Início Notícias Visando incentivar jovens cafeicultores brasileiros, Nestlé lança primeiro produto social de cafés...

Visando incentivar jovens cafeicultores brasileiros, Nestlé lança primeiro produto social de cafés no mundo

Edição especial Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Café será apresentada na Semana Internacional do Café e visa fortalecer as novas gerações da cafeicultura no país

0

Nescafé lançou nesta quinta-feira, 17, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), o primeiro produto social de cafés da Nestlé no mundo, desenvolvido com o objetivo de estimular e capacitar os jovens cafeicultores brasileiros. Parte da linha Origens do Brasil, a flagship de sustentabilidade da Nescafé, a edição especial Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Café terá 100% do lucro revertido ao projeto Fazedores de Café por Nescafé, que, desde 2019, reúne jovens cafeicultores junto a professores renomados da cadeia produtiva — experts cujos saberes vão desde cultivo e práticas regenerativas na lavoura até barismo e análise sensorial de consumo —, em aulas imersivas e totalmente gratuitas.

O projeto, que possui parceria entre Nescafé e a cafeteria paulistana Sofá Café — idealizadora da versão urbana e pioneira do projeto —, formou mais de 80 jovens somente em 2022, em duas edições: em Ibicoara, na Chapada Diamantina (BA), em março; e em Linhares (ES), em setembro.

A edição especial nasceu a partir do café produzido pelos jovens cafeicultores da região da Chapada Diamantina que participaram do projeto no início do ano: grãos especiais (isto é, pertencentes à categoria máxima de qualidade de cafés), cultivados por meio de práticas da agricultura regenerativa em um dos melhores terroirs do Brasil, no coração da Bahia.

“O lançamento de Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Café simboliza a jornada genuína e poderosa da Nescafé a serviço da transformação. Mais do que multiplicar conhecimento, nossa parceria com o Fazedores de Café convida a repensar o cultivo de café no Brasil, a fim de torná-lo verdadeiramente sustentável, regenerativo com o meio ambiente, respeitoso com as pessoas e cheio de sabor”, afirma Rachel Muller, Vice-presidente de Cafés e Bebidas da Nestlé Brasil.

O produto social ganhou forma em um ambiente de excelência e cocriação. Os baristas Diego Gonzales e Paulo Gabriel Maciel, da cafeteria Sofá Café, foram responsáveis pelas definições da torrefação ideal do produto — que alcançou uma torra clara, garantindo intensidade suave e notas sensoriais de frutas secas, melaço e rapadura.

Já a neurocientista Fabiana Carvalho e a pesquisadora Maísa Mancini, à frente do projeto The Coffee Sensorium, que estuda o consumo de café por meio da análise sensorial, baseou-se nas notas de aroma e sabor de Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Café para desenvolver a embalagem exclusiva, além de uma xícara que não apenas amplifica a experiência de degustação como também tangibiliza a essência do Fazedores de Café por Nescafé: o modelo alto e ascendente remete à evolução dos jovens ao longo do projeto; assim como a textura, que parte de uma base de cerâmica áspera e segue com corpo liso e reluzente, que sugere lapidação.

A cerimônia de lançamento aconteceu no segundo dia da SIC, que acontece de 16 a 18 de novembro, e foi apresentada pelo presidente da Nestlé no Brasil, Marcelo Melchior, no estande de Nescafé na feira. Agora, a edição está disponível online, com entrega para todo o País.

Sobre o Fazedores de Café
Idealizado pelo barista Diego Gonzales, à frente da cafeteria Sofá Café, o projeto Fazedores de Café nasceu em 2014, com foco em jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo: a partir de aulas e treinamento especializado, até formá-los baristas. Com altos índices de empregabilidade e excelência reconhecida, o Fazedores de Café foi abraçado por Nescafé em 2019 e estendido ao campo, desta vez, dedicado à agricultura familiar, garantindo a sucessão de filhos e netos de cafeicultores e o conhecimento aprofundado de boas práticas, desde o grão até a xícara.

Sobre Nescafé Origens do Brasil
A linha Origens do Brasil foi lançada em 2018 e tornou-se a flagship de sustentabilidade da Nescafé, ao mesmo tempo em que representa uma quebra de paradigma importante, ao apresentar um café especial, torrado e moído, após 80 anos dedicados ao solúvel.
NESCAFÉ ® é parceiro dos produtores de café das regiões Serras do Alto (Parnaíba), São Sebastião do Paraíso (Minas Gerais) e da Chapada Diamantina (Bahia) e, juntos, vêm desenvolvendo produtos especiais que valorizam os saberes, sabores e as qualidades naturais de cada local. O resultado é um café cultivado com respeito, com tecnologia blockchain e valorizando as diferentes regiões e com uma seleção cuidadosa de grãos 100% arábica. E todo esse sabor pode ser encontrado em versões para coar e solúvel.

Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões de gás de efeito estufa, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui