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Projeto que valoriza a cultura indígena vence hackathon de educação da Microsoft na Campus Party

Os estudantes propõem o uso de jogos no ensino de crianças indígenas para manter viva a cultura dos povos nativos. Como prêmio eles foram classificados para a final Brasil do Imagine Cup

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Nesta segunda-feira, 14, a Microsoft anunciou os primeiros finalistas da etapa Brasil do Imagine Cup, que são as três equipes vencedoras no Hackaton da Microsoft na Campus Party: “Educação – Inovações que transformem a forma de aprender dos estudantes”. O primeiro colocado foi o Projeto Tupi Guarani, que usa técnicas de gameficação para que crianças indígenas possam aprender a língua do seu povo de origem e também manter viva a sua cultura.

Mais de 100 estudantes, divididos em grupos de até 5 pessoas, se inscreveram no desafio Microsoft lançado na Campus Party. Os estudantes e campusereiros tiveram 36 horas para desenvolver soluções de tecnologia para transformar a aprendizagem. Durante o hackathon, eles fizeram uma pesquisa sobre um problema a ser resolvido, desenvolveram um modelo de negócio e protótipos de aplicações com o apoio de mentores e facilitadores da Microsoft e da Campus Party.

“Aprender é algo mágico. Precisamos reconectar os estudantes com essa magia, levá-los a redescobrir esse prazer. O uso de recursos de tecnologia para a aprendizagem nos traz essa possibilidade. Não se pode mais reduzir a aprendizagem à transferência de conhecimentos e nem limitá-la ao conhecimento do professor. Mudamos de paradigma. Com recursos de tecnologia, adoção de metodologias ativas e o professor assumindo o papel de facilitador, de orientador da aprendizagem de cada estudante, podemos transformar a educação”, disse Vera Cabral, diretora de Skilling-Educação da Microsoft Brasil. “Encontramos na Campus Party jovens do Brasil todo, apaixonados por tecnologia, ávidos por inovação, com desejo de mudança e de fazer a diferença. Eles souberam endereçar muito bem as questões da educação brasileira e nos apresentaram soluções muito interessantes”, completou a executiva.

O primeiro colocado foi o projeto Tupi Guarani que, a partir do software Constructor da Microsoft, desenvolveu o aplicativo Fogo Sagrado, com o qual professores de escolas indígenas poderão desenvolver atividades como o jogo da memória, dos sete erros e quebra-cabeça para propor atividades que farão os alunos praticar o idioma local e aprender sobre a cultura e seus povos. Já o segundo colocado foi o projeto Weduck, uma plataforma que, com a auxílio da inteligência artificial, identifica lacunas de aprendizagem dos estudantes e indica trilhas de conhecimento para que os alunos possam reforçar os seus estudos e superar essas dificuldades.

O terceiro colocado propôs soluções educacionais inclusivas, que podem ser adaptadas a plataformas de aprendizagem voltadas a estudantes com deficiência auditiva, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

 

Microsoft Imagine Cup 2023

Há 21 anos a Microsoft promove a Imagine Cup, uma competição global de tecnologia entre estudantes do mundo todo, a partir dos 16 anos, que estejam matriculados no Ensino Médio, Técnico ou Superior. As inscrições para a próxima edição já estão abertas por meio do site, e vão até 15 de janeiro. Sob o tema “Todo estudante por ser um empreendedor”, a empresa irá premiar as propostas de tecnologias mais inovadoras, desenvolvidas por estudantes para resolver problemas ligados a quatro temas: Meio Ambiente, Saúde, Educação e Estilo de Vida. Além do prêmio em dinheiro, os participantes contarão com apoio dos mentores do Microsoft Startups e terão a oportunidade de participar do Founders Hub.

Equipes, de até quatro pessoas, deverão desenvolver projetos baseados em quatro temas centrais: Terra, focado em soluções para preservação ambiental, agricultura e tecnologia verde; Educação, com propostas inovadoras para transformar a educação e a troca de conhecimento global; Saúde, com mapeamento de problemas para novos tratamentos para facilitar diagnósticos e redução de custos; e Estilo de Vida, com ideias inovadoras que irão transformar a forma como nos divertimos, jogamos e vivemos. Uma vez inscritas, as ideias serão avaliadas e selecionados os finalistas em cada uma das quatro categorias. A competição acontece em três rodadas, online e presenciais, a depender da região, e os finalistas de cada categoria serão selecionados nas semifinais online e passam para as Finais Mundiais, que acontecerão em maio, no formato online.

Ao se inscrever na Imagine Cup, os estudantes passam a ter acesso a uma comunidade virtual no Discord, entram para o Microsoft Startups e para o Founders Hub, plataforma criada para apoiar as pessoas com ideais de empreender a lidar com os desafios mais comuns enfrentados pelas startups. Dessa forma, eles contam com o apoio e mentoria dos especialistas da Microsoft, se conectam com fundadores veteranos do setor e têm acesso a treinamentos.

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