Início Notícias Pesquisa de Mercado Vendas do comércio físico crescem apenas 0,6% em semana de Black Friday...

Vendas do comércio físico crescem apenas 0,6% em semana de Black Friday no Brasil, revela Serasa Experian

No final de semana da data comemorativa o cenário foi pior, com queda de 13,2%

0

As vendas do comércio físico brasileiro tiveram leve alta de 0,6% na semana da data em comparação ao mesmo período do ano anterior (22 a 28/11/2021 x 21 a 21/11/2022). De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, é preciso entender o contexto antes de comemorar esse aumento.

“O índice revelou, de fato, um desempenho melhor do que o registrado em 2021, no entanto, essa variação é pouco expressiva e não repõe as perdas do ano passado, além de ainda estar abaixo do patamar pré-pandemia marcado em 2019”. Confira a evolução dos dados no gráfico a seguir:

Em relação ao final de semana da Black Friday no país, o varejo físico amargou 13,2% no comparativo com o ano anterior (26 a 28/11/2021 x 25 a 27/11/2022). Essa foi a maior queda da série histórica do índice, iniciada em 2017. Veja as informações no gráfico abaixo:

Para o economista, Luis Rabi, uma série de fatores contribuíram negativamente para que a Black Friday venda hoje menos do que vendeu durante a pandemia. “A alta da taxa de juros que encarece o crédito, a inadimplência dos consumidores que diminui o poder de compra e até a própria Copa, em que muitos comércios fecham e as compras feitas são específicas para comemorações durante os jogos, são alguns dos agravantes que podemos listar”.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui