Início Notícias Renault R30 de F1 está na exposição “50 anos de GP no...

Renault R30 de F1 está na exposição “50 anos de GP no Brasil”

Modelo usado na temporada de 2010, e pertencente ao acervo da Renault do Brasil, está exposto na Oca, em São Paulo

0
Divulgação

A Renault está presente na exposição “50 anos de GP no Brasil”, com o R30, carro que foi usado em 2010 pela escuderia da Renault na Fórmula 1 à época e que faz parte do acervo histórico da Renault do Brasil. O veículo, que foi pilotado por Robert Kubica e Vitaly Petrov, é uma das atrações da mostra, que também reúne mais de 200 itens da competição, como fotos, macacões, capacetes e carros, proporcionando aos visitantes um tour na linha do tempo da competição no país.

 

A Renault também conta a sua história na F1 em outros itens expostos, como em capacetes de pilotos de equipes que usaram a motorização da marca nas competições, caso do capacete do bicampeão mundial Fernando Alonso, com a Renault F1 Team, em 2005 e 2006.
O GP São Paulo de F1 de 2022, que ocorre no próximo fim de semana, será a 50ª corrida no país, e a exposição, que ocorre até o dia 22 de novembro na Oca do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, revisita os principais momentos destas cinco décadas, com a curadoria do diretor de imprensa do GP de São Paulo, o jornalista Castilho de Andrade, que acompanha a F1 desde 1970 e do diretor artístico Manuel Valle.
Renault R30
O Renault R30 foi apresentado em 31 de janeiro de 2010 como carro da escuderia da Renault na Fórmula 1. O veículo foi projetado para ser um carro competitivo, sólido e confiável, ele foi resultado de um programa agressivo de desenvolvimento. O modelo foi pilotado por Robert Kubica e Vitaly Petrov.
O visual do R30 apresenta as cores amarelo e preto – as cores emblemáticas fazem lembrar dos antigos modelos utilizados pela equipe na primeira passagem pela Fórmula 1 entre 1977 e 1985. Os detalhes em vermelho se devem à petrolífera Total, fornecedora de fluidos para a equipe.
O veículo foi concebido com que havia de mais moderno em termos de tecnologia da época. Sua tecnologia que mescla alumínio e fibra de carbono foi projetada para formar um conjunto com o mínimo de peso e o máximo em aerodinâmica, o que resultou num veículo de pouco mais de 600 quilos, distribuídos em 5,05 metros de comprimento.
O R30 é equipado com motor 2.4l, de oito cilindros em V (em 90º), capaz de trabalhar em regimes acima de 19 mil rotações por minuto (RPM), e câmbio semi-automático de sete velocidades. Os freios, usam discos de carbono que suportam temperaturas superiores à 1.000ºC.
O modelo R30 apresentou melhorias e um bom número de inovações à época. A arquitetura do chassi também foi revista, visto o início da proibição do reabastecimento que exigiu um tanque de maior capacidade.
50 anos de GP no Brasil – a exposição
Onde: Oca do Parque Ibirapuera
Quando: de 18 de setembro a 22 de novembro
Ingressos e horários: https://expo50anosgp.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui