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Mercado Livre e Feira Preta lançam a “Coleção Abadá” para celebrar os afroblocos e valorizar seu papel na origem do Carnaval brasileiro

Três marcas parceiras da Feira Preta foram convidadas para resgatar a origem do abadá e traduzir a ancestralidade da cultura preta na maior festa popular do Brasil.

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Com o objetivo de ampliar o apoio ao afroempreendedorismo, o Mercado Livre lança uma coleção especial de Carnaval em parceria com a Feira Preta. A plataforma convidou três criadores negros, que fazem parte da feira, para desenvolverem peças que resgatam a origem do abadá e que valorizam a ancestralidade da cultura preta na maior festa popular do Brasil. Chamada de ‘Coleção Abadá’, ela é inspirada nos afroblocos que carregam a história do Carnaval brasileiro, celebrando sua origem e valorizando a contribuição, resistência e potência do empreendedorismo negro. As peças das três linhas que formam essa coleção cápsula estarão disponíveis na loja da Feira Preta no Mercado Livre, cujas vendas serão revertidas para as próprias marcas e para o Instituto Feira Preta, que há anos apoia o afroempreendedorismo e seu lugar de potência na América Latina.

Ao ouvir a sua comunidade negra, formada por colaboradores e parceiros relevantes como a Feira Preta, o Mercado Livre identificou a oportunidade de iniciar um diálogo sobre a origem do carnaval e o papel do empreendedorismo e dos afroblocos nesta que é uma das maiores festas brasileiras. Para isso, contou ainda com a ajuda de pesquisadores para identificar e celebrar a origem e símbolos dessa cultura através da moda. Elemento central dessa narrativa e que dá nome à coleção, o abadá foi resgatado pelas marcas Nazura Art, Casa Cléo, e Studio Aurum, que criaram nove peças inspiradas em afroblocos nacionais.

Além disso, ao reconhecer o papel fundamental que esses blocos desempenham nesta grande festa e na resistência da cultura preta em um carnaval cada vez mais embranquecido, o Mercado Livre vai apoiar financeiramente três blocos que deixaram de desfilar, permitindo que se reestruturem ao longo deste ano e que voltem a desfilar pelas ruas do Rio de Janeiro em 2024. Após uma seleção criteriosa, que considerou ainda a história e viabilidade, os afroblocos selecionados foram: o Afoxé Maxambomba, um dos mais notáveis da baixada fluminense e que está inativo desde 2015; o Tafaraogi, movimento afro pioneiro na zona oeste carioca, cujo último desfile também foi há oito anos; e o bloco Olodumaré, que tem influência do baiano Olodum e que não desfila desde 2019. São esses blocos que inspiraram as peças das marcas que assinam a Coleção Abadá.

Questionando o uso que foi dado ao abadá ao longo dos anos, uma campanha assinada pelo Mercado Livre e Feira Preta ajuda a contar esse lado pouco valorizado da história, trazendo ainda mais visibilidade para marcas e empreendedores negros. “Desde 2018, fortalecemos o afroempreendedorismo na América Latina, por meio da inclusão digital, da geração de renda e da valorização da cultura afro. Atuamos em parceria com a PretaHub para democratizar oportunidades e reduzir desigualdades sociais e geográficas, conectando saberes e pessoas por meio dos nossos programas, produtos e serviços”, destaca Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre. “A essência do carnaval está associada à ideia de democracia, de liberdade e de ocupação dos espaços pela diversidade, e é com esse propósito que o Mercado Livre abre alas para que empreendedores e afroblocos tenham seu lugar de destaque e de direito”, completa.

Assinada pela GUT São Paulo, a campanha foi lançada no dia 9 de fevereiro, sendo composta por vídeos que apresentam as marcas da Feira Preta responsáveis pela Coleção Abadá, elemento ressignificado como uma ferramenta de mudança. “Além de impulsionar as causas nas quais acreditamos, sempre com o apoio dos nossos parceiros e comunidade interna, as nossas campanhas têm nos ajudado a seguir uma trajetória consistente de aprendizado, permitindo enfrentar de maneira coletiva os desafios à equidade racial, que sabemos que são complexos”, reconhece Thais Souza Nicolau, diretora de Branding do Mercado Livre na América Latina. “Estamos impulsionando projetos e afroempreendedores para ampliar e valorizar a cultura preta dentro do carnaval, fazendo jus a uma festa tão democrática. A visibilidade pode ser transformadora, nos motivando a investir em ações que ajudam a construir uma sociedade mais inclusiva”, concluiu.

“O abadá é um dos símbolos do carnaval brasileiro. Mas o que pouca gente sabe é de onde ele vem: uma vestimenta de origem negra, trazida pelo povo Malê. Enquanto o abadá virava símbolo de um carnaval cada vez mais branco e elitizado, vários afroblocos, que ajudaram a moldar a festa como ela é, ficaram pelo caminho por falta de recursos”, explica Erick Willmer, diretor de arte da GUT São Paulo. “Quando Mercado Livre e Feira Preta se juntam para lançar a Coleção Abadá, além de valorizar essa origem e cultura através da moda, ampliamos a oportunidade para que esses afroblocos voltem a desfilar em 2024, movimento que esperamos que inspire outras marcas e organizações.”

