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Skol hackeia aplicativos e desvia trânsito das ruas de bares para abrir espaço para a curtição

Assinada pela GUT São Paulo, Fechamento Skol foi inspirada em experimento de artista alemão e usa a tecnologia para desviar a passagem de carros em bares lotados

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Reprodução

Sexta-feira, sábado e domingo são os dias oficiais de encontrar amigos no bar do coração. Tem bares para todos os gostos, né? Tem aqueles mais elaborados com parklets, que são os espaços ampliados para as pessoas ficarem nas calçadas em segurança, mas se o seu bar favorito é um daqueles com calçada pequena, sempre rola aquele aperto, gente espremida na calçada, alguns até vão mais pro meio da rua. E aí o rolê pode ficar perigoso, com carros passando a toda hora, com risco até de acidentes. E foi pensando nisso que Skol criou o Fechamento Skol: um jeito inovador de deixar o rolê mais seguro e livre para a curtição.


Para o consumidor não passar mais por esse perrengue, Skol vai hackear aplicativos de trânsito, desviando o fluxo de carros para rotas alternativas, tudo isso com uma bicicleta pra lá de tecnológica. Assim o encontro com os amigos fica mais leve e divertido.

A Skol leva para a rua uma bicicleta quase normal, exceto pelo fato de que ela possui um compartimento com cem celulares, cada um com um chip diferente. É como se cada aparelho fosse uma pessoa com o aplicativo de trânsito ligado e cada um deles também vai reportar ‘via interditada’ no app de trânsito, fazendo com que a rota seja recalculada. Muitos celulares conectados, transportados pela bicicleta, enviam a informação para os aplicativos de que, ali, há um engarrafamento. O resultado? Carros são direcionados para outro caminho e o trânsito desviado para outro lugar. Quem se dá bem? Todo mundo que está no bar, que pode curtir na rua com mais segurança, e o motorista também, que evita engarrafamento e aglomeração de pessoas nas ruas.

É a tecnologia usada de uma forma criativa, a favor de quem aproveita uma Skol gelada com os amigos no bar. “Nosso propósito é levar leveza e diversão para as pessoas, aliviando os perrengues do dia a dia, e nada mais justo do que ajudar aquela galera que só quer tomar uma Skolzinha no bar com os amigos, a curtir com mais espaço e segurança. E de uma forma super divertida e debochada, que é a cara da marca”, diz Fernanda Cousin, Gerente de Marketing da Skol.

Segundo Diego Ferrite e Gabi Marcatto, Diretores de Criação da GUT São Paulo, a iniciativa destaca uma das grandes tradições dos paulistanos, e brasileiros em geral, e une tudo que a marca representa para seus fãs: “Brasileiro adora beber de pé na frente dos bares, e a gente sabe que a diversão muitas vezes fica tão grande que não cabe na calçada pequena. A gente se aproveitou de um hábito cultural da galera pra resolver um perrengue de uma forma que só a Skol poderia ”, completam.

 

Inspiração alemã

A ação de Skol foi inspirada em um experimento do artista Simon Weckert que, em 2019, viralizou na internet produzindo engarrafamentos no Google Maps, sem usar carros. A cena é hilária: o artista puxa um carrinho de mão repleto de celulares abertos no aplicativo, pelas ruas de Berlim, na Alemanha.

E o resto, você já deve imaginar, mas fica ainda mais claro se assistir ao vídeo que ele produziu.

 

FICHA TÉCNICA
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Ambev
Produto: SKOL
Título: Fechamento Skol
Território: Brasil

CCO: Bruno Brux
ECD: Murilo Melo
Creative Directors: Diego Ferrite, Gabi Marcatto, Rainor Marinho e Murilo Santos
Creatives: Rafael Kaminart, Wally Oliveira, Paulo Damasceno e Tom Vouga
CEO: Valéria Barone
Head Of Account: Alessandra Visintainer
Account Director Group: Francine Pellacani
Account Director: Isadora Spinardi
Account Manager: João Laureano e Vinícius Lopes
Account Assistant: Emylin Couto
CSO: Amanda Agostini
Strategy Director: Gisele Bambace
Strategy Manager: Julia Garcia
Head Of Content: Patrícia Moura
Content Manager: Deyse Albiach
Influencer Curator: Isabela Lyra
Head of Media & Data: Nathalia Oliveira e Douglas Coelho
Media Director: Tatiana Muracami
Media Manager: Daniel Miscolcz
Media Coordenador: Lucas Generoso
Media Supervisor: Bruna Zeferino
Media Assistant: Alex Ferreira

AMBEV-MARCA
VP Marketing Brasil: Daniel Wakswaser
Diretora de Marketing: Cinthia Klumpp
Head Skol: Oliver Otto
Gerente de Estratégia Skol: Caroline Ferraz
Gerente de Execução Skol: Fernanda Cousin
Especialista de Conteúdo Skol: Gabrielly Sadovski
Especialista de Mídia Skol: Steffany Ribeiro
Head de Criatividade, Conteúdo e Capabilities Draftline: Lucas de Oliveira
Produção: Produção Integrada Draftline
Head Produção Audiovisual: Julia Kannebly
Produtores Executivos: Carlos Grübber, Gabi Froemming e Karin Stuckenschmidt
Producer Senior: Marcelo Dias Hipólito
Producer Pleno: Juliano Martins

VÍDEO
Produtora: WOLFWOLF
Direção: Decio Matos Jr.
Assis. Direção: Vivi Acatauassu
DOP: Luiz Maximiano
Produtor de arte: Lelou Carvalho
Produção Executiva: Leo Sassini
Line Producer: Vivi Guedes
Coordenadora de Produção: Karol Brito
Diretor de produção: Breno Oliveira
Produtora: Pati Soares
Montagem: Jon Kadocs
Cor: Felipe Tolotti
Pós Produção: Liquor
Coordenação Pós: Ale Campos
Motion: Pedro Alk e Guilherme Mourão
Finalizador: Pedro Lamana

ÁUDIO
Produção: Carbono Sound Lab
Direção de produção de áudio: Zé Godoy
Coordenação de produção: Lupa Mabuze, Luiza Godoy
Atendimento: Robie Palmari, Juliana D’Alcantara, Gabi Takan
Produção musical: Zé Godoy
Desenho de Som: Felipe Sabino, Esther Maria Ferreira

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