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MASP Escola apresenta três cursos de Estudos Críticos

Com início em maio, as aulas propõem olhares distintos sobre restituições de obras de arte, design de exposições e interface entre arte e inteligência artificial

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Vista panorâmica do Acervo em transformação, MASP, 2023, foto: Eduardo Ortega

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, em maio de 2023, três cursos de Estudos críticos, organizados pelo MASP Escola. São eles: Museus e restituições: um panorama global, com Sabrina Moura, de 2 de maio a 6 de junho; Introdução ao design de exposições e à crítica curatorial, com Mirtes Marins de Oliveira, de 3 a 31 de maio e Encruzilhadas: artes, redes sociais e inteligência artificial, com Larissa Macêdo, de 4 a 25 de maio.

De programa intensivo, o módulo de Estudos críticos tem como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.

O curso online Museus e restituições: um panorama global, discutirá aspectos históricos, museológicos e políticos relativos à questão da restituição de obras de arte, a partir de estudos de caso que compõem um vasto panorama global. Do Brasil ao Congo, da Grécia ao México, serão analisadas diversas demandas de restituição com atenção para as questões políticas que as atravessam e como elas impactam acervos, coleções e museus ao redor do mundo.

Já o curso Introdução ao design de exposições e à crítica curatorial, que acontece de modo presencial no Museu, tem por objeto o ambiente expositivo em suas possíveis dimensões (comercial, cultural, de entretenimento, entre outras), apresentado de forma panorâmica e considerando o marco histórico do delineamento do campo do design de exposições — campo do design que se configura a partir da pesquisa, conceituação, curadoria, planejamento espacial de disposição dos elementos selecionados na elaboração narrativa e os possíveis acessos dos diferentes públicos. Serão analisados, além desses componentes, aqueles que também constituem mostras, como mobílias, conteúdos textuais, opções de iluminação, fluxos de circulação, disponibilidades de engajamento aos públicos, uso de tecnologias digitais, entre outros.

Por último, as aulas do curso Encruzilhadas: artes, redes sociais e inteligência artifical, que acontece virtualmente, objetiva refletir criticamente e conhecer as práticas artísticas contemporâneas nas redes sociais, a partir da produção de alguns artistas negros brasileiros, como biarritzzz, Zaika dos Santos, Moisés Patrício, Larissa Macêdo e Lucas Castro, compartilhada nessas plataformas, em especial no Instagram. Para tanto, o curso articula uma discussão sob uma perspectiva contracolonial, de matriz afro-brasileira e feminista negra. Interessa pensar esses campos tão eurocentrados a partir de outras vozes e presenças historicamente invisibilizadas e silenciadas. Por isso, a escolha do operador conceitual das encruzilhadas de Leda Maria Martins e da perspectiva contracolonial de Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo) como articuladores desse processo.

Todos os cursos do MASP Escola oferecem bolsas de estudo e descontos para professores da rede pública em qualquer nível de ensino mediante processo seletivo após inscrição, além de 15% de desconto para AMIGO MASP. As aulas dos cursos online serão ministradas por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. Estes cursos serão gravados e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados de todos os cursos serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Confira a programação completa:

Museus e restituições: um panorama global
Com Sabrina Moura
2.5 — 6.6.2023 | Terças, 19h às 21h30
Online

Em novembro de 2017, Emmanuel Macron anunciou o desejo de restituição de obras de arte africanas pilhadas ao longo da colonização francesa. No ano seguinte (2018), a iniciativa deu origem ao célebre relatório elaborado pelos pesquisadores Bénédicte Savoy e Felwine Sarr. Tal iniciativa não se limita ao campo das relações entre África e Europa, tampouco à expurgação da culpa colonial que assombra muitos dos museus etnográficos europeus. Trata-se de uma pauta global que atravessa o campo da arte, e a forma como se constroem e se entendem as políticas de identidade contemporâneas. Ao longo desse curso, discutiremos aspectos históricos, museológicos e políticos relativos à questão da restituição de obras de arte, a partir de estudos de caso que compõem um vasto panorama global. Do Brasil ao Congo, da Grécia ao México, serão analisadas diversas demandas de restituição com atenção para as questões políticas que as atravessam e como elas impactam acervos, coleções e museus ao redor do mundo.

Investimento:
Público geral 5x R$ 57,60
Amigo MASP 5x R$ 48,96
Inscrições aqui

Introdução ao design de exposições e à crítica curatorial
Com Mirtes Marins de Oliveira
3 — 31.5.2023 | Quartas, 19h às 21h
Presencial

O curso tem por objeto o ambiente expositivo em suas possíveis dimensões (comercial, cultural, de entretenimento, entre outras), apresentado de forma panorâmica e considerando o marco histórico que define o campo do design de exposições — campo que se configura a partir da pesquisa, conceituação, curadoria, planejamento espacial da disposição dos elementos selecionados em elaboração narrativa e os possíveis acessos dos diferentes públicos. Como parte dessa aproximação, pretende-se exercitar a crítica curatorial, fornecendo e discutindo ferramentas que possam colaborar para interpretações e avaliações de mostras por meio de visitação aos espaços do MASP.

Investimento:
Público geral 5x R$ 96
Amigo MASP 5x R$ 81,60
Inscrições aqui

Encruzilhadas: artes, redes sociais e inteligência artifical
Com Larissa Macêdo
4 — 25.5.2023 | Quintas, 19h às 21h
Online

Vista panorâmica do Acervo em transformação, MASP, 2023, foto: Eduardo Ortega

O objetivo do curso é refletir criticamente e conhecer as práticas artísticas contemporâneas nas redes sociais, a partir da produção de alguns artistas negros brasileiros compartilhada nessas plataformas, em especial no Instagram. Para tanto, o curso articula uma discussão sob uma perspectiva contracolonial, de matriz afro-brasileira e feminista negra. Interessa pensar esses campos tão eurocentrados a partir de outras vozes e presenças historicamente invisibilizadas e silenciadas. Por isso, a escolha do operador conceitual das encruzilhadas de Leda Maria Martins e da perspectiva contracolonial de Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo) como articuladores desse processo.

Em um primeiro momento abordaremos os conceitos de encruzilhadas e de contracolonial para iniciar um diálogo que parte do pensamento filosófico, saberes e cosmovisões afrodiaspóricas para estruturar mediações e leituras que permitam expandir a compreensão dos trabalhos de artistas negros brasileiros nas redes sociais. Em um segundo momento, o intuito do curso é abordar como a arte contemporânea se articula nas redes sociais a partir da produção e do compartilhamento dos trabalhos desses artistas. Com isso, será possível ampliar o debate e as relações em torno de questões relacionadas à inteligência artificial (IA) nesses ambientes, incluindo as reflexões relacionadas ao racismo algorítmico.

Para pensarmos essa encruzilhada: arte, redes sociais e IA, iremos dialogar com alguns artistas, como: @biarritzzz e sua série de gifs criados para o Instagram Stories; Zaika dos Santos com o projeto artístico @nokenago; Moisés Patrício com a série “Aceita?” compartilhada no Instagram; e com o projeto (@projetoater) de Larissa Macêdo e Lucas Castro, dentre outros.

Investimento:
Público geral 5x R$ 48
Amigo MASP 5x R$ 40,80
Inscrições aqui

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