Desde 2018, o Mercado Livre é parceiro da PretaHub, por meio da qual impulsiona o afroempreendedorismo no Brasil, dentro e fora da sua plataforma, e de maneira extremamente conectada ao seu propósito de democratizar o acesso ao comércio e ao dinheiro. Por meio dessa parceria, seu ecossistema apoia os conteúdos do Afrolab, programa que apoia e acelera empreendedores negros, indígenas e quilombolas desde o processo criativo até a comercialização dos produtos e serviços. Além disso, há mais de um ano, a companhia conta com uma loja oficial da Feira Preta, que reúne mais de 1.000 produtos de moda, beleza e decoração de 70 empreendedores curados diretamente pelo festival. O espaço, que se tornou um importante canal adicional de venda para esses empreendedores, que usufruem do alcance e visibilidade da plataforma durante todo o ano.

“Estamos felizes em ser parceiros do Mercado Livre em mais um projeto que valoriza o legado da população negra. A coleção não só valoriza os afroblocos, mas também o legado do povo negro na construção do carnaval. Essa é uma manifestação cultural e popular de muita riqueza, de resistência do povo preto e de celebração da nossa ancestralidade, e deve ser visto como tal. A partir do momento em que o carnaval passou a ser visto como um grande projeto comercial, movimentando bilhões de reais, a população negra deixou de ser protagonista e passou a ocupar apenas os bastidores deste evento”, contextualiza Adriana Barbosa, CEO da Pretahub. “A Divisão de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que o carnaval deverá movimentar R$ 8,18 bilhões neste ano. É preciso que a população negra volte a ocupar lugares de concepção e destaque nessa grande festa, do abre-alas às musas, dos compositores e carnavalescos à direção das escolas de samba e dos blocos de rua, e que não seja apenas lembrado nos enredos que tomam conta das avenidas”.

 

Ficha técnica

Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Mercado Livre
Produto: Carnaval
Títulos: Diversidade Abadá
Duração: 1×45″ + 1×15″ + 1×6″ (hero) | 1×45″ + 3×15″ (filmes empreendedores)
Território: Brasil

ECD: Bruno Brux e Murilo Melo
Creative Directors: Rapha Borges e Tiago Abreu
Creatives: Erick Willmer, Felipe Farah, Matheus Franzoni, William Santos e Kayran Moroni
Managing Director: Valéria Barone
Head of Account: Alessandra Visintainer
Regional Account Director: Natalia Noya
Account Director: Raphaela Guillen
Account Manager: Giovanna Falvino
Account Supervisor: Mateus Carvalho, Caio Palmeira
Head of Strategy: Amanda Agostini
Strategy Director: Rafael Trevisan, Mercedes Barusso
Strategy Manager: Bruno Facundes, Eloá Fernandes
Strategy Supervisor: Angel Pinheiro
Head of Content: Patrícia Moura
Content Manager: Bruce Vital
Social Strategists: Isabella Ribeiro, Marcos Vinicius, Jaqueline Lima
Head of Media & Data: Douglas Silveira
Media Director: Dennis Grassi
Media Manager: Laura Cardeal
Media Coordinator: Alinne Lopes
Media Assistant: Dayanne Veríssimo
Head of Operations: Mariane Goebel
Head of Production: Julia Ramos
Production Manager: Milaine Almeida
Producer:João Pedro Alfonso

Produtora de imagem: Dogs Can Fly
Direção: Paulo Nascimento
Diretor Executivo: Thiago Balma
Produtor Executivo: Ricardo Whately
Head de Publicidade: Claudio Tolentino
Gerente de Projetos: Niry Usha
Assistentes de Projetos: Luja Casaro e Filippi Mazutti
Coordenador de produção: Rogério Maestro e Filipe Bezerra de Andrade
Assistente de Coordenação de Produção: Valquíria Lapa
Diretora de produção: Camila Abade
1a Assistente de Direção: Júlia Conatti
2o Assistente de Direção: Calebe Corrêa
Coordenação de Pós: Paula Oliveira Solano
Assistente de Coordenação de Pós: Igor Luís
Montagem: Caetano Drumond e Henrique José
Finalização: Safari Post
Color: Erick Moraes
Motion: Bruno Malaco
Direção de Fotografia: Gabriel Risso Bianchini
Diretora de Arte: Nicole Fraga
Elenco: Ana Paula dos Santos Soares, Felipe Henrique de Oliveira, Fernanda Galindo dos Santos,
Layana Bastos da Silva, Marcelo Justino Generoso, William Duarte Lucas
Produtora de Figurino: Carla Stela Santos
Maquiadora: Jaqueline Leandro

Produção de Áudio: Hefty
Produtor: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa.
Atendimento: Debora Carvalho e Bruna Mariana
Coordenação: Larissa Duarte e Susi Rodrigues

Empreendedores – Coleção
Aurum – Augusto Ribeiro da Costa
Casa Cleo – Cleonice Dias
Nazura Art – Nathalya Victoria Lima dos Santos

Blocos de Carnaval
Bloco Afoxé Maxambomba
Bloco Olodumaré
Bloco Tafaraogi

Aprovação do cliente
Thais Nicolau, Nathalia Cavalcante Teixeira, Laura Balzan

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