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LATAM relembra 10 entregas que reforçam o seu compromisso com o Brasil em 2022

A companhia investiu em pessoas, novos produtos, destinos, tecnologias, promoção da diversidade e avançou de forma concreta em sua jornada de sustentabilidade.

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Boeing 787 da LATAM (crédito: divulgação LATAM)

A LATAM encerra 2022 com bons motivos para comemorar o ano de crescimento, sobretudo no Brasil. Mais eficiente depois de dois anos de reorganização, a companhia investiu em pessoas, novos produtos, destinos, tecnologias, promoção da diversidade e avançou de forma concreta em sua jornada de sustentabilidade. Em conjunto, todas essas realizações reforçaram ainda mais o compromisso da companhia com o País e os brasileiros ao longo de todo o ano.

Como resume Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, “a LATAM era, é e continuará sendo a companhia aérea nacional que conecta o Brasil ao mundo e o mundo ao Brasil. Não temos mais dúvidas de que voltaremos aos patamares de 2019 durante 2023. Hoje, temos uma companhia bem melhor do que quando entramos no processo de Capítulo 11. Essa eficiência que conquistamos nos últimos dois anos é a responsável por nossa evolução em 2022 e pelos anúncios que já fizemos para 2023. Com certeza estamos saindo de 2022 mais fortes do que quando entramos.”.

Confira abaixo as 10 entregas que reforçaram o compromisso da LATAM com o Brasil em 2022:
1. MAIS CONECTIVIDADE DENTRO DO BRASIL: Mais eficiente após o sair do processo de Capítulo 11 e atual líder do setor aéreo brasileiro, a LATAM alcançou em 2022 o maior número de destinos brasileiros da sua história. Atualmente, a companhia já oferece o mesmo volume pré-pandemia de assentos domésticos no País e voa para 54 aeroportos nacionais (eram 44 antes da pandemia de Covid-19). O crescimento no ano foi possível graças às inaugurações de destinos inéditos na malha aérea da empresa, como Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS) e Sinop (MT). Para 2023, a LATAM já anunciou que iniciará operações em Passo Fundo.

2. MAIS CONECTIVIDADE DO BRASIL COM O MUNDO: A LATAM sai de 2022 novamente como a empresa aérea que mais conecta o Brasil com o mundo. Atualmente, a companhia já recuperou no Brasil mais de 80% do volume pré-pandemia de assentos internacionais e voa diretamente do País para 21 aeroportos no exterior (eram 26 antes da pandemia de Covid-19). A retomada sustentável da malha aérea internacional da LATAM já tem planejado para 2023 o retorno do voo de Guarulhos para Joanesburgo (África do Sul) e a estreia de Guarulhos-Los Angeles, a primeira entrega da Joint Venture entre LATAM e Delta, aprovada definitivamente pelo Departamento de Transportes (DOT) dos EUA em setembro deste ano.

3. MAIS EFICIÊNCIA OPERACIONAL: Em 2022, a LATAM manteve uma frota moderna e eficiente, voltando inclusive a receber direto da fábrica para o Brasil novas aeronaves Airbus A320neo, cujas tecnologias permitem um consumo de combustível 20% menor, com redução de 50% nas emissões de óxido de nitrogênio e de 50% na poluição sonora. Em outra frente, a companhia avançou com o LATAM Fuel Efficiency, um programa que existe há mais de 10 anos e tem como objetivo a redução no consumo de combustível. Somente em 2022, foram 82 mil toneladas de combustível economizadas com esta iniciativa. Por fim, a LATAM conseguiu digitalizar em todas as suas 132 aeronaves no Brasil os manuais de pilotos, manuais de comissários e registros técnicos das manutenções de aviões e componentes aeronáuticos. Somadas todas essas iniciativas de digitalização, a LATAM já deixou de imprimir mais de 17 toneladas de papel e de emitir mais de 825 toneladas de CO2 por ano no Brasil.

4. MAIS SUSTENTABILIDADE: Em sua jornada pela Sustentabilidade, a LATAM teve importantes entregas nos pilares de Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado. Em 2022, a companhia iniciou o seu primeiro programa de neutralização de carbono no Brasil, adquirindo 10 mil créditos de carbono com a Biofílica Ambipar que ajudam a manter em pé cerca de 2,5 mil árvores na Floresta Amazônica. Em outra iniciativa, tornou-se a primeira aérea do Brasil a utilizar energia elétrica em operações de solo em um projeto piloto no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte que permite deixar de emitir 114 toneladas de CO2 por ano. Ainda conseguiu reutilizar no Brasil cerca de 30 toneladas de uniformes usados por meio de parcerias de upcycling (reutilização criativa) e reduzir em 77% o plástico de uso único a bordo, aproximando-se da meta de eliminar todos os plásticos de uso único de seus voos até 2023 e ser uma empresa com zero resíduos para aterros sanitários até 2027. Por fim, o programa Avião Solidário da LATAM beneficiou 1,4 milhão de pessoas no Brasil no ano, com a concessão de mais de 700 passagens e o transporte gratuito de mais de 150 toneladas de cargas e de 150 animais de 17 espécies diferentes em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Além de ter sido responsável pelo transporte gratuito de mais de 250 milhões de doses da vacina contra Covid-19 pelo modal aéreo.

5. MAIS TECNOLOGIA: A digitalização da LATAM reduziu em até 50% o tempo de atendimento para seus voos no Brasil em 2022. É isso o que revela o levantamento sobre os efeitos mais recentes da sua transformação digital, que busca ressignificar a relação do cliente com a companhia. Atualmente, mais de 80% dos passageiros da LATAM no Brasil já utilizam o checkin automático pioneiro, que na prática elimina a necessidade do check in e reduz o tempo de espera nas filas dos aeroportos. Além disso, mais de 70% dos passageiros da empresa no Brasil já etiquetam a sua própria bagagem por meio dos terminais de autoatendimento instalados em 9 aeroportos (Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte/Confins). Em 2022, vale lembrar, a LATAM também começou a utilizar de forma regular a biometria para o embarque nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, liderando em volume de passageiros o uso desta tecnologia no País. Para completar, em 2022 os passageiros da companhia utilizaram ainda mais a sua carteira virtual, o LATAM Wallet, que acumula em um só lugar os seus créditos e reembolsos, e também passaram a utilizar a carteira do Google para armazenar seus bilhetes. Tantas inovações acabaram rendendo o reconhecimento do mercado. Isso porque, em novembro, o Inovabra (hub de inovação do Bradesco) reconheceu o trabalho desenvolvido pelo LATAM Labs, o núcleo de inovação permanente (open innovation) do grupo LATAM para testar novas ideias disruptivas que surgem dentro e fora da empresa.

6. MAIS DIVERSIDADE E INCLUSÃO: Em 2022, a LATAM tornou-se a primeira companhia aérea no Brasil a atender clientes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio da Central de Intérpretes de Libras. A inovação foi desenvolvida pelo LATAM Labs e pensada para ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva no atendimento em latam.com, no Contact Center e em todos os 54 aeroportos servidos por voos da LATAM no Brasil. Em outra iniciativa, a LATAM tornou-se o primeiro grupo de companhias aéreas da América do Sul a receber uma certificação por treinar seus funcionários para atender passageiros com autismo, em uma ação que envolveu mais de 10 mil colaboradores. Trata-se da certificação concedida pela Autism Double-Checked, organização dedicada a preparar e promover no setor aéreo um atendimento mais adequado às pessoas com autismo. Ainda foi a primeira companhia aérea da região a aderir ao Sunflower, programa dedicado a deficiências invisíveis e que visa facilitar de forma discreta a identificação de pessoas com deficiências que não podem ser reconhecidas a olho nu. Por fim, realizou no Brasil o seu primeiro processo 100% online para a seleção de novos tripulantes de cabine, que também mudou de “obrigatório” para “desejável” a exigência do idioma estrangeiro (inglês e espanhol). Desta forma, a LATAM permitiu que mais pessoas de diferentes regiões do Brasil tivessem acesso às oportunidades e fossem avaliadas prioritariamente por suas competências técnicas e comportamentais para a função. Em todos os processos seletivos realizados em 2022, a LATAM também deu atenção à inclusão de pessoas LGBTQIAP+, mulheres, profissionais com deficiência e negros.

7. MAIS OPORTUNIDADES: Ao longo de 2022, a LATAM contratou mais de 3,5 mil pessoas no Brasil para diversas oportunidades de trabalho em áreas como Aeroportos, Cargas, Manutenção, Tripulação, entre outras. Somente para início na alta temporada de verão (de dezembro de 2022 a janeiro de 2023), a LATAM contratou 1,1 mil pessoas. Um dos destaques da empresa no ano foi a abertura para a área de Manutenção Aeronáutica no Brasil do primeiro grupo de estagiários da LATAM com foco na inclusão. Como resultado, quase 80% dos selecionados pertencem a um dos grupos minoritários observados no processo: pessoas LGBTQIAP+, mulheres, profissionais com deficiência e negros.

8. MAIS FIDELIZAÇÃO: Além de anunciar 4 novos benefícios para seus clientes em 2023 (eliminação da taxa de resgate, crédito dos excedentes de 2022, ampliação da cobertura da central de atendimento exclusivo e cartão LATAM Pass Itaú como critério de desempate do upgrade de cabine no caso de clientes da mesma categoria), o LATAM Pass encerra 2022 como um programa mais fortalecido. Isso porque inaugurou o Novo Shopping LATAM Pass, um marketplace que agora oferece em um só lugar não somente a possibilidade de resgate com pontos de mais de 200 mil produtos de parceiros varejistas, mas também a compra em dinheiro e respectiva pontuação. Com a novidade, as compras ficaram mais simples e o crédito dos pontos até 70% mais rápido. Além disso, em 2022 o programa lançou uma nova plataforma para resgate de passagens aéreas, oferecendo a mesma experiência de compra de um bilhete pago para um bilhete resgatado com pontos. Na mesma ocasião, deu início ao atendimento por Whatsapp para resgates de passagens aéreas com parceiros. Por último, em dezembro, foi ao ar o Novo Clube LATAM Pass, uma plataforma mais robusta e inovadora para diversos perfis de clientes. Agora, o cliente pode montar o seu próprio clube, de acordo com as suas preferências pessoais de viagem e de consumo. A assinatura está disponível a partir de R$40,90 mensais e, além do plano base, o cliente tem à sua disposição mais quatro opções de pacotes extras.

9. MAIS EXCELÊNCIA EM MANUTENÇÃO: Em 2022, dentre várias realizações, o uso pioneiro de drone tornou o processo de inspeção externa das aeronaves da LATAM no Brasil até 12 vezes mais rápido do que a inspeção tradicional, e a tecnologia começou a ser exportada para a operação da empresa no Chile. Além disso, a LATAM implementou o uso de óculos de realidade aumentada para mecânicos realizarem a manutenção de aeronaves em 20 bases da companhia no Brasil. A empresa é a primeira aérea da América Latina a utilizar o equipamento que garante maior eficiência e agilidade nas atividades complexas de manutenção e inspeção das aeronaves.

10. MAIS EXPERTISE EM CARGAS AÉREAS: 2022 foi um ano de conquistas e movimentado no Brasil para a LATAM Cargo, a unidade de cargas do grupo LATAM. A empresa deu início à operação da rota cargueira Cidade do México-Recife e dobrou a capacidade da rota Miami-Florianópolis para atender alta na demanda por importações no Sul do Brasil. No ano, medicamentos, eletrônicos e têxteis foram as cargas mais transportadas pela LATAM Cargo dentro do Brasil, totalizando mais de 95 mil toneladas domésticas de cargas embarcadas nos compartimentos de carga de aviões dos passageiros e em aeronaves cargueiras.

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