Início Notícias Pesquisa de Mercado Metade dos jovens brasileiros faria dívida para investir no próprio negócio, aponta...

Metade dos jovens brasileiros faria dívida para investir no próprio negócio, aponta pesquisa C6 Bank / Datafolha

Levantamento indica avanço nos hábitos financeiros da nova geração, mas também preocupa no quesito informação: 64% acreditam que é possível enriquecer rápido com dicas de influenciadores

0


Os jovens brasileiros já demonstram dominar conceitos básicos de educação financeira e de como gastar o dinheiro pensando no futuro. A mais recente pesquisa do C6 Bank/Datafolha indicou, por exemplo, que 50% dos meninos e meninas de 12 a 17 anos usariam o dinheiro de um empréstimo para empreender. Outros 42% se endividariam para pagar um curso no exterior, enquanto menos de 15% aceitariam fazer uma dívida para comprar computadores ou celulares, para se dar um presente ou fazer um tratamento estético.

O Datafolha ouviu 942 adolescentes e jovens de 12 a 17 anos, de todas as classes sociais e regiões do país, entre 18 e 25 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

“Aos serem perguntados sobre o que os levaria a entrar numa dívida hoje para pagar no futuro, a maioria dos jovens demonstrou ter uma consciência maior em relação ao uso do dinheiro e isso é muito positivo”, diz Liao Yu Chieh, head de educação financeira do C6 Bank. “Esse tipo de dívida, nessa fase da vida, e bem planejada, pode render bons frutos no futuro. É diferente de tomar um empréstimo para fazer um gasto de consumo, comprando um carro ou um celular por exemplo.”

Entre jovens das classes A e B, estudar fora lidera a lista de situações em que se endividar valeria a pena neste momento. Já entre os adolescentes das classes C, D e E, montar ou investir no próprio negócio seria a principal razão para assumirem uma dívida. Os dados vão na mesma direção de outras pesquisas sobre empreendedorismo que apontam um interesse crescente de jovens por ter o seu próprio negócio.

A compra por impulso não aparece como um hábito financeiro comum entre os jovens brasileiros, segundo o levantamento do C6 Bank/Datafolha. Pelo contrário. Entre os entrevistados de todas as classes sociais, 83% afirmam que antes de comprar um item se perguntam se realmente precisam dele – lição importante para quem busca uma vida financeira saudável.

Questionados sobre o que os faria guardar dinheiro, um terço dos jovens respondeu que manteria uma reserva para usar em caso de imprevisto e 24% para investir e ter um rendimento mensal daqui a algum tempo. Outros 20% guardariam recursos para comprar algo que queiram muito daqui a alguns meses e 16% já pensam na aposentadoria. Entre as meninas, 37% guardariam dinheiro para imprevistos e, entre meninos, 26%.  No geral, 69% afirmaram que guardam dinheiro atualmente.

Pouca informação

Como era de se esperar, os jovens também são otimistas: 89% acreditam que terão uma vida financeira melhor que a de seus pais daqui a 20 anos. Os planos para o futuro, no entanto, podem esbarrar na preocupante falta de informação. A pesquisa C6 Bank/Datafolha mostrou que 75% não têm nenhum conhecimento sobre previdência privada, 73% dizem não saber nada sobre cheque especial e 68% não têm informação nenhuma sobre a bolsa de valores. Só no caso dos juros do rotativo do cartão de crédito esse percentual é mais baixo, de 44%. “A própria pesquisa nos mostra que o cartão de crédito é um produto mais presente no dia a dia dos jovens brasileiros: mais da metade toma emprestado os cartões dos pais, com a senha inclusive, quando precisa fazer alguma compra”, lembra Liao Yu Chieh.

Além de terem pouco conhecimento sobre temas relevantes em finanças, a pesquisa mostrou que cerca de 44% buscam informações sobre como lidar com o dinheiro em perfis das redes sociais, como Instagram, Tik Tok, Twitter e Facebook. Apenas 6% afirmam buscar conteúdo em sites especializados ou de notícias. Além disso, 64% concordam que dá para ganhar muito dinheiro em pouco tempo fazendo investimentos por conta própria com base em dicas da internet. “Esse é um dado extremamente preocupante, porque são raríssimas as pessoas que ganham muito dinheiro em pouco tempo. A grande maioria perde e pode perder muito. Os que aparecem nas redes sociais e dão essa falsa impressão são na verdade sobreviventes”, afirma Liao.

Produtos financeiros  

A pesquisa C6 Bank/Datafolha apontou que 29% dos adolescentes e jovens brasileiros têm algum produto financeiro em seu nome, especialmente nas classes A e B, em que o percentual é de 48%. O mais comum é ter conta com cartão de débito (20%) e poupança (14%).

Em outubro, o C6 Bank lançou uma modalidade de conta gratuita para crianças e jovens, a conta Yellow, em que é possível receber mesada, enviar e receber Pix e fazer operações com cartão de débito – um incentivo à educação financeira, que deve começar em casa e desde muito cedo.

A contratação da conta é feita diretamente no app no C6 Bank pelos pais ou mães dos jovens que tenham até 17 anos e seis meses de idade. Depois de uma análise, a criança ou adolescente pode baixar o aplicativo Yellow no smartphone, fazer o cadastro e escolher a cor do seu cartão de débito Mastercard. São cinco opções: amarelo, azul, verde, rosa pink e laranja. Todas as compras feitas pelas crianças são comunicadas aos responsáveis por SMS. No banco, o atendimento é feito pela conta do responsável, que também pode acompanhar a movimentação e o extrato da conta Yellow.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui