Início Notícias Einstein e Samsung lançam app Einstein Pulse e iniciam estudo para avaliar...

Einstein e Samsung lançam app Einstein Pulse e iniciam estudo para avaliar como a tecnologia contribui em mudanças no estilo de vida

Pesquisadores acessarão informações sobre alimentação, qualidade do sono e atividades físicas para analisar o quanto a tecnologia ajuda a trazer mudanças no estilo de vida e nos padrões de comportamento relacionados à saúde

0
Divulgação


A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein lança o aplicativo Einstein Pulse, desenvolvido em conjunto com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung em Campinas – SP, voltado à distribuição de conteúdo sobre saúde e bem-estar. O aplicativo não terá apenas essa finalidade: a plataforma fornecerá dados para uma pesquisa inédita, coordenada pela pesquisadora Vanessa Teich, superintendente de economia da saúde do Einstein, para avaliar o quanto os usuários são influenciados pela tecnologia e podem mudar o estilo de vida e padrões de comportamentos relacionados à saúde.

Com o Einstein Pulse, será possível entender de que forma o uso dos aplicativos ajudam nas mudanças de hábitos e cuidados com a saúde, por meio da coleta de dados como o quanto uma pessoa caminha por dia, se pratica exercícios ou não, qual seu padrão e qualidade de sono, além da quantidade de alimentos consumidos.

“Ao evidenciar a importância do aplicativo, podemos ajudar pacientes no autocuidado da saúde e obter informações capazes de auxiliar no diagnóstico e tratamento médico. Por meio dessa ferramenta digital, buscamos não só melhorar a experiência do paciente como reduzir custos evitáveis para o sistema de saúde”, afirma Teich.

“O lançamento desse aplicativo reforça a sólida parceria entre Einstein e Samsung em prol de oferecer, por meio de nossos produtos e serviços, recursos que auxiliam as pessoas em suas rotinas de saúde e de vida”, afirma Eduardo Santos, diretor de serviços e inovações para a área de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

A captação de dados no aplicativo Einstein Pulse será possível graças à experiência da Samsung com o já conhecido Samsung Health, uma plataforma de saúde e bem-estar que proporciona acesso a diferentes tipos de programas de atividades físicas, controle da frequência cardíaca e do sono. O app, que mede a pressão arterial1 e já está aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), captura estes dados por smartwatches como o Galaxy Watch Active2, o Galaxy Watch3 e os recém-lançados Galaxy Watch4 e Galaxy Watch4 Classic.

O Einstein Pulse funcionará com base em dados disponibilizados pelos próprios usuários e enviados pelo Samsung Health. A oportunidade de gerar esse armazenamento de dados é um dos grandes diferenciais do Samsung Health, possibilitando integração entre dispositivos, conectividade e, consequentemente, acompanhamento da saúde e bem-estar.

O Einstein Pulse poderá ser baixado gratuitamente na Google Play Store a partir de 30/11. O app é compatível com smartphones Samsung Galaxy com sistema operacional Android 8 ou superiores, e utiliza as funções disponíveis em cada smartwatch2.

Ao preencher as perguntas feitas na plataforma, o usuário tem a opção de concordar em participar da pesquisa “Engajamento ao autocuidado em saúde e prática de hábitos saudáveis estimulados por uso de aplicativo em dispositivos eletrônicos vestíveis” e enviar suas informações todas as vezes em que interagir com o aplicativo. Os dados vão mostrar hábitos saudáveis relacionados à alimentação, entre eles horários das refeições; consumo diário de água; prática de atividades físicas; medições das médias de pressão arterial, frequência cardíaca3 e saturação de oxigênio4; e qualidade do sono.

A proposta do estudo é avaliar as informações que os usuários do aplicativo fornecem no dia a dia para responder de que forma a tecnologia auxilia os usuários na troca de maus hábitos de saúde por mais bem-estar. “Queremos entender o quanto eles são participativos na autorregulação de seu comportamento e comprometidos em mudar seu estilo de vida buscando o bem-estar, levando a uma vida mais saudável”, explica Vanessa.

Entre outras respostas possíveis de serem buscadas está o tempo médio necessário para mudar ou adquirir um hábito saudável, como praticar exercícios, consumir mais alimentos de qualidade e ter uma noite de sono adequada, por exemplo. A pesquisa deverá contar com pelo menos 2.000 participantes de ambos os sexos e acima de 18 anos e terá cerca de 24 meses de duração.

“De forma geral, as pessoas aumentaram a conscientização sobre a importância de gerenciar a própria saúde. Esse desejo, aliado ao desenvolvimento e integração de sensores fisiológicos, que podem ser embutidos em acessórios como relógios, pulseiras e smartphones, aumentou a oferta da tecnologia voltada ao bem-estar e concentrada na prevenção”, lembra Teich.

A pesquisa ainda contará com as participações dos pesquisadores: Tatiana Ferreira de Almeida; Otavio Berwanger; Elice Carneiro Batista; Caio Rochetto Vahanian; Luis Gustavo Tudeschini; Edson Amaro Junior; João Gabriel Dias Pagliuso; Diogo Ferreira da Costa Patrão; Rodrigo Ferreira de Carvalho; Marcio Aparecido de Oliveira; e João Ricardo Sato.

 

1 Para garantir a precisão, os usuários devem calibrar seus dispositivos pelo menos uma vez a cada quatro semanas. Os usuários devem medir sua pressão arterial em repouso, como fariam com uma braçadeira tradicional, e evitar medir quando estiverem fazendo exercícios, fumando ou bebendo. Destinado apenas para fins de uso informativo. O usuário não deve usá-lo para interpretar ou executar ações clínicas com base nos resultados do aplicativo.
Requer emparelhamento com smartphone Galaxy executando o sistema operacional Android 7.0 ou superior.
Indicado para adultos a acima de 22 anos.
Registrado pela ANVISA sob o número 81549259004
2 Compartilhamento de informações de acordo com os sensores e funções disponíveis em cada wearable Samsung.
3 Não é um dispositivo médico ou terapêutico e as leituras de frequência cardíaca são apenas para fins informativos. Para utilizar o S-Health é necessário parear com um smartphone compatível com o aplicativo.
4 A função ‘Oxigenação Sanguínea’ do aplicativo Samsung Health no relógio é destinada apenas para fins gerais de bem-estar e atividades físicas. As medições não devem ser usadas para diagnósticos e ou tratamento de qualquer condição médica. Se estiver preocupado com a sua saúde, consulte um médico.
O monitoramento da Oxigenação Sanguínea é definido como a saturação do oxigênio percutâneo. Os níveis humanos normais são de aproximadamente 95% a 100%. Fatores como exercícios intensos, a quantidade de oxigênio no ar, elevação e várias outras condições de saúde podem resultar em leituras inferiores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui