo, cumprindo toda a legislação trabalhista e respeitando a dignidade dos trabalhadores.

Saindo do campo, todo caminhão que chega às bases da Cargill passa por um processo de classificação, no qual é retirada uma amostragem para a análise da qualidade dos tomates de cada fazenda. Esse processo possibilita o controle e a rastreabilidade da origem de todo tomate processado.

“Essa abordagem é uma forma de ampliarmos a confiança do consumidor, que segue interessado na origem dos alimentos e com a atuação sustentável das empresas. Com nossa nova campanha, reforçamos que o tomate é nossa especialidade e nos comprometemos a cumprir 100% de rastreabilidade de cada fruto processado, com a intenção de promover transparência e gerar total confiança de que o consumidor terá o melhor produto possível com saudabilidade, sabor e responsabilidade”, diz Marcio Barela, coordenador de Sustentabilidade da Cargill.

Ampliando ainda mais o conceito de rastreabilidade refletido em ações sustentáveis, o executivo ainda ressalta que “a Cargill tem um acompanhamento rigoroso de imagens por satélite para monitorar as áreas de produção do tomate, o que faz parte de uma exigência da empresa para a compra da matéria-prima dos produtores”.

 

Campanha
Para se diferenciar em termos de saudabilidade e naturalidade, a nova campanha de Pomarola, intitulada “Do tomate a gente cuida”, evidencia todas as melhorias de processos realizadas pela Cargill ao longo do ciclo de vida do produto, incluindo a diminuição uso de aditivos e conservantes.

“Com as chamadas “Nossos tomates são como filhos: eles dão trabalho, mas nos enchem de orgulho” e “A gente se garante no tomate para você se garantir no prato” queremos reforçar nosso envolvimento na jornada de cuidados do alimento do campo à mesa, por meio de uma linguagem moderna para nossos consumidores que gostam de apreciar uma boa refeição de maneira prática e saborosa”, destaca Esdras Junior, diretor de Marketing de Food Solutions da Cargill América do Sul.

Junto a isso, o time de sustentabilidade da Cargill também apresenta o seu trabalho voltado para proteger o meio ambiente, sem comprometer a produtividade e a eficiência da cadeia de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui