Início Notícias Fundação Bunge abre inscrições para formação profissionalizante de jovens em São Paulo

Fundação Bunge abre inscrições para formação profissionalizante de jovens em São Paulo

Projeto De Grão em Pão dá prioridade para moradores de regiões periféricas da capital paulista

0

Estão abertas até o dia 1 de março as inscrições para mais uma turma do projeto De Grão em Pão em São Paulo (SP), que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens na área de panificação, culinária e confeitaria. A iniciativa promovida pela Fundação Bunge vai selecionar jovens de 18 a 29 anos, preferencialmente de regiões periféricas, e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

A lista de seleção será publicada no dia 6 de março no site da Fundação Bunge (www.fundacaobunge.org.br). Para se inscrever é preciso estar dentro da faixa de idade e morar na região metropolitana de São Paulo, sendo que haverá prioridade para os moradores de regiões periféricas. É preciso também ser apaixonado pelas áreas de panificação, culinária e confeitaria. E não é necessário ter experiência prévia.

Serão 25 jovens que receberão formação socioemocional de um mês com a Rede Cidadã, entidade que há 20 anos desenvolve programas e projetos de forma continuada, permanente e planejada. A formação socioemocional será gratuita e integralmente presencial no Centro de São Paulo.

Desse grupo, 15 integrantes serão selecionados para o curso de panificação, uma formação técnica também gratuita na Academia Bunge. Eles receberão auxílio para transporte e alimentação, além de todo material necessário para as aulas técnicas, realizadas no bairro de Pinheiros, na Capital.

Após a formatura, esses jovens serão encaminhados para trabalhar em padarias, em uma parceria articulada pelo sindicato Sampapão. O De Grão em Pão é uma das iniciativas do programa Comunidade Integrada, que promove ações de geração de renda e desenvolvimento territorial sustentável em localidades onde a Bunge atua.

Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge, explica a importância da iniciativa lembrando que “a Fundação tem desenvolvido diversos projetos de empregabilidade para jovens, mas é importante estar atento tanto às aptidões de quem se inscreve quanto às demandas de mercado”.

Para ela, é preciso “oferecer formações em áreas que precisam de mão de obra, como é o caso do setor de panificação e confeitaria, contribui para que o estudante saia do curso já empregado, o que mantém o estímulo do grupo para finalização do curso e ingressar numa carreira promissora no setor”.

Como funciona o projeto
O projeto tem duração de 12 meses e ocorre em seis etapas: seleção dos 15 integrantes; preparação socioemocional; qualificação profissional; formatura; mão na massa, período em que os participantes ingressarão no mercado de trabalho; e acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação Bunge por seis meses. Todos os selecionados recebem bolsa mensal de R$ 750,00 para refeição e transporte, além de uniforme profissional completo e material didático.

As aulas técnicas ocorrem de segunda a quarta-feira, no período da tarde, na Academia Bunge, em São Paulo, que conta com uma cozinha totalmente equipada e nomes de referência no mercado de panificação, culinária e confeitaria. Para o módulo de aula relacionado a chocolate, por exemplo, haverá materiais e professores da Harald, empresa referência em chocolates para o mercado especializado. A certificação do curso está a cargo da Academia Bunge e do Instituto Gastronômico das Américas (IGA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui