Início Notícias Com participação do jogador Vini Jr., Vivo e CBF se unem em...

Com participação do jogador Vini Jr., Vivo e CBF se unem em ação para acelerar a carreira de treinadores negros

Ação tem o objetivo de formar profissionais negros que almejam treinar times de prestígio

0
Divulgação

 

Durante a realização da Copa do Mundo, os olhos de torcedores de todos os países estarão em campo. Dentro das quatro linhas, há décadas vemos a genialidade de diversos profissionais negros que se tornaram ídolos defendendo a Seleção Brasileira. Mas, quando olhamos para o banco da comissão técnica, há uma ausência evidente de profissionais pretos comandando a seleção. Se o talento negro brilha tanto em campo com seu futebol arte, por que em espaços de liderança e poder há escassez de profissionais negros?

Partindo dessa reflexão, e com o impulso do Mês da Consciência Negra, a Vivo anuncia o projeto Professores Pretos, mais uma iniciativa para incentivar a equidade racial no país.“A Vivo é patrocinadora da Seleção Brasileira desde 2005 e, com o programa Professores Pretos, reforça o seu compromisso com a construção de um futuro mais diverso, no futebol e fora dele”, diz Marina Daineze, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.

Em parceria com a CBF, a ação irá convocar seis técnicos de diferentes regiões do país para obterem a preparação e as licenças da CBF Academy, pré-requisitos para ascender na carreira e concorrerem a vagas de liderança dentro do esporte.

A CBF vem enfrentando o racismo e a violência no futebol com iniciativas que ganharam tração em 2022. Em março, uma série de compromissos foi publicada com o Manifesto a favor da vida e do futebol brasileiro e, em agosto, foi realizado o primeiro Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, que contou com a presença de personalidades que atuam pelo fim da discriminação dentro e fora dos estádios. Além disso, um grupo permanente de trabalho, com representantes de entidades como Fifa, Conmebol, Federações, Clubes, entidades civis e representantes do movimento negro, foi formado para tratar de aspectos legais e operacionais ligados ao tema.

“A campanha Professores Pretos tem todo o nosso apoio e aplauso. Iniciativas como estas, vindas de um parceiro como a Vivo, conjugam com o nosso compromisso de tornar o futebol um esporte cada vez mais inclusivo , sem discriminação de cor , raça, religião, posicionamento político ou gênero”, destacou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Critérios da seleção de participantes
Toda a ação e a seleção dos participantes foram realizadas com a consultoria do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que tem entre os seus objetivos promover ações afirmativas de inclusão social no esporte e combater o racismo.

“Ao diagnosticar a ausência de treinadores negros nos grandes clubes do Brasil, foi possível apontar que ela acontece por alguns motivos, entre eles a falta de confiança, o preconceito, a falta de oportunidade e a ausência de projetos de incentivo a diversidade e inclusão”, afirma o Marcelo Carvalho do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Seis nomes foram escolhidos pelo Observatório para participar do programa, que oferecerá as três licenças necessárias para que eles se tornem técnicos de futebol profissionais no país. Entre os critérios para a seleção dos participantes, foram considerados quem ainda não atua em grandes clubes e necessita das licenças da CBF para crescer na carreira, além de representantes de várias regiões do Brasil e identificação com o propósito antirracista.

Como acompanhar a convocação dos selecionados e o projeto
Posts e vídeos nas redes sociais da Vivo, da CBF e do Vini Jr. anunciarão os técnicos selecionados no dia 8 de novembro, o dia seguinte à convocação da Seleção Brasileira. O anúncio contará com a participação do próprio Vini Jr. e do ex-volante e atual integrante da comissão técnica brasileira, César Sampaio, considerado o braço direito de Tite.
“Vini Jr. e César Sampaio estão vindo a campo para falar de uma questão que atinge também quem está fora dele. E, como além de craques, são reconhecidos pelo engajamento no combate à discriminação social, é natural que estejam envolvidos em um programa tão importante para a evolução do nosso futebol e da sociedade de forma mais ampla”, defende Sleyman Khodor, CCO da VMLY&R, agência idealizadora da ação.

Sobre a CBF Academy e projeções de carreira

A CBF Academy é a unidade educacional da CBF e tem como missão desenvolver o futebol e todo o seu ecossistema levando conhecimento, inovação e paixão mundo afora. Seu portfólio é composto por 55 cursos, que estão divididos em Escola Técnica e de Gestão & Negócios.

Os cursos de formação de treinadores de futebol contemplados na campanha Professores Pretos, fazem parte de uma ampla iniciativa para a qualificação de técnicos no Brasil e no mundo. A campanha abrange as Licenças C (iniciação no futebol), B (categorias de base) e A (futebol profissional).

A jornada do aluno nelas é progressiva: é necessário concluir a Licença C para estar apto à B, e concluir esta última para ingressar na A. Algumas destas são, inclusive, exigidas em regulamentos de competições estaduais, nacionais e internacionais para o exercício da função de treinador principal.

“A CBF Academy tem orgulho em contribuir com toda e qualquer iniciativa que fomente a igualdade de oportunidades no futebol”, destacou Michel Mattar, coordenador geral da CBF Academy.

 

FICHA TÉCNICA
Agência: VMLY&R Brasil Propaganda Ltda
Cliente: Telefônica Brasil S/A
Produto: Institucional
Título: Consciência Negra
Duração: 30”
CCO: Sleyman Khodor e Rafael Pitanguy
Direção de Criação: Pedro Lazera e Marcos Magario
Redator: Pedro Lazera, Luis Rombino, Pedro Santos e Kenia Mattos
Dir. Arte: Marcos Magario, Hyana Espindola, Natalia Soares e Gisele Chagas
Atendimento: Leo Balbi, Rafaella Garutti, Carolina Rangel, Bruna Defelippe, Larissa Luquetti
Cliente: Marina Daineze, Raphael Mesquita, Sabrina Romero, Brunno Bari, Marcelo Marino, Isaac Trabuco, Janaina Felix, Ana Paula Gomes, Andre Morata Cavalcante e Marla Rezende de Oliveira.
Planejamento: Marcelo Germano, Simone Bispo, Luciana Garcia, Giulia Romanelli, Renan Donas, Nathalie Silva, Estefany Murai, Emillia Pimentel
Mídia: Luiza Valente, Diego Freire, Danilo Pizardi, Julia Santana, Ligia Antunes, Rafael Rodrigues
PR: (Vivo) Stela Maris, Lyane Martinelli, (VMLY&R) Paula Ganem, Gabriel Grunewald, Ana Carolina Cesário
Produção: Nicole Godoy | Anderson Rocha | Bianca Aguiar | Ian Inglez | Bárbara Emery | Guilherme Rodrigues | Nicole Thedin | Cléo Gonçalves | Raphaela Valentim | Yuri Souza
Produtora Filme: Selvagem
Direção/Direção de fotografia: Junior Black
Produção Executiva: Caio Fusco
Atendimento produtora: Jessyca Lopes
Diretora de produção: Alessandra Melo
Montagem: Hugo Caserta
Pós-produção/finalização: Equipe Selvagem
Produtora de som: Jamute
Produtor executivo: James Feeler
Produtor de som: James Feeler e Leck Gomes
Engenheiro de som:Fernanda Galetti, Otávio Bertolo e Rafael Laurenti
Atendimento: Hingrit Nitsche, Kiki Eisenbraun e Erika Santana
Coordenação: Julianna Zuppo, Nic Bonnet e Leo Vieira
Data de produção: novembro/ 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui