Início Notícias Prefeitura de Olinda anuncia cancelamento do Carnaval 2022 e investimentos na cultura

Prefeitura de Olinda anuncia cancelamento do Carnaval 2022 e investimentos na cultura

Medida vem no sentido de resguardar a saúde da população diante da pandemia da Covid-19

0
Divulgação


A Prefeitura de Olinda anunciou nesta quarta-feira (05.01) o cancelamento do Carnaval 2022 na cidade, tendo como prioridade a saúde da população por conta do atual período pandêmico da Covid-19 e aumento do número de casos de influenza. A medida foi informada pelo prefeito, Professor Lupércio, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Governadores. Mesmo com a não realização da festa, a Marim dos Caetés detalhou linhas de investimentos para a cultura olindense em dois eixos: Auxílio do Carnaval e Circuito Cultural: Fomento à Cultura.

A cidade de Olinda é destaque no mundo por promover e investir na maior festa popular democrática do planeta, tendo como princípio a valorização da cultura local e das belezas da cidade. Este é o segundo ano que a festa é cancelada por conta da pandemia.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, explicou a decisão. “Eu sempre disse que nós estávamos preparados para realizar o Carnaval da nossa cidade em 2022 desde que as condições por conta da pandemia fossem favoráveis. No entanto, o cenário pandêmico não nos permite fazer este que é o maior Carnaval do mundo. Mesmo assim, vamos continuar investindo com muita atenção na cultura da nossa cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade”, disse o gestor, antes de concluir: “Nossa prioridade desde o início é a saúde, a vida, da nossa gente, vamos seguir trabalhando dia e noite neste sentido.”

 

Auxílio do Carnaval – Voltado para a cultura popular e tradicional do município, além dos ambulantes que atuam no Carnaval. Público-alvo: entidades, grupos e artistas representantes da cultura popular e tradicional do município e ambulantes.

Circuito Cultural: Fomento à Cultura – Criado para incentivar a realização de festivais municipais e um edital para concepção e execução de festivais multiculturais (artes integradas). Festivais Municipais, criados desde 2017, que já integram o calendário cultural da cidade: Festival da Cerveja Artesanal, Festival da Tapioca, Festival Olinda Dá Gosto, entre outros). A cidade também contará com edital para concepção e execução de festivais multiculturais. Os agentes envolvidos na realização deverão ser olindenses, com o intuito de gerar o fomento na cadeia local.

Ainda terá investimento para realização de projetos culturais para artistas, grupos, entidades e coletivos. A seleção será realizada por pareceristas de público e notório saber, pessoas com visível conhecimento nas áreas culturais. Com a distribuição entre as diferentes linguagens artísticas predominantes no município. Exclusivo para agentes residentes ou domiciliados no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui