Início Notícias Instituto BRF completa 10 anos de voluntariado e destaca realizações e ações...

Instituto BRF completa 10 anos de voluntariado e destaca realizações e ações para o Natal

Programa Voluntários BRF soma mais de meio milhão de pessoas beneficiadas por ações

0


O Instituto BRF, responsável pelos investimentos sociais da BRF, comemora os 10 anos do seu Programa de voluntariado corporativo. A iniciativa promove a cidadania corporativa a partir de ações sociais e de campanhas anuais desenhadas pelo Instituto BRF e organizadas localmente pelos Comitês de Investimento Social, grupos voluntários de colaboradores nas unidades da BRF responsáveis por levar até as comunidades os temas e projetos desenvolvidos pelo Instituto BRF.

Em 2021, foram realizadas campanhas nos Dias Mundiais do Meio Ambiente e da Alimentação, além do Natal. Os comitês promovem também as chamadas “ações de solidariedade”, que surgem por demandas identificadas por eles ou pedidos recebidos de instituições, como doações de sangue, arrecadações de doações e mutirões para melhoria do espaço físico e do atendimento das organizações sociais. Nesses 10 anos de programa, o Instituto BRF expandiu sua atuação tradicional nas cidades que contam com unidades fabris e corporativas da BRF para cidades com centros de distribuição, escritórios administrativos e filiais de vendas, passando a fazer parte também dos Programas de Excelência da Companhia.

“Ao longo desses 10 anos de Programa Voluntários BRF, trabalhamos para estar próximos das comunidades, apoiar iniciativas, criar ações em parceria e contribuir com o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas. Os voluntários são os protagonistas da construção dessa história e o Instituto BRF seguirá criando cada vez mais oportunidades para que todos possam ser agentes de transformação social”, comenta Bárbara Azevedo, gerente do Instituto BRF.

Neste ano, houve, até o momento, atuação de voluntários em 34 cidades pertencentes a 13 estados e o Distrito Federal, somando mais de 350 ações aprovadas no site do Instituto BRF e 1.895 colaboradores BRF cadastrados em pelo menos uma ação no site do IBRF. Já se somam mais de 9 mil horas de voluntariado e 3 mil beneficiados pelas ações.

Destaques

O Comitê de Capinzal (SC), um dos mais antigos e ativos, mantém há anos uma parceria com o HEMOSC Joaçaba para doações de sangue periódicas. Até novembro, foram 20 doações só em 2021, além de patrocinar, em conjunto com os comitês de Campos Novos e Videira, a iniciativa do HEMOSC para o Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11).

Já o Comitê de Mineiros (GO) comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), realizando limpeza na trilha do Homem Seco no Parque Nacional das Emas e no Parque Ecológico Canto do Cerrado. Em outubro, retomou o tema com a plantação de árvores na região do Pinga Fogo, na Serra dos Caiapós.

No primeiro ano de ações, os comitês de Salvador (BA) e Fortaleza (CE) coordenaram iniciativas em conjunto com toda a equipe regional de vendas do nordeste, centros de distribuição e escritórios, se adaptando ao voluntariado online (durante os meses de maior distanciamento social devido à pandemia) e têm promovido arrecadações para contribuir com as necessidades de diversas entidades;

Em outubro, o Comitê de Uberlândia (MG) se aliou a campanha promovida pelo IBRF de Dia Mundial da Alimentação à celebração mais conhecida do mês, o Dia das Crianças. Promoveram uma grande doação de brinquedos com histórias sobre alimentação, com o intuito de levar de forma lúdica educação para combater o desperdício.

Com a melhora dos indicadores relativos à pandemia, foram retomadas – seguindo todos os protocolos de higiene e segurança – as tradicionais ações de Natal, como participação em ceias, arrecadações e entrega de presentes e alimentos em entidades beneficentes. Foram 31 cidades contempladas em nove estados brasileiros.

Em Capinzal, Santa Catarina, os voluntários participaram de carreatas com o Papai Noel em três bairros do município e em mais um de cada uma das cidades vizinhas de Ouro e Zortéa. Foram distribuídos balas, brinquedos e cachorros-quentes às crianças, além da organização de espaços para brincadeiras conduzidas pelos voluntários.

Em Rio Verde (GO), as gerências da fábrica se dividiram para competir entre si em uma gincana de arrecadações de mantimentos que beneficiou quatro instituições. Além disso, foi realizada a adoção de cartas com pedidos de Natal dos idosos residentes na ABAS – Associação Beneficente Auta de Souza.

O Instituto BRF se uniu à Gastromotiva para a campanha Ação Natal que Alimenta. Influenciadores digitais e chefes da BRF foram convidados para preparar e distribuir refeições para pessoas em situação de insegurança alimentar. A ação aconteceu nas unidades da Gastromotiva do Rio de Janeiro e São Paulo, nos dias 14 e 15 de dezembro, respectivamente. Além disso, cerca de 40 mil refeições natalinas foram distribuídas em Curitiba, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, por meio da parceria entre Instituto BRF e o Programa Cozinhas Solidárias.

O IBRF também apoiou o Projeto Arrastão, uma organização sem fins lucrativos que faz o acolhimento e dá suporte às famílias da região do Campo Limpo que vivem em condição de pobreza. Esse trabalho de desenvolvimento das comunidades é feito juntamente com essas famílias e dão origem aos programas oferecidos nas áreas de educação, cultura, geração de renda e qualidade de vida. Atualmente, são 654 crianças e adolescentes de um a 18 anos atendidos pela iniciativa. A comemoração de Natal no Projeto Arrastão foi realizada com um churrasco. O Instituto BRF participou com a doação de proteínas e mobilização de voluntários para ajudarem a servir a refeição durante o evento.

Além das ações citadas, o Instituto BRF contribuiu com a campanha Natal Sem Fome, da Ação Cidadania, que viabilizará a doação de refeições em todo país. Outra campanha de Natal apoiada foi a ação de Natal da GoodTruck, que tem como objetivo distribuir cestas para 5.000 famílias em situação de vulnerabilidade de Campinas, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui