Início Notícias Programa de inovação aberta da Votorantim Cimentos tem inscrições prorrogadas

Programa de inovação aberta da Votorantim Cimentos tem inscrições prorrogadas

Programa VC Connect busca novas soluções e tecnologias em concreto leve e parede de concreto

276
0
Novas Tecnologias e Soluções em Concreto Leve é um dos desafios do VC Connect. Crédito: Votorantim Cimentos


A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, prorrogou o prazo de inscrições para startups, centros de pesquisas e universidades interessados em participar dos novos desafios de inovação aberta do VC Connect. Os desafios buscam soluções e novas tecnologias na área de Concreto Leve e para construção de Parede de Concreto in loco. As inscrições podem ser feitas pelo site do programa até o dia 22 de julho.

No desafio Novas Tecnologias e Soluções em Concreto Leve, a empresa busca ideias que tornem as estruturas em concreto mais leve, reduzindo custos das estruturas de cimento/concreto e melhorem e/ou dispensem o acabamento no concreto. O concreto é um material versátil utilizado da fundação ao acabamento nas obras da construção civil. Apesar da sua durabilidade e resistência, o custo e a qualidade de acabamento no uso deste produto em sistemas de fechamento externo podem ser aprimorados. Outra oportunidade de melhoria é a utilização do concreto na instalação de pisos, já que essa aplicação exige resistência com baixo peso.

Já o objetivo do desafio Soluções para Construção de Parede de Concreto in Loco é encontrar soluções que tornem o sistema de Parede de Concreto mais acessível para que possa ser adotado amplamente pelo mercado da construção. O sistema Parede de Concreto é utilizado por grandes construtoras no Brasil como uma forma de obter mais eficiência operacional e agilizar o processo de construção de empreendimentos no geral. Neste tipo de método construtivo, a parede é moldada no local da obra (“in loco”) e utiliza apenas o material concreto para sua estrutura e vedação. As paredes e lajes maciças de concreto são moldadas já na sua espessura final, tornando o reboco desnecessário. Atualmente, este tipo de sistema construtivo é utilizado majoritariamente por grandes construtoras, que detêm o conhecimento técnico e equipamentos para execução do processo.

“O foco dos novos desafios é buscar mudanças positivas no mundo da construção por meio da evolução de processos, tornando-os mais industrializados e acessíveis. A nossa proposta é ir além e transformar, explorando novas tecnologias, sistemas e produtos que nos ajudem a gerar valor para o segmento e aumentar a produtividade no canteiro de obra”, afirma a gerente geral de Planejamento Estratégico e Inovação da Votorantim Cimentos, Danielle Totti.

Inovação aberta na Votorantim Cimentos – O propósito da plataforma VC Connect é conectar os desafios da empresa com as soluções inovadoras presentes no ecossistema de startups, centros de pesquisas e universidades. Desde 2017, já foram desenvolvidos desafios em temas estratégicos para o mercado da construção civil – como varejo da construção, otimização de canteiros e obra, descarbonização e moradia digna, além de temas ligados à indústria 4.0, finanças e recursos humanos.

Serviço  

VC Connect – Desafios: 

Novas Tecnologias e Soluções em Concreto Leve

Soluções para Construção de Parede de Concreto in Loco

Inscrições pelo site: https://www.votorantimcimentos.com.br/vc-connect/ 

Prazo: 22 de julho de 2022

Artigo anteriorRenault confirma investimento de R$ 2 bilhões no Brasil
Próximo artigoDoce de leite e Sorvete de Creme são os novos sabores de Danoninho
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party. Twitter: @ThalesBrandao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui