Início Notícias Marfrig economiza nove mil horas de trabalho com o uso de robôs...

Marfrig economiza nove mil horas de trabalho com o uso de robôs de automação

Tecnologia implantada no sistema operacional da companhia automatiza tarefas de repetição e garante a diminuição de erros

258
0
reprodução/site

A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, busca constantemente novas formas de expandir e aperfeiçoar suas operações. A transformação digital é uma grande aliada neste processo de inovação para diversos segmentos da empresa, o que inclui o uso de robôs de automação no sistema operacional da companhia.

Implantados em 2020 pela área de Evoluções Tecnológicas da Marfrig, os robôs de automação são ferramentas utilizadas para automatizar tarefas manuais que exijam processos de repetição, como por exemplo copiar dados de forma digital no sistema interno. Há dois meses, 4 novos robôs foram implantados para executar funções em áreas de negócios como TI, tesouraria, insumos, logística e financeiro. Ao todo, já são 20 em operação. Desta forma, os colaboradores podem se dedicar a atividades que exijam análises e garantem uma economia efetiva em horas de trabalho.

“A ideia é que o uso da ferramenta seja democrático e auxilie a empresa como um todo, 24 horas por dia. Os robôs de automação são como funcionários compartilhados entre as áreas. Nós adquirimos uma licença, eles recebem a agenda de atividades e depois executam,” diz Joel Santiago, diretor de tecnologia da informação da Marfrig. Atualmente são dois robôs em operação para os países da América do Sul em que a Marfrig está presente, compostos por Brasil, Chile, Uruguai e Argentina.

Santiago explica que a implantação foi gradual. “Inicialmente, quando começamos a falar no uso de robôs, as pessoas imaginavam uma máquina andando pela empresa ou algo apenas visto apenas em filmes. Investimos em explicar como a tecnologia funciona, mostrando que é um software capaz de navegar por sites, acessar sistemas e fazer atividades repetitivas. Quando as pessoas entenderam como o mecanismo funciona, as áreas começaram a demandar o uso dos robôs de automação.” 

Antes da efetiva participação dos robôs de automação em um determinado setor da empresa, a área entende cada uma das necessidades e verifica se é uma solução que pode ser feita pelo robô e uma avaliação financeira. Em seguida, parte-se para o processo de criação, testes, implantação e produção. No dia a dia, o time de desenvolvimento fica responsável por acompanhar esses robôs e sua devida manutenção.

Até agosto deste ano foram contabilizadas 9.000 horas economizadas com o uso de robôs de automação no sistema operacional da Marfrig. Eles são capazes de fazer tarefas de maneira mais eficiente e rápida (cerca de 70% mais rápido), pois tratam-se de processos repetitivos e que tendem a gerar erros. Em pedidos de transferência, por exemplo, um robô deveria economizar 630 horas de um funcionário da área. Atualmente, foram economizadas 1.500 horas, mais do que o planejado inicialmente. 

Além deste fator, o segundo maior benefício é a redução dos erros operacionais. “Pedidos digitados manualmente de maneira errada, por exemplo, fazem com que a mercadoria fique parada na unidade em vez de ser transferida. Os robôs garantem que esse processo seja feito de maneira correta”, diz Santiago.

O diretor também reforça que o uso da tecnologia não torna o ser humano indispensável, muito pelo contrário. “Os robôs não conseguem avaliar a experiência do usuário e a sua satisfação, por exemplo. Com esta implantação, liberamos nossos funcionários para atividades mais estratégicas que trazem valor para o nosso negócio.”

A Marfrig tem planos de expansão e pretende comprar mais dois robôs de automação até o final do ano, a fim de criar novos horizontes facilitadores para o dia a dia de seus colaboradores.

Artigo anteriorJequiti lança fragrâncias assinadas por Carlinhos Maia
Próximo artigoWine lança campanha de Black Friday focada em estabelecimentos comerciais
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui