Início Notícias Transformação digital na educação: Recode, Microsoft e Petrobras levam tecnologia às escolas...

Transformação digital na educação: Recode, Microsoft e Petrobras levam tecnologia às escolas públicas brasileiras

Projeto "Janelas para o Amanhã" reforça a importância do empoderamento digital no engajamento de alunos e professores

0

A iniciativa “Janelas para o Amanhã”, que há um ano e meio reúne organizações como a Recode e a Petrobras no empoderamento digital de professores e alunos de colégios públicos de três estados brasileiros, recebe um novo reforço para levar a tecnologia ao ambiente escolar. A Microsoft agora faz parte do projeto, ajudando a beneficiar centenas de educadores e estudantes dos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo.


“A tecnologia, se utilizada de maneira ética e cidadã, pode ser uma grande aliada da sociedade. Essa coalizão pelo empoderamento digital vai ajudar a fortalecer a conexão com os alunos, estimulando uma nova geração de agentes de transformação, que vão poder multiplicar o conhecimento em seus bairros e comunidades”, destaca o fundador e CEO da Recode, Rodrigo Baggio.

O “Janelas para Amanhã” iniciou suas atividades em 2021, quando 280 escolas públicas receberam a doação de quase 9.000 computadores, reforçando o acesso de estudantes e funcionários ao mundo digital. O projeto segue em operação e já impactou centenas de alunos de Ensino Médio e professores de todas as etapas de ensino com formações sobre empoderamento digital.

Ao longo de 2022, os estudantes receberam o apoio de educadores sociais da Recode em trilhas formativas gratuitas que abordaram temas que iam desde o básico do mundo digital, com ferramentas fundamentais para o dia a dia escolar e, futuramente, ao ingressarem no mundo do trabalho, com capacitações para utilizar soluções como o Microsoft Word, Excel e Power Point, até conceitos básicos sobre a lógica da programação. Já os professores puderam conhecer e se aprofundar sobre a Metodologia Recode, em assuntos relacionados à educação integral, ao pensamento freiriano e à cultura digital.
Nesta nova fase, em parceria com a Microsoft, o projeto vai focar na capacitação de professores em habilidades digitais, preparando-os para interagir com os alunos por meio dos conceitos de educação integral e cultura digital. Os docentes serão capacitados em temas ligados à gamificação e experimentação com no/low code (pouco ou nenhum código), a partir do uso criativo do Minecraft.

“Com os avanços da tecnologia nos últimos anos, é fundamental que, desde cedo, as pessoas tenham conhecimento e os recursos necessários para lidar com as novas tecnologias. Seja para facilitar o aprendizado, seja para ingressar no mundo do trabalho, os jovens devem estar familiarizados com o ambiente on-line para desenvolver habilidades digitais e estarem preparados para as oportunidades de agora e do futuro. Entendemos que não há ambiente melhor para começar este aprendizado do que a escola, porém, para que isso aconteça, precisamos que os professores estejam preparados para trabalhar em sala de aula conteúdos que costumam chamar a atenção dos alunos, como por exemplo o Minecraft e programação no/low code,” comenta Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil.

“Tecnologia e inovação são pilares da atuação da Petrobras, por isso apoiamos iniciativas como o Janelas para o Amanhã, que contribuem para a educação, empoderamento digital e o desenvolvimento de professores e alunos da rede pública de ensino” afirma Marcela Souza Levigard, Gerente de Programas Sociais da Petrobras.

 

Professores que já tenham integrado ciclos anteriores do “Janelas para o Amanhã” poderão participar novamente da nova etapa. Todo o programa é gratuito e poderá ser acessado através do site https://janelas.recode.org.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui