O programa Avião Solidário da LATAM transportou gratuitamente nesta quinta-feira (23) um total de 50 mil refeições em apoio às vítimas das fortes chuvas que atingem o litoral paulista. O transporte foi realizado em parceria com o Movimento UniãoBR, que recebeu o apoio de diversas companhias para adquirir as refeições de uma empresa do Rio Grande do Sul especializada em alimentos desidratados.
Ao todo, foram transportadas 140 caixas, uma carga de quase 2 toneladas embarcada em Porto Alegre no compartimento inferior de uma aeronave que decolou às 5h38 e pousou no aeroporto de Congonhas às 7h07. Já no estado de São Paulo, os alimentos foram destinados ao abastecimento de três polos afetados pelas chuvas: no Centro de São Sebastião, nas praias do Sahy e Baleia, e no Guarujá.
AVIÃO SOLIDÁRIO: COMPROMISSO DA LATAM COM O BRASIL
Com mais de 10 anos de existência, o programa Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.
Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Somente em 2022, o programa beneficiou quase 1,5 milhão de pessoas no Brasil.
Em abril de 2022, vale lembrar, o Movimento União BR e o programa Avião Solidário também atuaram juntos no transporte de donativos às vítimas da guerra na Ucrânia. A parceria se repetiu em julho, quando a companhia e a instituição se uniram no transporte gratuito de alimentos para as vítimas das chuvas nos estados de Alagoas e Rio Grande do Norte.
O MOVIMENTO UNIÃOBR
O Movimento UniãoBR é um movimento nacional apartidário que reúne voluntários de todo o Brasil e foi fundado no início da pandemia no País, em março de 2020. A ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. Presente em 24 estados, já beneficiou mais de 24 milhões de pessoas e arrecadou mais de R$ 300 milhões, usados na doação de equipamentos de proteção individual (EPI), na aquisição e distribuição de toneladas de alimentos, na criação de leitos, equipamentos e insumos hospitalares e na gestão de cursos.
O Movimento União BR liderou doações de usinas e mini usinas de oxigênio para o Estado do Amazonas, na campanha SOS Manaus e auxiliou na geração de renda para os manauaras.
Realizou a campanha Pacote do Bem onde equipou mais de 500 hospitais com insumos e equipamentos. Realizou as instalações, readequação e equipou o maior centro de Reabilitação pós covid no hospital Ronaldo Gazolla.
Ademais, atuou na Bahia, apoiando a reconstrução do Estado, após as fortes chuvas no sul da região, no final de 2021 e nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco. Também estruturou um hub de distribuição na Romênia, articulou o envio de alimentos e insumos de saúde para as vítimas da guerra da Ucrânia, atuando desde o começo de março, auxiliando no envio de mais de 20 toneladas de doações e 130 mil insumos de primeiros socorros.
O Movimento União BR, que tem o Instituto da Criança como ong gestora financeira, foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2020 e do Prêmio Escolha do Leitor de 2021. O Movimento foi reconhecido pela ONU como case mundial de sucesso. Durante o ano de 2022 realiza a campanha de distribuição de vale gás que apoia mais de 250 mil pessoas. Sua missão é realizar o trabalho assistencial, a fim de promover um legado nos lugares em que atua, formando um hub de ajuda emergencial.